Empresas gastam R$ 65 bilhões por ano para seguir obrigações fiscais

 

Atualmente, uma empresa precisa seguir o que consta em 4.078 normas - ou 45.791 artigos e 106.694 parágrafos. Isso se considerarmos que ela não possui negócios em todos os Estados do país. Levando em conta as esferas federal, estadual e municipal chegaria a quase 400 mil leis, medidas provisórias, portarias, instruções normativas e atos declaratórios.

Estima-se, em números totais, que R$ 65 bilhões são gastos somente para que as empresas consigam acompanhar as mudanças tributárias. Leia o artigo publicado no portal Valor Econômico e saiba mais.

Por isso, é importante saber que quando as normas fiscais não são devidamente entendidas o negócio corre sérios riscos de enfrentar grandes problemas no futuro.

 

Otimização da gestão fiscal

 

Para reduzir os custos operacionais da empresa, especialmente na setor fiscal, toda a gestão e o planejamento precisa ser feito com eficiência e segurança. Para isso, é possível contar com o apoio de tecnologias, ferramentas e soluções que viabilizem melhorar todos os processos internos.

Com as dicas abaixo, é possível otimizar a gestão do seu negócio e com isso reduzir gastos com normas fiscais.

 

Aproveite os benefícios da tecnologia

 

Esta com certeza é a dica que mais fará a diferença no seu negócio. Isso, porque depois de colocá-la em prática, será possível executar todas as demais ações com maior praticidade e eficiência.

Dentro das empresas, principalmente em processos administrativos, gasta-se muito tempo e recursos humanos em atividades rotineiras e que poderiam funcionar de maneira automatizada. Investir na automação do negócio é um dos primeiros passos para garantir que a organização se mantenha em alta competitividade no mercado.

A ferramenta utilizada deve agregar valor às operações realizadas nos processos fiscais internos e externos necessários para uma gestão otimizada.

Como solução fiscal, a tecnologia em nuvem reúne todas as informações e processos da empresa em um único local, além de integrar outras ferramentas utilizadas. É capaz de agregar os dados do SPED (Fiscal, Contábil, Bloco K), EFD, ECF, CIAP, DIRF, impostos retidos, obrigações fiscais, notas fiscais eletrônicas, entre outros.

O sistema de gestão em nuvem, ERP web, integra os sistemas de todos os fiscos, aumentando o controle do gestor sobre as informações.

Clique aqui e saiba mais sobre como diminuir custos com um ERP web.

Vale lembrar que, mesmo adotando a tecnologia, é importante contar com especialistas para atender as obrigações fiscais e contábeis cuidando da parte burocrática, enquanto sua equipe foca os esforços no crescimento da empresa.

 

Tenha um bom planejamento fiscal e tributário

 

Como gestor, é impossível se dar ao luxo de não planejar. Porém, no setor fiscal e tributário de uma organização, muitas empresas cometem erros nesta etapa. É preciso conhecer os encargos fiscais habituais da empresa e ter em mente a criação de reservas para possíveis emergências.

O bom controle das finanças de um negócio requer a análise de dados da empresa, definição do regime de tributação mais adequado e a identificação de possíveis  isenções ou incentivos fiscais. Essas ações, além de reduzir custos, contribuem para evitar autuações fiscais. Clique aqui e veja mais estratégias.

 

Tenha o controle das ações internas e externas

 

É essencial que todos os colaboradores da empresa estejam cientes da importância de registrar, documentar e avaliar todas as ações internas e externas para que o controle seja feito. Com esta prática e o apoio de uma solução tecnológica, é possível ter maior domínio ao recolher e emitir notas fiscais e ao indicar corretamente os tributos na compra e venda, por exemplo.

É a partir de um controle eficiente que será possível reduzir a incidência de erros, o que contribui para a otimização das operações.

 

Qual é a melhor solução?

 

Além de reduzir gastos operacionais, otimizar a gestão da empresa traz outras conquistas, como uma melhor colocação no mercado, já que as ações contribuem para aumentar a competitividade do negócio.

Nessa hora, antes de colocar essas dicas em prática, é comum se perguntar: “qual é a melhor solução tecnológica para o meu negócio?”.

É bom considerar que, se você está buscando o crescimento da empresa, a otimização da gestão e a redução de custos, utilizar ferramentas ultrapassadas e desatualizadas irá dificultar ainda mais as coisas. Pense que você precisa de uma solução que chegue para solucionar os problemas e dar a sua empresa o impulso que ela precisa para acelerar o crescimento.

Precisa de ajuda? Clique aqui e conheça os melhores recursos e funcionalidades de uma ferramenta para o crescimento da sua empresa.