Ao optar por um sistema web ERP, a maioria dos gestores se deparam com muitas dúvidas sobre a necessidade ou não de personalizar o software. Existem no mercado muitas opções prontas de sistemas e algumas que são até mais  flexíveis e se adaptam a diferentes demandas, porém, precisamos entender o porquê ainda assim alguns gestores preferem a customização.

Diferente do ERP “padrão”, que consiste em um software mais limitado e que atende empresas de forma genérica, um ERP customizável permite realizar adequações no sistema, como a adição de novas funcionalidades e novos recursos personalizados para as particularidades do seu negócio.

 

Funcionalidades feitas sob medida

Provavelmente, quem já utilizou um ERP não customizado sabe que muitos recursos e funções incluídas no software acabam sendo pouco utilizadas ou completamente ignoradas, por não estarem relacionadas às necessidades da empresa. Estas funcionalidades “esquecidas” acabam ocupando espaço e gerando confusão em quem não está completamente familiarizado no sistema.

Diferente dessa situação, com a aquisição de uma solução ERP customizada, os processos de negócios da empresa são mapeados e transformados em recursos efetivos dentro do sistema. Com isso, a plataforma se transforma no espelho das suas operações, de forma que todos os recursos estejam diretamente ligados às necessidades específicas da empresa e do seu segmento.

 

Garantia de duração da solução

Os ERPs genéricos, que abrangem qualquer tipo de segmento, funcionam muito bem, até certo ponto, já que com mudanças na realidade da sua empresa, você pode precisar de uma solução personalizada, mais coerente com a situação do momento.

Escolhendo uma opção customizável, você se prepara para o futuro e garante que o ERP possa receber atualizações de novas funcionalidades, se tornando mais robusto juntamente com o crescimento da empresa. É um investimento que irá apresentar melhorias contínuas, se adaptando com o passar do tempo e com o avanço da organização.

 

Fluxo de trabalho mais coerente

Se você possui um ERP customizado, que se adapta ao modelo de gestão do seu negócio, os fluxos de trabalho obedecerão exatamente a cultura da empresa, além da dinâmica adotada pela equipe de trabalho.

É possível, por exemplo, enviar dados da gestão de pessoas para o financeiro e do financeiro para a contabilidade ou simplesmente distribuir as informações simultaneamente entre os setores interessados.

 

Mais integração entre os setores

Outra vantagem da solução web ERP customizada é que, o sistema integra totalmente a sua empresa em torno de uma única ferramenta de gestão. Além de te oferecer mais autonomia e agilidade durante a gestão do seu negócio, você deixa de lado outros controles internos feitos em planilhas e documentos. A nova ferramenta é conectada a outras redes de informações, garantindo mais eficiência e integrando todos os setores e processos.

 

ERP customizado, multiprocessos e multiempresas

Como o nosso intuito aqui é te ajudar, não podemos deixar de mencionar o W3ERP, solução 100% online, multiempresas e multiprocessos. Com este único sistema, você consegue gerenciar todas as informações e processos relativos a diferentes empresas, além de acompanhar a produção e o desenvolvimento de cada uma delas.

Gestor, se você sente que a única forma de conseguir o completo atendimento de todas as demandas da sua empresa é através da customização, esta pode ser uma boa oportunidade para falar com um especialista no assunto.