No marketplace, é possível comercializar produtos ou serviços se juntando a plataforma de outra organização, e com isso se beneficiar de ainda mais visibilidade para alavancar o número de vendas.

Porém, para gerenciar tudo isso, é importante não se limitar a sistemas ultrapassados, que provavelmente colocarão os resultados em risco. A integração do marketplace com um sistema de gestão online é ideal para aproveitar o máximo de oportunidades e ser eficiente na internet. Como isso é possível? Iremos explicar, mas antes disso precisamos esclarecer alguns assuntos.

 

Como o marketplace funciona na prática?

 

O marketplace funciona como uma espécie de shopping online. Nesse modelo de loja virtual, é possível alugar espaços dentro de grandes centros comerciais para expor seus produtos. Dessa forma, ao contrário do modelo tradicional de e-commerce, em que há espaço para apenas um varejista, as plataformas de marketplaces reúnem diferentes lojas e clientes.

Esta estratégia tem se consolidado no mercado brasileiro graças à adesão das empresas que buscam ganhar mais visibilidade no mercado digital. Porém, é importante lembrar que , como todo negócio o marketplace envolve diferentes processos, como pagamentos, regras de adesão, estoque, logística, entre outros. É justamente nessa hora que um software de gestão online, ERP web, entra para fazer a diferença e alavancar de vez as vendas. Veja a seguir!




Integração com ERP web

 

A integração dessas soluções é fundamental para as empresas receberem seus pedidos, administrarem o estoque, emitirem notas fiscais e automatizarem os demais processos de maneira prática e eficaz.

O ERP web fará a diferença porque irá justamente centralizar todos os dados e informações, tanto as que já constam no sistema da organização, quanto aos pedidos recebidos através do canal de vendas. Como o sistema é armazenado em nuvem, todo o processo acontecerá de maneira prática e flexível. Isso significa que você terá mais tempo para apostar em outras estratégias relevantes para o seu negócio.

 

Tendência no mercado

 

A integração entre marketplace e ERP web, tem impulsionado empresas de todos os portes e aumentado o nível competitivo de organizações em todo o mundo. Para se ter ideia, segundo uma estimativa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões em 2019.

 

Benefícios de um ERP web integrado

 

Se você pretende iniciar as operações em um marketplace, é necessário tomar conhecimento sobre os diferentes processos que serão envolvidos na gestão. Para controlar tudo isso de maneira integrada e online, o ERP web aparece com muitas vantagens, como:

 

  • Processos automatizados: com a integração será possível automatizar todos os procedimentos básicos da empresa, como estoque, precificação, faturamento dos pedidos, entre outros. Com o ERP web unindo as informações, o gestor evitará retrabalhos na atualização de dados e eliminará a necessidade de inserção manual das informações.

 

 

  • Gestão do estoque: um software de gestão online viabiliza todo o gerenciamento integrado do setor de estoque. Além de armazenar as informações, ele atualiza os dados tanto do marketplace quanto da empresa.
  •  Controle fiscal: com um ERP web integrado, você evitará problemas com informações desencontradas. No sistema, você poderá realizar todo o controle de compras e vendas, fluxo de caixa, tributações e demais tarefas financeiras e fiscais envolvidas na rotina da empresa.

 

  • Monitoramento: com a ajuda de um ERP, é possível monitorar as diferentes métricas do e-commerce. Você poderá controlar o volume de estoque, itens vendidos, negócios perdidos, pedidos cancelados, novas solicitações, entre outros. Toda essa facilidade na gestão dos dados irão contribuir para o acompanhamento constante dos indicadores, permitindo assim o bom funcionamento do negócio.

 

Se você é um gestor e ainda te restam dúvidas sobre os benefícios dessa integração, o recomendado é buscar conhecer sistemas que realmente tem feito a diferença no mercado, seja para pequenas, médias ou grandes organizações.

Softwares modernos e flexíveis como o W3ERP, são verdadeiros aceleradores de crescimento. Com esta tecnologia, além de integrar setores e empresas e ganhar praticidade na gestão do negócio, é possível reduzir custos, aumentar a produtividade das equipes, melhorar o fluxo de informações, garantir a segurança dos dados, otimizar processos e impulsionar os resultados do seu negócio online.

 

Curioso para saber mais? Clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre esta solução.