Em entrevista realizada pelo Correio Braziliense, intitulada de “Acabou a era dos pires nas mãos”, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, faz um alerta aos empresários que buscam por benefícios do governo em Brasília. Segundo ele, o governo pretende oferecer condições adequadas de competição e geração de empregos e, ao mesmo tempo, subsídios sem retorno serão extintos. “Os subsídios não são favores, mas, sim, contrapartidas aos obstáculos para possibilitar a sobrevivência de alguns setores. Somos contra subsídios de baixa efetividade”, destaca.

Mas você deve estar se perguntando, e agora o que devo fazer para alavancar meu negócio? Descubra algumas formas, ideias e estratégias que você nunca deve ter pensado. Continue a leitura.

 

Produtividade do chão de fábrica

 

De acordo com a entrevista, uma das metas do novo governo é conseguir fazer a produção do trabalhador brasileiro superar os atuais 23% da produção do trabalhador norte-americano e alcançar os 40%, mesmo percentual da década de 1980. Porém, o secretário admite que, nesse processo, será necessário fazer as reformas e atrair investimentos em infraestrutura para garantir crescimento sustentável acima de 4% por longo período.

A verdade é que, existe muito trabalho a ser feito pelas organizações no desenvolvimento de seus profissionais e na melhoria de seus processos. Afinal, são necessários mais de quatro brasileiros para produzir o que apenas um americano produz no chão de fábrica. Aumentar esse percentual será fundamental para o desenvolvimento das empresas e consequentemente do país.

 

Solução para o desenvolvimento das empresas

 

O aumento de produtividade, segundo o secretário, passa pela remoção de burocracias. “Pela quantidade de carimbos, processos e burocracias que foram sendo criados sem que se imaginasse o impacto disso na produtividade. Com cada setor que conversamos, ouvimos histórias daquilo que atrapalha. Só que, em vez de darmos tiro para tudo quanto é lado, estamos priorizando, em cada setor, em cada cadeia produtiva, aquelas medidas que têm mais impacto. Vamos desobstruir e remover os obstáculos que foram criados”, afirmou.

Grande parte dos gestores, já entenderam a necessidade de investir em qualificação de mão de obra e no desenvolvimento de seus processos, porém, com a crise vivida no país, muitos limites apareceram em relação aos investimentos.

Nesse contexto, é importante remover os obstáculos, melhorar o capital humano e tirar proveito dos benefícios da modernização e digitalização das empresas. Um exemplo é que, nos últimos anos, empresas de diferentes portes, investiram na digitalização de processos e nas tendências tecnológicas que fazem parte da indústria 4.0.

Para as empresas brasileiras, é preciso definir com clareza aquilo que precisa ser feito. Existem tendências que se apresentam como ótimas soluções para aumentar a produtividade das empresas, reduzir gastos e otimizar todos os processos do chão de fábrica. É importante ficar atento.

 

Tecnologia lado a lado na gestão

 

Quando falamos de tendências e novas soluções, seja para a otimização de processos ou para o desenvolvimento de trabalhadores envolvidos no chão de fábrica, não podemos deixar de falar de sistemas de gestão modernos e armazenados em nuvem. Um web ERP, como é chamado o software, é apresentado como ferramenta ideal para o aumento de produtividade, através da otimização dos processos administrativos.

A tecnologia oferece a possibilidade de gerenciar todos os setores da empresa, integrando todas as informações referentes aos processos, em um único software online. Acompanhando a tendência do armazenamento em nuvem, o web ERP é capaz de ganhar tempo, para que o gestor ganhe dinheiro. Visto que, em qualquer lugar e, em qualquer hora, o sistema pode ser acessado por qualquer dispositivo que tenha acesso a internet.

Se interessou pelo assunto? Clique aqui e saiba como melhorar a produtividade dos diferentes setores da sua empresa.