Mas quando falamos de tecnologia avançada, muitas pessoas imaginam “robôs” ou até se lembram de filmes de ficção científica. Porém é necessário compreender que as soluções tecnológicas vieram para ficar e é algo bem mais complexo do que isso. Por isso, publicamos esse conteúdo para que você entenda melhor como a inteligência artificial funciona e quais os benefícios da mesma para as fábricas e para a vida dos gestores.

Afinal, o que a inteligência artificial pode fazer pelas empresas?

Além de facilitar o dia a dia e o relacionamento das pessoas, a inteligência artificial, representada pela sigla IA, tem a função de facilitar a o controle e a produção em todos os setores de uma empresa.

O conceito de inteligência artificial se explica quando softwares são capazes de realizar atividades e serviços como se fossem seres humanos. Atualmente, inúmeras aplicações de IA já estão sendo utilizadas em diferentes segmentos do mercado, afinal, manter um alto nível de competitividade é essencial para o sucesso de uma organização.

Seja na indústria, varejo ou outros segmentos, esta tecnologia otimiza processos, economizando tempo e aumentando a produtividade das empresas, desde a gestão ao chão de fábrica. O que antes poderia levar dias, semanas ou até meses para ser feito, com a IA pode ser feito em questão de segundos.

Como exemplo de IA, podemos mencionar o Siri, da Apple, ou o Google Now, do Google. Ambas reconhecem comandos de voz e dão resultados precisos aos usuários.

Otimização do tempo e produtividade

Qual gestor não gostaria de contar com uma solução que otimize toda a rotina de trabalho? Como a tecnologia automatizando tarefas simples e rotineiras, os colaboradores e líderes responsáveis por diferentes setores da empresa terão mais tempo para se dedicar a questões agregam mais valor. Afinal, qualquer um gostaria de contar com uma equipe pronta para pensar “fora da caixinha” e apresentar resultados significativos, como aumento de produtividade, estratégias criativas e soluções inovadoras.

Aumenta a segurança das informações administrativas

Quanto mais uma empresa cresce, maior é a quantidade de processos e tarefas envolvidas na rotina de trabalho. Tudo isso resulta no acúmulo de dados e documentos gerados em todos os períodos. Com isso, se entende a necessidade de contar com mecanismos que consigam armazenar todas essas informações de maneira segura, preferencialmente em um único local, organizado e acessível.

Guardar os dados de maneira segura é uma missão essencial para qualquer negócio, visto que, o extravio de documentos importantes pode gerar sérios problemas e dores de cabeça, culminando na perda de tempo, retrabalhos, quebra de sigilo, e outros.

Redução de custos

Já falamos outras vezes aqui no blog sobre a importância da tecnologia para fazer economias. Isso acontece porque hoje é comum encontrar softwares que conseguem realizar o trabalho de equipes inteiras, de maneira muito mais rápida e eficiente.

Sendo assim, é possível reduzir custos como a mão de obra, energia, compra de hardwares, manutenção de equipamentos antigos, investimentos em segurança da informação, além de otimizar o controle orçamentário.

Sensacional! Por onde começar?

Se você reconhece o valor da inteligência artificial e como ela pode acrescentar no seu negócio, é importante dar o próximo passo. É um diferencial muito significativo contar com um software que irá acelerar o crescimento da sua empresa.

A tecnologia não é algo de outro mundo e pode ser bem acessível a empresas de todos os portes.

Clique aqui e conheça mais sobre softwares inteligentes, ERP’s que funcionam totalmente online, e que podem integrar todos os processos da sua empresa, otimizando a gestão do seu negócio.