Já falamos outras vezes em nosso blog, sobre o quanto as novas tecnologias agregam benefícios às corporações. Além da computação em nuvem, soluções inovadoras como inteligência artificial, machine learning, blockchain, autonomous database e internet das coisas, se tornaram mais acessíveis e vem transformando a realidade das organizações.

Vale a pena deixar claro que, dificilmente uma empresa aumentará sua eficiência e competitividade no mercado sem incorporar tecnologias inovadoras em seu sistema de gestão.

Preparamos este conteúdo para que você entenda mais sobre como as novas tecnologias vem transformando as organizações e preparado empresas para esta retomada no crescimento nacional. Continue a leitura.

 

Inteligência artificial (IA)

 

Sempre em pauta, a inteligência artificial (IA) permite que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados e executem atividades como seres humanos. Basicamente está presente em mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio de uma pessoa.

Entre os exemplos mais utilizados para explicar IA estão as tecnologias que proporcionam o reconhecimento facial em fotos disponíveis em redes sociais como o Facebook, softwares capazes de analisar e se moldar as preferências de seus usuários, dispositivos que usam o reconhecimento de voz para executar ações e os sistemas que automatizam processos empresariais. Em um web ERP completo e eficiente, por exemplo, a inteligência artificial permite automatizar tarefas administrativas de maneira prática e estratégica.



Machine Learning

 

A Machine Learning, ou Aprendizado de Máquinas, é constituída por conceitos relevantes da Inteligência Artificial. esta solução permite que os softwares envolvidos encontram informações de interesse da empresa  mesmo em meio a um mundo de dados, com uma margem gigantesca de precisão. Essa tecnologia permite uma completa análise de dados e dá mais autonomia para o usuário na tomada de decisões.

Como isso acontece? De forma resumida, podemos dizer que, através do reconhecimento de padrões pré-estabelecidos pela empresa, a tecnologia busca pelas informações requisitadas, podendo ser utilizada de maneira estratégica pelo usuário.

 

Blockchain

 

Provavelmente você conhece a moeda virtual Bitcoin, que surpreendentemente se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas nos últimos anos. Além de ser criptografada e não responder a regulamentações governamentais ou bancos, sua valorização atingiu níveis altíssimos.

Falamos da Bitcoin para poder mencionar a tecnologia por trás da moeda virtual. De forma prática, o Blockchain é uma cadeia de registros compartilhada em diferentes pedaços com o objetivo de criar um índice global em um determinado mercado. Basicamente, funciona como um livro-razão público e mundial, transformando um número gigantesco de informações em uma linha objetiva de transações. 

Porém, não podemos deixar de dizer que esta tecnologia vai além do Bitcoin. Em uma plataforma de registros, por exemplo, a tecnologia abre um mundo de possibilidades para as empresas realizarem transações seguras, confiáveis e transparentes.

 

Internet das Coisas (IoT)

 

Esta tecnologia consegue aproximar o mundo físico do mundo digital. Isso, porque tem o objetivo de conectar itens comuns do dia a dia à rede da internet. Basicamente, IoT é um conceito em que dispositivos utilizados no nosso dia a dia são equipados para serem capazes de identificar aspectos da realidade física, como temperatura, por exemplo, e depois utilizá-las de forma inteligente.

Dentro das fábricas, por exemplo, um dos recursos considerados de maior avanço dentro da IoT é referente a processos de produção, como o uso da tecnologia para verificar possíveis falhas ou quebra de máquinas, além da redução de riscos de prejuízo e aumento de vida útil de máquinas.

 

Dentre as muitas aplicações desta solução, ainda se destaca o seu uso para otimizar processos como a logística de entrega, desde a indicação de melhores rotas, até o apoio na busca por melhores meios de transporte para cargas específicas.

 

Sistemas tecnológicos para otimizar gestão

 

Além de transformarem diferentes aspectos na forma como as pessoas se relacionam com o mundo, todas as tecnologias citadas acima também trazem respostas ágeis para os processos administrativos de empresas de qualquer segmento, e podem ser encontradas em um web ERP eficiente e atual.

São muitos os recursos, as possibilidades e caminhos que podem ser seguidos com a utilização de ferramentas tão poderosas. Um exemplo que aproxima as novas tecnologias da realidade de empresas de diferentes portes são os web ERP’s equipados com todas as características mencionadas nesse artigo.

Com um web ERP que integra todos esses recursos e inovações, você otimiza todo o funcionamento da sua organização e consegue se manter competitivo em um mercado que já entendeu que não dá para seguir em frente sem o apoio da tecnologia. Além disso, se o seu problema é gestão, o web ERP irá automatizar todos os processos e tarefas diárias de maneira prática e eficiente. É um salto em relação a empresas que trabalham com ferramentas antigas e ultrapassadas.

 

Conheça mais benefícios alcançados com um web ERP, ou converse agora mesmo com um de nossos especialistas sobre como otimizar seus processos através da gestão integrada.