Gestão empresarial: saiba como estruturar seu negócio
O gerenciamento de uma empresa representa diversas decisões a serem tomadas visando a estratégia do seu negócio. Essa prática possibilita uma redução nas chances de falhas e gera novas chances de acertos.
Um grande problema do Brasil é administração e estruturação dos negócios abertos. Por isso, 1 a cada 4 empresas abertas fecha antes de completar o segundo ano no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.
Em geral, esse fechamento precoce acontece devido o mal planejamento da gestão! A administração do negócio é importante para que as empresas possam se manter no mercado competitivo.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas e sugestões para aprender formas de estruturar e gerenciar um negócio de sucesso. Confira!
Saiba a fundo qual o foco da gestão empresarial
Inicialmente, algo que precisa ser bem claro é o objetivo de toda administração: o foco da gestão empresarial é fazer com que a empresa cresça. Visando isso, diariamente são tomadas decisões que afetam o andamento da organização.
De certa forma, a gestão é diretamente ligada às metas, organização de processos internos e externos, custos com compra e venda de produtos, contratações, demissões e todos os setores que integram as engrenagens funcionais de uma empresa.
É por isso que cada setor possui um especialista comandando. Por exemplo, o marketing possui, de certa forma, a missão de impulsionar a imagem da empresa e alavancar as vendas.
Nas indústrias, o setor técnico é responsável pela parte física das coisas, então, o que envolve a fundição de aço, por exemplo, exige funcionários com uniformes profissionais especiais para a tarefa qualificação para administrar esse setor técnico.
Em uma boa gestão, todas as áreas são cuidadosamente analisadas por esses especialistas para que as possibilidades de negócios sejam mais assertivas.
Podemos dizer que a gestão empresarial prepara a empresa para os crescimentos que ocorrem conforme ela se consolida no mercado, para que futuras crises não derrubem o negócio de uma vez.
Saiba os tipos de gestão existentes
Entendendo a importância de uma gestão competente, devemos dizer que existem formas diferentes de se fazer isso. É importante adequar a estratégia mais funcional para os eu negócio. Podemos destacar algumas dessas maneiras como:
Gestão por excelência
A gestão por excelência é um modelo que preza todas as estratégias, visando colocar a empresa no caminho mais certeiro possível. Isso significa que este tipo de modelo realiza um ciclo, baseado em planejar, executar, verificar e aprender com os fatos para repetí-los.
Gestão democrática
Nesse caso, a gestão trabalha de tal forma que, o líder de cada setor se mantém aberto à maiores participações dos colaboradores nas tomadas de decisões. Nesse caso, diferente da gestão meritocrática, o foco está mais na equipe e menos no próprio crescimento.
Gestão meritocrática
Esse tipo de gestão reconhece o colaborador por todo o seu desempenho e performance dentro da empresa. Com ela, o ambiente profissional costuma ser competitivo, pois todos entendem que têm as mesmas chances de crescimento.
Gestão autoritária
A gestão autoritária é o tipo de administração em que o gestor é o centro de tudo, tomando todas as decisões estratégicas. No caso, o risco desse tipo de gestão é o pouco envolvimento dos colaboradores nas decisões, o que pode resultar em pouco engajamento e disposição para seguir as instruções do superior.
Estruture seu negócio com uma boa gestão
Como vimos ao longo deste conteúdo, as estratégias da gestão devem estar devidamente alinhadas com os interesses e objetivos da empresa. Isso porque uma boa gestão é responsável pelo crescimento gradual do negócio.
Existem diversas formas de se gerenciar um negócio de sucesso, e ao longo deste conteúdo apresentamos algumas delas. O que achou das nossas informações?
Com uma boa gestão, é possível aumentar a produtividade do seu negócio e garantir que todo o crescimento aconteça corretamente, evitando possíveis crises.
Dessa forma, sua empresa se mantém organizada e no mercado competitivo, aumentando as vendas e consequentemente os lucros do seu negócio.