Entendendo a importância de acompanhar as tendências e dar atenção a transformação digital e a forma como as novas opções de negócio estão influenciando as empresas, a W3ERP, referência no mercado em soluções de gestão, compartilha 4 previsões tecnológicas para o desenvolvimento de sistemas ERP, que irão fazer total diferença na competitividade das empresas em 2019. Vamos começar!

Computação em nuvem

Com a possibilidade que a computação em nuvem traz de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no computador, sistemas web ERP em nuvem, vem se tornando uma opção predefinida pelas empresas que buscam modernizar e otimizar os processos empresariais. Os recursos oferecidos pelo ERP na cloud , possuem soluções mais eficientes para os desafios atuais do mercado.

 

Na nuvem, o ERP disponibiliza as informações em tempo real, através da internet, permitindo que a empresa possa acessar informações de diferentes setores em uma única base de dados, melhorando o controle e a segurança das informações. Esse sistema elimina a necessidade de investimentos em estruturas robustas para suportar o software, já que todos os dados do programa são alocados na nuvem, e não em servidores locais.

Inteligência Artificial e Machine Learning

As capacidades da Inteligência Artificial e da Machine Learning, ou “aprendizado de máquina”, são essenciais para o desenvolvimento das corporações, e isso se estende também para o futuro de de software ERP. Essas tecnologias oferecem inúmeros recursos e benefícios, em especial, a possibilidade de automatizar processos, otimizar trabalhos e potencializar a capacidade humana para tomada de decisões.

Já parou para pensar no tempo considerável que as empresas iriam economizar se a Inteligência Artificial identifica-se antecipadamente as irregularidades presentes nos dados empresariais, ao invés de os colaboradores fazerem isso? Esse é um ótimo exemplo de como essas ferramentas, em vez de substituírem os trabalhadores, irão contribuir para que os mesmos alcancem melhores resultados ao se dedicarem em atividades relevantes.

Análise de dados

Armazenar uma quantidade “infinita” de dados nem sempre é sinal de eficiência. As empresas que utilizam ferramentas analíticas ligadas ao software ERP se tornam capazes de utilizar esses dados de forma estratégica, sem cometer erros. Além disso, recursos como esse, ajudam as organizações em previsões que podem ajudar no atendimento às necessidades do cliente.

Tirar proveito de dados armazenados sempre foi essencial para identificar processos ineficientes e otimizar procedimentos internos. Isso assegura um nível de produtividade maior.

Crescimento do Blockchain

O blockchain é uma das tecnologias por trás do Bitcoin, moeda digital. Basicamente, ele pode ser entendido como um banco de dados online, público e descentralizado, tornando a distribuição de informações transparente e confiável, sem necessitar de um agente externo e centralizador.

Mesmo com essa tecnologia, também conhecida como “o protocolo de confiança”, dando seus primeiros passos, a tendência é que surjam novas utilizações em ERP, em particular no que respeita à transformação da indústria.

Devido à visibilidade e rastreabilidade que a tecnologia blockchain ERP oferece, a aplicação da mesma mostra bastante potencial na gestão da cadeia de distribuição. Um exemplo prático é a gestão do inventário que, normalmente, é um processo complexo e complicado, mas, com esta tecnologia, é possível agilizar consideravelmente as operações, por meio do estabelecimento de ligações entre as redes de fornecimento através de um sistema descentralizado.

Sistemas de gestão com os recursos blockchain poderão possibilitar a identificação com precisão de todos os percursos de um produto, da empresa até o mercado, sem preocupações com a perdas ou falsificação de registros.

Enfim, as novas tecnologias chegaram para ficar e não podem ser ignoradas por nenhum segmento. Todos os novos recursos e tendências irão contribuir para sistemas ERP’s mais completos e eficientes, ajudando na consolidação das empresas na Indústria 4.0.

 

Não deixe de ficar por dentro das novidades!

Assine agora mesmo e acompanhe conteúdos relevantes a respeito de soluções eficientes para o crescimento das empresas.