É necessária uma análise frequente dos softwares utilizados, uma vez que o sistema é responsável por todo o controle e gestão da empresa, qualquer falha ou erro da ferramenta pode gerar danos ao negócio. Nesse caso, é importante garantir que os resultados obtidos com o ERP estejam de acordo com as expectativas de crescimento da empresa?

 

Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, criamos esse artigo para apontar alguns sinais que podem indicar a necessidade de trocar o ERP de sua empresa.

 

1. O sistema usado está ultrapassado

 

Se o sistema está apresentando falhas constantes como lentidão ou travamentos, isso não pode ser ignorado. Nessa circunstância, é  recomendado trocar o seu sistema ERP. 

 

Muitos gestores não dão a devida atenção e importância a manutenção de um sistema de gestão mantendo o mesmo atualizado, acreditando ser normal, já que envolve códigos complexos. Isso faz com que muitas empresas tenham ferramentas ultrapassadas e que não correspondem às necessidades da empresa. 

 

2. As necessidades da sua empresa mudaram

 

Se a sua empresa está passando por mudanças e o seu ERP não está acompanhando esse crescimento e está causando prejuízos é sinal de que seu ERP precisa ser trocado. É necessário que a empresa tenha um sistema que se adeque às mudanças da organização sem perder a qualidade nos processos.

Mas, antes de realizar a troca do seu ERP, fiquem atentos aos novos processos, isso porque, não podemos esquecer que os novos softwares não devem atender somente às necessidades atuais da empresa, mas as necessidades futuras. 

 

3. Sua empresa está crescendo 

 

O ERP não é mais uma ferramenta utilizada apenas por grandes empresas, atualmente pequenas empresas se tornaram grandes utilizadoras de softwares de gestão, uma vez que a ferramenta vem contribuindo para seu crescimento. Um dos sinais de que é hora de trocar o seu ERP é quando o sistema de gestão atual não está padronizado com o crescimento da sua empresa. 

 

Em muitos casos isso ocorre devido ao sistema utilizado pela empresa não ter sido desenvolvido para ser escalável, o que impede que ele acompanhe a evolução da empresa, sendo necessário a troca dos softwares.  

 

4 . Baixo custo benefício 

 

Implementar um ERP é um grande passo para a melhoria dos números de sua empresa, mas devemos estar cientes que essa implementação é um investimento a longo prazo e seu retorno não será imediato. Nesse caso, é importante ficar ligado! Caso esse retorno não seja obtido e seja necessário fazer alterações, isso pode gerar mais gastos e retrabalho para a empresa. A melhor saída nesse cenário é a adoção de um novo sistema.

 

Ter um sistema de gestão eficientee que atenda as necessidades da empresa é parte vital de um negócio. É importante ficarmos atentos aos sinais de que o ERP já não atende as necessidades da empresa, levando em consideração principalmente as novas soluções digitais e tecnológicas que criam espaços e novos recursos para a gestão empresarial.

 

Neste sentido, a W3ERP vem atuando de forma escalável a atender as necessidades de seus clientes, utilizando programa de gestão focada em agilizar as principais atividades da empresa, como  produtividade, redução dos custos e vantagens competitivas, capaz de promover transformações no modo de gerir uma organização. 

 

Conheça nosso ERP e implemente uma gestão qualificada para a sua empresa. Fale com um dos nossos especialistas.