De forma geral, este bloco é responsável por realizar o registro e controle de produção da organização, consolidando dados relacionados à produção, insumos e estoque final que já tenha sido escriturado. Sabemos que, entre líderes e gestores, ainda existem muitas dúvidas sobre as funcionalidades e especificidades do Bloco K. Por isso, falaremos a respeito neste artigo. Continue a leitura.

 

Como o Bloco K realmente funciona?

 

O Bloco K é um documento EFD (escrituração Fiscal Digital), de responsabilidade da empresa contribuinte, e que precisa ser enviado mensalmente para a Receita Federal, que colocará em prática todos os procedimentos de fiscalização das informações enviadas.

É importante que a empresa otimize os processos envolvidos, facilitando o fluxo de dados nas etapas, e garantindo que não existam divergências entre informações. Dessa forma, as chances de ocorrerem problemas com a Receita e assuntos semelhantes serão reduzidas. O Bloco K garante a integração das informações. Isso facilita o trabalho, tanto de quem emite quanto para o órgão responsável pela fiscalização.

Uma observação a ser feita é o fato de que, o não envio desses dados ou o envio de informações incorretas podem gerar multas ou até mesmo a suspensão temporária da liberação de emissões de notas fiscais e eletrônicas.

 

O que encontramos no Bloco K?

 

Como mostramos acima, Bloco K é o arquivo responsável pela regularização de toda a produção de uma empresa diante da Receita Federal. Mas, do que é constituído este documento? Quais informações devem ser discriminadas no bloco? Veja a descrição de algumas delas abaixo.

 

  • Quantidade de produção realizada;
  • Número de itens consumidos;
  • Quantidade de produção realizada por terceiros;
  • Número de itens consumidos pela produção de terceiros;
  • Movimentações internas relacionadas ao estoque e que não estão ligadas diretamente para a produção;
  • Itens de propriedade da empresa que estão em seu poder;
  • Itens de propriedade da empresa e que estão em poder de terceiros;
  • Itens de propriedade de terceiros e que estão em poder da empresa;
  • Listagem de materiais dos produtos em totalidade fabricados em produção própria e em terceiros.

 

Mesmo entendendo que com o uso desse documento irá deixar o setor de logística e os demais aliados à produção bem alinhados, você pode estar pensando: como realizar uma organização desse tipo, tão minuciosa, com praticidade e segurança? A verdade é que, para o benefício das organizações, atualmente, existem ótimas soluções para apoiar nesses processos. Aliás, existe uma solução perfeita para este desafio!

 

Ferramenta aliada para o Bloco K

 

Com as novas tecnologias ganhando cada vez mais espaço no mercado, provavelmente você já ouviu falar a respeito da computação em nuvem. Esta tendência faz com que o web ERP entregue muito mais a favor das empresas do que softwares de gestão físicos ou outras ferramentas ultrapassadas.

Um ERP em nuvem se adapta a necessidade do seu negócio, alinhando as informações mensais necessárias para o envio do relatório à Receita Federal. Além desta ferramenta transformar de maneira surpreendente todos os processos administrativos da empresa, ela gera facilidade garantindo a assertividade dos dados. (Já falamos aqui sobre o quanto isso é importante).

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