Compreender os diferentes tipos de vendas é um diferencial importante para os distribuidores. Afinal, para aumentar os níveis de receita da empresa, ela precisa capturar, converter e reter clientes. Mas a estratégia é necessária porque seus concorrentes também buscarão soluções para aumentar as vendas.

Portanto, entender os diferentes tipos de vendas é o primeiro passo para conquistar outros mercados e garantir o retorno no longo prazo. Seja na distribuição no atacado ou no varejo, você precisa sempre inovar seu modelo de vendas.

Com isso em mente, vamos apresentar alguns modelos de vendas que os distribuidores podem usar, que ajudarão a expandir seus negócios.

 

Operação Triangular 

A maioria das pessoas conhece o processo regular de vendas, o fornecedor emitirá uma única NF-e, que usará o revendedor como destinatário da transação. Ou seja, quando o consumidor final compra de um revendedor, o CFOP de revenda (código do imposto de operação e pré-alocação) será emitido junto com a nota fiscal.

Além desse formato, existe uma outra forma de produtos e serviços chegarem ao destinatário, chamada de operação triangular, de forma que o produtor e o consumidor final estão diretamente ligados, com ênfase na eficiência.

Basicamente, o fabricante produz as mercadorias, depois as vende ao distribuidor e este as revende ao cliente final. O problema remanescente nesta operação é a circulação da mercadoria, pois após a produção, o produtor entrega diretamente ao consumidor final.

 

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Gestão de KIT 

Os kits referem-se a determinados produtos selecionados para venda em uma única remessa. De acordo com projetos relacionados, isso será mais atraente para algumas empresas, permitindo-lhes identificar e adquirir mercadorias com mais facilidade.

Outro ponto importante é que todos estão procurando o melhor momento, e comprar um kit pode economizar muito tempo para encontrar itens com base nas necessidades esperadas. Esse sentimento ocorre tanto em buscas na internet quanto em buscas em organizações comerciais.

Para automatizar o gerenciamento de produtos do pacote, os sistemas ERP, como os sistemas W3ERP, tornaram-se cada vez mais importantes. O usuário pode cadastrar e editar seus modelos, além de agregar produtos e definir o valor específico de cada item vendido. Além da emissão de relatórios de faltantes de produtos para a montagem de um determinado número de kits.

 

Venda de produtos controlados 

A gestão de produtos controlados têm um padrão de transmissão de dados, e as lojas devem seguir esse padrão de transmissão de dados, caso contrário, o registro de vendas de produtos controlados pode ser afetado. Mas uma coisa precisa ser apontada.

Os gestores precisam integrar um software como o W3ERP, que possui funções de controle e registro de produtos, portanto, produz melhor organização, controle e rentabilidade para garantir que suas lojas acompanhem os avanços tecnológicos.

Conforme mencionado anteriormente, a gestão do produto controla o estoque e o fluxo de medicamentos e defensivos controlados, portanto, todas as filiais da rede de vendas devem possuir um sistema de verificação. Caso não seja enviado, haverá cobrança de multa.

 

Venda para entrega futura

Quando um comerciante vende certas mercadorias e faturas antes da entrega, ocorre uma operação chamada "venda com entrega futura". Isso porque, neste tipo de negociação, a entrega é realizada posteriormente no prazo acordado por ambas as partes, e o pagamento é feito antes da entrega.

Esta operação é realizada apenas para fins de faturamento simples e atualmente não há movimento de mercadorias. Após análise, é necessário emitir nota fiscal de remessa para transporte da mercadoria.

 

Conclusão 

Escolha um software como a W3ERP que possa entender os desafios da sua distribuidora e fornecer ferramentas adequadas, os procedimentos de rotina ficarão mais fáceis e você terá mais tempo para lidar com questões estratégicas de negócios, como formular um bom plano de desenvolvimento de empresa.

Como você pode ver, os softwares de gestão podem atuar em diferentes modelos de venda da sua distribuidora, auxiliando no crescimento da empresa e expansão no mercado.