Quando as empresas identificam a necessidade de um sistema de gestão?

É comum que as organizações percebam que precisam de uma solução web ERP quando começam a reorganizar processos e desenvolver estratégias para gerenciar o negócio. Na maioria dos casos, a gestão é feita a partir de ferramentas diferentes, coletando dados ao longo do tempo, dependendo até da dedicação exclusiva de profissionais de diferentes setores para organizar informações.

Surge aí a necessidade de uma solução que integre todos os dados importantes para a gestão em um único local. Com os módulos presentes no sistema ERP, é possível atender de forma estratégica diferentes demandas, desde a administração financeira ao atendimento de clientes.

O que são os módulos do sistema ERP?

Os módulos de um web ERP são parte de um conjunto de funcionalidades necessárias para a gestão integrada dos processos de uma empresa, além de serem responsáveis por facilitar todo o fluxo de informações entre os setores de uma organização.

As empresas que decidem adquirir um sistema de gestão, podem optar somente pelos módulos que atendam às necessidades específicas da empresa, ou até mesmo personalizá-los conforme os processos.

Existem aqueles módulos mais comuns, que fazem parte das operações da grande maioria das empresas, e de suas tarefas rotineiras. Mesmo existindo variações conforme o segmento de atuação de cada negócio, selecionamos os módulos, de forma geral, mais importantes para o desenvolvimento otimizado de uma gestão. Veja:

1 - Gestão Financeira

Esse módulo é responsável por reunir dados financeiros e gerar relatórios que demonstrem os reais resultados da empresa. Esse componente ajuda o gestor a manter o fluxo financeiro equilibrado, além de oferecer maior segurança às informações e automatizar os processos de cobrança.

2 - Gestão de Estoque

O módulo gestão de estoque é essencial para fazer um controle correto das mercadorias e  o planejamento de compras, além de assegurar que os clientes sejam atendidos dentro do prazo estabelecido.

Este recurso permite que o gestor tenha uma visão completa das mercadorias, além de todas as movimentações realizadas no estoque da empresa, como a entrada, saída e reposição de materiais. Além disso, o componente agiliza a geração de inventário, o controle da validade dos itens e oferece mais segurança às informações de estoque.

3 - Gestão de Vendas

Realizar pedidos online e offline, faturar contratos de modo automatizado, controlar comissionamentos, entre outra tarefas. Tudo isso pode ser controlado através de um módulo específico para gerenciamento de vendas, que te permite agilizar todos os processos comerciais.

O ideal é que o módulo alcance todas as etapas do processo comercial, desde a prospecção de clientes, criação de propostas, até a emissão de nota fiscal.

4 - Gestão Fiscal

A gestão fiscal é de extrema relevância para o desenvolvimento e eficiência das atividades empresariais. No módulo fiscal de um sistema web ERP, a empresa gera SPED e Sintegra, apura e controla os impostos, emite nota fiscal eletrônica de produtos e serviços com tratamento de substituição tributária, alíquotas diferenciadas e reduções de base de cálculo, entre muitas outras funcionalidades. O ideal é contar com uma solução que integre com os principais softwares contábeis do país.

5 - Gestão de Serviços

Um software com módulo de gestão de serviços possui um papel fundamental para aumentar a produtividade de uma empresa. Já sabemos que, com um cenário cada vez mais competitivo, a excelência na prestação de serviços faz total diferença diante de clientes. Com um sistema, é possível controlar atendimentos, insumos gastos na prestação de serviços, orçamentos altamente detalhados, além de facilitar o cumprimento de prazos de entrega.

6 - Gestão de Produção

O controle da produção é indispensável na otimização de desempenho de qualquer empresa industrial. Este módulo é composto pela integração de diferentes áreas relacionadas à produção. Além de garantir o cumprimento de prazos, ajuda na rastreabilidade e controle das etapas da produção, diminui o custo da mesma e controla as múltiplas etapas.

7 - Gestão de Compras

O módulo para gestão de compras controla e centraliza todo o fluxo de compras, desde pedidos internos de itens, registros de cotações, pedidos de compras, até a entrada de notas fiscais e baixa de pedidos de compras, entre outros recursos. Esse componente ajuda consideravelmente na realização de compras assertivas.

8 - Gestão de Contábil

Além de trazer agilidade e apoio à análise de resultado nos aspectos societários e gerenciais do negócio, o módulo contábil permite que o gestor administre e gerencie o registro da sua contabilidade, além de controlar seu balanço e demonstrativo de resultados.

Escolha o sistema ideal

Agora que você já ficou por dentro das diferentes funcionalidades dos principais módulos de um sistema de gestão online, vale a pena conhecer o W3ERP. O software cumpre com excelência todos os recursos apresentados nesse artigo, além de comportar todos os módulos citados.

Referência no mercado, o sistema W3ERP, oferece muitas possibilidades de crescimento, para empresas de todos os portes. Converse agora mesmo com um especialista.