Vamos conhecer?

O que é a Indústria 4.0?

A indústria 4.0, também chamada de Revolução Industrial 4.0 é um avanço dos sistemas industriais de produção. Com o vertiginoso crescimento da tecnologia nos últimos anos e tecnologias de ponta nas fábricas, já é possível controlar toda uma linha de produção por meio de softwares, capazes de fazerem as grandes máquinas funcionarem e produzirem mais, com maior velocidade e precisão. A tendência para o mundo dos negócios é a completa automatização dos processos fabris feitos na indústria.

Você pode estar pensando que, com isso, teríamos um menor número de pessoas trabalhando em indústrias, mais tecnologia em atividade, menos empregos, certo? Mas a resposta é não! Ainda é e continuará sendo necessário que pessoas controlem os sistemas que operam essas máquinas, porém, contribuindo de forma mais estratégica e menos operacional.

 

Pessoas e máquinas

Todo esse avanço na indústria 4.0 exige uma maior competência dos profissionais e das empresas, que precisam ir além das capacidades básicas essenciais. É necessário criar e manter uma boa gestão para guiar o processo de produção das “Fábricas Inteligentes”. Esse é um dos motivos que fazem da gestão de pessoas um dos recursos mais importantes para este novo conceito de indústria.

Tem sido cada vez mais comum ver o investimento de empresas na especialização de funcionários, com inclusão de cursos de aperfeiçoamento profissional para a formação de colaboradores hábeis na operação de softwares de gerenciamento de sistemas para máquinas.

 

Novas exigências

O crescente processo de automação das indústrias tem causado mudanças na contratação de funcionários nas empresas, tanto nas demandas sazonais, quanto em funções permanentes. A tendência é que as exigências para contratação estejam voltadas às habilidades dos novos colaboradores em interagir com robôs, sistemas de comando e máquinas controladas por softwares.

O esperado é que osetor de RH continue sendo bastante impactado, já que todas as ações relacionadas à contratação, controle e pagamentos poderão ser realizadas 100% em ambiente online.

Tudo isso poderá ser feito através de softwares de gestão. Assim, a execução otimizada desses processos irá beneficiar o nível de qualidade do trabalho dentro das empresas.

As Fábricas Inteligentes, incluídas na Indústria 4.0, são responsivas, flexíveis e conectadas e utilizam softwares especiais para alavancarem seus resultados e controlarem os processos que interferem diretamente na produção.

 

Realidade do atual cenário brasileiro

No atual cenário do mercado brasileiro, a Indústria 4.0 já é uma realidade e influencia outros setores da economia, como comércios e serviços. Para o seu negócio avançar e a sua empresa ganhar competitividade usufruindo dos benefícios das tecnologias digitais, o primeiro passo é ter um bom ERP, não só mais um sistema, mas uma solução que realmente acelere o seu crescimento.

Sistemas de gestão integrada fazem parte da rotina de grande parte das organizações, porém, muitas marcas de ERP atuantes no mercado são ferramentas pouco flexíveis e que podem não dar conta do recado quando o assunto é competitividade.

Para quem deseja fugir de soluções ultrapassadas e utilizar ferramentas que realmente correspondem às expectativas da empresa, o software web ERP W3ERP funciona totalmente em ambiente online, é flexível, customizável para a gestão de seus funcionários.

 

Clique aqui para conhecer mais sobre o acelerador de crescimento W3ERP.