Caso essa etapa não seja administrada com eficiência, e o produto não seja expedido corretamente, a empresa pode sofrer grandes prejuízos e a experiência de compra pode ficar comprometida. 

Diante disso, para ter um processo de expedição de mercadorias ágil, seguro e eficaz em sua distribuidora, entenda como funciona essa etapa e como um ERP especializado pode trazer retornos positivos para a sua distribuidora e tornar a experiência do seu cliente ainda melhor. 

 

O que é o processo de expedição de mercadorias?  

A expedição de mercadorias é o último passo do processo de logística de uma distribuidora antes da entrega da mercadoria/produto ao seu destino final, ou seja, ao consumidor. 

Essa é uma atividade que requer muita atenção e deve ser executada com muita atenção e dedicação. Isso porque a partir do momento em que o consumidor realiza a compra, e recebe por parte da empresa um prazo de entrega, cria-se uma expectativa da chegada do produto, que deve ser entregue sem nenhuma irregularidade e dentro da data estabelecida. 

Mercadorias entregues em datas erradas, com embalagens danificadas podem causar uma péssima impressão e afetar a reputação da sua empresa junto ao consumidor. 

Por isso, o objetivo do departamento de expedição de mercadorias é assegurar uma excelente distribuição com qualidade, eficiência e cumprimento de prazos.

Diante disso, iremos dar dicas para tornar o seu processo de expedição de mercadorias mais efetivo com o auxílio de um sistema de gestão, ERP. 

 

O que é o ERP e quais suas vantagens para a expedição de mercadorias 

O ERP (Enterprise Resource Planning), traduzindo para o português Sistema de Gestão Empresarial é um software de gestão que centraliza e integra processos e informações de diversos setores de um negócio, facilitando a gestão de processos, projetos e pessoas. 

Sua implantação traz inúmeros benefícios para uma empresa, dentre eles podemos citar:

  • Maior integração entre etapas e setores;
  • Tomada de decisões mais seguras e eficientes;
  • Maior efetividade na comunicação interna e externa;
  • Mais transparência e segurança nos processos;
  • Melhor controle financeiro;
  • Menor dualidade de informações e erros;
  • entre outros.

Em razão dessas consideráveis vantagens, investir em uma ferramenta de gestão é fundamental para uma distribuidora que deseja tornar as demandas do departamento de expedição de mercadorias sem falhas e com maior integração entre os setores que a compõe.  

 

Vantagens do ERP para a expedição de mercadorias

Implementando um software ERP para gestão da expedição de mercadorias, a sua distribuidora irá dispor de um controle integral de todo o processo e desfrutará de algumas vantagens como:

Elaborar listas de expedição

Elaborar listas dos produtos que podem ser despachados é uma etapa fundamental e que garante a eficácia do setor. 

Com um sistema ERP esse tipo de documento pode ser emitido de forma mais simplificada e organizada e o serviço de conferência de mercadoria pode ser feito de modo mais ordenado e ágil. 

 

Organizar o estoque

Manter um estoque de equipamentos e mercadorias organizado, faz com que o planejamento e a saída das mercadorias seja feita de modo muito mais seguro e rápido. 

Por meio de um sistema de gestão o setor de estoque também é otimizado, com isso o serviço é realizado de forma mais coerente, o inventário de mercadorias é atualizado automaticamente em tempo real, o que ajuda a evitar grandes prejuízos.  

 

Automatizar o setor de expedição

Como foi mencionado anteriormente, o departamento de expedição tem a obrigação de separar, embalar e entregar a mercadoria para o pedido ao consumidor na data correta.

Um software de gestão se torna bastante útil nesse processo, pois, ele automatiza as demandas, tornando-as muito mais seguras e rápidas, já que ajuda a evitar erros na separação dos produtos, assegura que o consumir recebe a mercadoria correta e agiliza a produção das equipes.

Essas são algumas das vantagens de implantar um sistema ERP na sua empresa para integrar alguns setores como produção, estoque e expedição, etapas importantes na expedição de mercadorias. 

Agora, é hora de abandonar métodos antigos e investir em ferramentas e métodos que vão otimizar os recursos e as entregas da sua distribuidora.

Sua distribuidora ainda não possui um sistema de gestão ERP? Entre em contato conosco e saiba Como ter um controle de expedição eficiente com o W3ERP. 

Agora, se você já é cliente W3ERP e deseja aprender mais saber como funciona 100% o processo de expedição dentro do nosso sistema, convidamos você a conhecer o Curso Avançado de Módulo de Expedição, disponível na plataforma W3 Academy. Nesta aula você aprenderá como funciona o módulo e as melhores técnicas de utilização.