Gestor, muitos administradores buscam por melhorias contínuas nos processos de gestão, e uma hora ou outra, passam pelo desafio de encontrar o sistema de gestão empresarial mais adequado para o seu negócio.

A busca por soluções em ERP, Sistema Integrado de Gestão Empresarial, cresce cada vez mais no mercado brasileiro e pode trazer muitos benefícios à gestão das empresas. Um sistema ERP apoia as organizações na gestão das atividades, integrando todos os departamentos da empresa, automatizando os processos e armazenando as informações em um único local.

Porém, entre vantagens e desvantagens, benefícios e particularidades, é preciso entender, de fato, as diferenças entre ERP em nuvem (na Web) e ERP Físico (local).

Vamos conhecer mais sobre essas diferenças?

ERP Físico

A instalação desse tipo de sistema ocorre localmente no hardware e nos servidores das empresas, sendo gerenciado pela equipe de TI da organização. Os dados podem ser acessados sem conexão com internet, caso o computador esteja conectado à uma rede interna.

Nesse caso, muitas empresas acabam investindo alto em infraestrutura para atender os requisitos de instalação do software local, seja em compras de licenças ou na contratação de um fornecedor do programa. Sem mencionar os gastos, ao longo dos anos, com manutenções no hardware que suporta o programa.

Com isso, é preciso avaliar os custos de continuar com um ERP local durante o planejamento anual da empresa.

ERP na nuvem

Com o desenvolvimento da tecnologia, aconteceram melhorias, não só nas funcionalidades do software, mas também na forma como ele é instalado nas empresas. O sistema ERP na nuvem, disponibiliza as informações em tempo real, através da internet, permitindo que a empresa possa acessar informações de diferentes setores em uma única base de dados, melhorando o controle e a segurança das informações.

Uma das diferenças mais consideráveis entre o ERP em nuvem e o ERP físico é o custo. Esse sistema elimina a necessidade de investimentos em estruturas robustas para suportar o software, já que todos os dados do programa são alocados na nuvem, e não mais em servidores locais.

Existem duas maneiras de  implantação de um ERP na nuvem, na primeira é preciso pré-configurar os dispositivos que serão utilizados para acessar o sistema. Já outros sistemas mais modernos ERPs, como o W3ERP, por exemplo, a implantação e a gestão são  totalmente online, ou seja, permitem o acesso apenas com login e senha.

 

Por ser mais acessível e menos custosa, estas soluções acabam chamando a atenção dos gestores. Veja outros motivos:

  • Maior segurança dos dados;
  • Estabilidade e atualizações contínuas, principalmente referente às obrigações fiscais que constantemente sofrem mudanças;
  • Sistema disponível para ser usado em qualquer lugar;
  • Pode ser usado por diferentes aparelhos, como: notebooks, smartphones e tablets, por exemplo;
  • Menor tempo para implementação;
  • Acesso a relatórios gerenciais em tempo real (sem precisar do escritório).

 

ERP em Nuvem totalmente em ambiente Web

Acompanhar os avanços da tecnologia é uma ação importante para que uma empresa não perca espaço no mercado. Por isso, investir em um sistema totalmente online é fundamental. Ele agiliza os processos e mantém os gestores atualizados a respeito do seu negócio.

Caso esteja buscando ajuda para resolver problemas financeiros do seu negócio, com o W3ERP, sistema totalmente Web, sua empresa ficará sempre atualizada e produtiva. Com ele, é possível revolucionar de imediato os processos gerenciais, tendo maior controle do financeiro, do estoque, contas a receber, faturamento, e outros. Veja:

Benefícios alcançados com o sistema especializado:

  • Integração das atividades administrativas e operacionais;
  • Baixo custo para adoção de hardware;
  • Baixo custo de implantação e treinamento;
  • Facilidade de manuseio;
  • Otimização dos processos e recursos;
  • Segurança e confiabilidade das informações.

 

O sistema W3ERP, é um recurso indispensável para as empresas que visam o crescimento, independentemente se são pequenos ou grandes negócios.

Tem interesse em conhecer esta ferramenta? Essa pode ser uma grande oportunidade! Converse agora mesmo com um de nossos especialistas.