Como um ERP funciona na gestão do estoque
Na internet, quando pesquisamos algo relacionado a gestão de estoque, é bem provável encontrarmos o termo ERP (Planejamento de Recurso Empresariais), utilizado para representar sistemas de gestão. Um dos principais objetivos de um software ERP é integrar processos administrativos, facilitando o fluxo de dados dentro de uma empresa. Mas, na prática, como ele ajuda na gestão do estoque?
Um controle de estoque eficiente é um dos principais fatores que contribuem para o bom funcionamento de um negócio. A maioria das empresas, independentemente do porte, trabalham com um grande número de produtos e acabam enfrentando problemas comuns na gestão do estoque, como não saber o custo do estoque, perder mercadorias por vencimento ou falhar no rastreamento de itens, por exemplo.
Sabendo que cometer erros no estoque pode custar caro e que, o controle deste setor envolve muito trabalho e atenção, além de apresentar os recursos de um ERP, desenvolvemos um material gratuito para te ajudar com soluções práticas para os cinco maiores problemas de estoque.
Baixe aqui o conteúdo gratuito: GUIA DE SOLUÇÕES PARA OS 5 MAIORES PROBLEMAS DE ESTOQUE
Diante de toda a complexibilidade envolvida na gestão do estoque, o ERP aparece como principal aliado para os gestores que buscam por soluções que otimizem esse processo. Não poderíamos deixar de apresentar alguns dos benefícios alcançados com este software:
Redução de perdas e desvios
Para garantir a redução de perdas e desvios é necessário um controle apurado do estoque. A utilização de funcionalidades do ERP para desenvolver o inventário, permite uma conferência constante e completa do estoque. Com um sistema de gestão online, web ERP (entenda a diferença entre ERP físico e ERP online aqui), é possível ganhar ainda mais velocidade, sem tomar o tempo que um inventário feito de forma manual acaba exigindo.
Poder de negociação
A partir do momento em que se tem um controle automatizado, com informações precisas e confiáveis a respeito do nível de consumo da empresa diante de determinado fornecedor, torna-se muito mais fácil uma boa negociação, seja em termos de valores, prazos para pagamento ou prioridade de entregas.
Além disso, as informações entregues pelo software facilitam até mesmo compras de longo prazo, onde podem ser adquiridos produtos na quantidade necessária para períodos determinados (semana, mês, trimestre, semestre e ano), de acordo com o histórico de vendas.
Análise individual dos produtos
Os relatórios precisos gerados pelo ERP, apresentam a movimentação dos itens no estoque e/ou o nível de estoque de cada um deles, viabilizando tomadas de decisões fundamentadas em dados específicos. Além disso, fazer uma análise comparativa das margens de lucro dos produtos e do histórico de vendas dos mesmos pode viabilizar ações que garantam que os itens com maior margem tenham maior destaque no ponto de venda e, consequentemente obtenham aumento nas vendas.
Eficiência operacional
Com o controle automatizado pelo ERP, a organização ganha muito em eficiência operacional. Afinal, as informações circulam entre os diferentes setores de forma integrada, fáceis de serem acessadas.
Isso significa que, ao dar entrada numa nota fiscal de compra, o estoque virtual é automaticamente abastecido e uma conta a pagar é gerada, tudo isso já considerando as variáveis como forma de pagamento e impostos, enquanto que, quando uma venda é feita o estoque é reduzido e é gerada uma conta a receber.
Escolha uma solução que dê conta do recado
Se você anda tendo dores de cabeça por causa do estoque da empresa e sua gestão ainda não é automatizada, escolha uma ferramenta que seja moderna, que acompanhe a tendência de armazenamento em nuvem, trazendo praticidade e agilidade ao seu negócio.
Clique aqui e saiba mais sobre os principais benefícios de um sistema de gestão online, que integre todos os setores da sua empresa.