Para acompanhar as novas tendências e manter um bom nível de competitividade, cada vez mais, distribuidoras e prestadoras de serviços, estarão utilizando soluções de TI para conectar hardware, software, serviços e dispositivos de IoT, como forma de modernizar suas estruturas e fazer estudos sobre a preferência e o perfil de cada um de seus clientes.

Mas o que, de fato, é a Internet das Coisas?

Já não é novidade para ninguém que a internet tem mudado definitivamente nosso cotidiano, e também o das empresas, pois disponibilizou uma velocidade incrível de acesso à informação. Se a internet traz tantos benefícios com a conexão entre pessoas, imagine a quantidade de mudanças que a “Internet das Coisas” pode oferecer.

Basicamente, IoT é um conceito em que dispositivos utilizados no nosso dia a dia são equipados com sensores capazes de identificar aspectos do mundo físico, como temperatura, por exemplo, e depois utilizá-las de forma inteligente.

Entendendo isso, veja como as aplicações do IoT podem trazer competitividade e vantagens para o varejo. Continue a leitura.

Logística inteligente

Transportar as mercadorias de forma eficiente é fundamental no varejo. A IoT pode contribuir muito na manutenção dos meios de transporte, monitoramento e otimização de rotas. Um exemplo disso é o grande uso de GPS para rastrear e direcionar frotas de caminhões.

Inteligência de demanda

Com a Internet das Coisas, é possível monitorar oportunidades de vendas em tempo real e rastrear vendas perdidas. Hoje, os tradicionais armazéns e centros de distribuição são organizados por corredores e prateleiras de forma predeterminada. Futuramente, a tendência é que os armazéns serão espaços abertos, com pallets automatizados e auto-organizáveis, direcionados pela demanda em tempo real.

A tecnologia inteligente permite que as empresas ganhem agilidade, produtividade e eficiência também em processos de produção. Para controlar o chão de fábrica, por exemplo, muitas organizações utilizam recursos digitais como sistemas e aplicativos, seja para verificar o tempo gasto durante as operações, monitorar o funcionamento de máquinas ou checar a quantidade desperdícios.

Consumidor conectado

Já pensou na possibilidade de oferecer promoções e serviços personalizados de acordo com a localização do cliente dentro da loja? Usufruir de possibilidades como identificar os clientes mais leais e oferecer serviços específicos?

Anteriormente, o mais comum era promover campanhas de marketing de massa, esperando atingir um percentual aceitável com ofertas. Já com a Internet das Coisas, é possível entender o cenário e identificar onde e quando o cliente precisa de ajuda. Isso pode fazer com que sua taxa de sucesso e a qualidade no atendimento das demandas sejam muito mais altas.

Inteligência analítica

Nesse contexto, em um negócio inteligente, todo o fluxo de compras em shoppings centers pode ser monitorado por varejistas, que buscam entender a jornada de compras de possíveis clientes. Isso significa substituir pesquisas caras e complexas pela inteligência analítica.

Esse recurso, permite identificar padrões de comportamento dos consumidores dentro dos espaços das empresas e responder em tempo real, direcionando um colaborador para ajudá-los ou verificar informações importantes. De forma inteligente, viabiliza a personalização da experiência de compra dos clientes.

Um outro aspecto positivo é que, a tecnologia IoT ajuda a localizar e prevenir problemas, principalmente nas distribuidoras e prestadoras de serviço. Com a possibilidade de monitorar todos os processos envolvidos nos setores da empresa, utilizando os recursos desta solução, o gestor poderá programar intervenções e contramedidas estratégicas para evitar perdas. Dados precisos e atualizados poderão ser utilizados para otimizar o trabalho em cada um dos departamentos.

Tecnologia em favor do varejo

A tendência é que o varejo precise cada vez mais de se reinventar para oferecer aos novos consumidores ambientes mais imersivos e interativos, utilizando é claro, a tecnologia como aliada estratégica. Aplicar a Internet das Coisas nas empresas será uma rotina nas lojas que buscam ampliar suas vantagens competitivas e apresentar inovação ao mercado.

Para aproveitar os benefícios dessa área promissora, é importante contar com softwares que permitem sentir, entender e agir com inteligência analítica sobre os dados da empresa. O setor varejista precisará focar nas aplicações que mais tragam resultados e atendam às necessidades de gestão das lojas e atendimento a clientes.

Sistemas de gestão integrada, totalmente em ambiente web, fazem parte deste leque de possibilidades agregadas com a tecnologia. Seja para pequenas, médias ou grandes empresas, uma boa forma de começar a se destacar com uma ferramenta que realmente traga resultado e inovação em sua gestão  como os os web ERPs segmentados.

Para quem deseja caminhar rumo a inovação e acompanhar as mudanças das demandas do mercado, vale a pena contar com um sistema de gestão, que viabilize o controle, acesso, integração e análise de dados e informações, para assegurar melhorias em processos como vendas e atendimento a clientes.

Clique aqui e saiba mais sobre esta solução.