Existem medidas legais que podem te ajudar, porém, é importante enfatizar que, apesar de algumas parecerem fáceis de serem colocadas em prática, é fundamental que você tenha o máximo de atenção. Afinal, quando a redução é realizada da forma correta, sem qualquer risco fiscal, a empresa mantém mais saldo positivo em seu fluxo de caixa, com mais dinheiro para cumprir com outras obrigações ou fazer investimentos.

Tenha um bom planejamento tributário

Isso pode parecer óbvio, mas, a principal ação para reduzir os impostos de uma empresa, assim como outros custos, é realizar um planejamento bem estruturado. É essa medida que vai garantir que você economize com segurança. Conhecendo todos os tributos que incidem sobre a atividade e tendo um controle sobre o fluxo de caixa e o balanço financeiro do negócio, é mais viável pensar em estratégias lícitas para redução de impostos.

Vale lembrar que um planejamento tributário deve ser realizado com o apoio de profissionais que tenham profundo conhecimento sobre a legislação em vigor e principalmente sobre as particularidades da sua empresa.

Com um planejamento pronto, além de conseguir economizar, é possível reduzir o número de erros procedimentais, evitar a aplicação de multas e, até mesmo, diminuir o risco de ações judiciais.

Escolha o melhor regime tributário

Outro passo fundamental para redução da carga tributária é a escolha do regime tributário. Afinal, é o enquadramento jurídico da empresa que irá pautar os tributos a serem pagos ao longo do tempo. As opções disponíveis no Brasil incluem o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Dependendo da opção de regime tributário escolhida, as formas de pagamento e hipóteses de isenção e compensação podem mudar. Por isso, é importante que você conheça a realidade da sua empresa e conte com uma boa assessoria tributária. O auxílio de especialistas no assunto é essencial, já que estes profissionais conhecem a legislação a fundo e entendem quais são as brechas, formas de pagamento e hipóteses de isenção e de compensação que podem ser aproveitadas.

Fique de olho nos benefícios fiscais

Outra boa oportunidade para reduzir o impacto da carga tributária são os benefícios fiscais. Através deles, é possível ter redução ou isenção de renda e Contribuição Social em troca de ações da empresa, investimento em áreas específicas ou participação em programas governamentais.

Fique por dentro das legislações federal, estadual e municipal e veja se existe alguma ação específica para sua atividade ou segmento. Essas vantagens, além de gerarem economia, podem incentivar ações relacionadas à cultura, educação ou responsabilidade social. Isso contribui para que sua empresa tenha uma imagem melhor diante da sociedade, gerando credibilidade para o negócio.

Faça a recuperação administrativa e judicial de tributos

Por meio da revisão das atividades exercidas é possível verificar inconsistências em relação ao pagamento dos tributos que estão sendo feitas de maneira errada. Ou seja, sua empresa pode estar pagando mais imposto do que precisa e em casos como esse você poderá receber a devolução, reconhecido pela própria Receita Federal.

Integre todas as informações e otimize processos administrativos

Não são apenas os custos dos tributos que pesam no bolso, existem muitos outros custos administrativos que podem interferir nos resultados do seu negócio. Integrando todos os dados financeiros e administrativos da sua empresa em uma única ferramenta, você terá mais tempo e precisão para tomada de decisões estratégicas.

Atualmente, no mercado, existem soluções como o W3ERP, referência entre sistemas de gestão online, que, além de gerar arquivos, automatiza todos os processos da gestão.

Através do software é possível ter fácil acesso aos dados tributários da empresa, com a geração de relatórios das operações. A partir desta solução, o papel do contador e do gestor fica muito mais fácil e eficiente, podendo os mesmos emitir notas fiscais de forma rápida e segura.

Se após essas dicas você ainda tiver dúvidas, não deixe de ler nossos conteúdos sobre tendências e soluções para melhorar negócios. Ou, você pode conversar com um de nossos especialistas sobre mais detalhes e benefícios do acelerador de crescimento W3ERP. Clique aqui.