Uma das principais tarefas de manuseio de estoque de produtos, seja matéria-prima, produto acabado ou insumos. A gestão de estoque representa a capacidade da empresa de organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento.

 Além disso, permite que a empresa entenda seu portfólio de produtos e necessidades e, em seguida, determine as necessidades de compra. Outro aspecto importante da gestão de estoque envolve a avaliação dos estoques, ou seja, quanto vale o estoque para a empresa.

 Mas, por onde começar? O que é preciso ser feito para gerenciar compras e estoque? Essas são perguntas comuns, que vamos resolver agora.

 

Tenha um controle de estoque eficiente

 Um controle de estoque eficiente é um dos principais fatores que contribuem para o bom funcionamento de um negócio. A maioria das empresas, independentemente do porte, trabalham com um grande número de produtos e acabam enfrentando problemas comuns na gestão do estoque, como não saber o custo do estoque, perder mercadorias por vencimento ou falhar no rastreamento de itens, por exemplo.

 Por isso, sistemas como o ERP web se tornam um grande aliado de gestores no processo não só de controle de estoque, mas na gestão e automatização de processos. 

 

Registro de entrada e saída de estoque

 A confiabilidade do controle de estoque passa pela conferência na hora de registrar as entradas e saídas dos produtos. É importante não deixar de fazer o registro, nem permitir movimentações sem a conferência dos lotes.

 Uma das coisas de bandas que podem ser realizadas pelo ERP é a conferência regular do estoque. Essa verificação pode ser agendada para momentos específicos, ou pode ocorrer durante a execução de outras atividades. Um exemplo é que, sempre que uma expedição for feita, pode-se conferir o estoque do produto expedido.

 

Faça inventários periódicos

 Um inventário é utilizado por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados, com a intenção de conferir se esses dados estão de acordo com a entrada e saída de suas mercadorias. 

O inventário periódico é realizado em um período específico, com intervalo de tempo determinado pela empresa, podendo ser mensal, bimestral, ou até mesmo diário. 

 

Utilize indicadores de desempenho

 A gestão de estoques é um processo indispensável dentro da empresa e deve ser implementado de forma completa e eficaz. Além disso, é por meio dele que os gerentes têm um entendimento completo das capacidades da atividade empresarial por meio do controle de mercadorias.

 Isso ocorre porque, quando os estoques estão em falta, também haverá alguma perda de vendas. O excesso de estoque e encalhe pode ser uma perda. Por meio de indicadores de estoque eficazes, a gestão da empresa nesta área tão importante pode ser aprimorada de forma exponencial.

 

Tenha um sistema automatizado

 A partir do momento em que se tem um controle automatizado, com informações precisas e confiáveis a respeito do nível de consumo da empresa diante de determinado fornecedor, torna-se muito mais fácil uma boa negociação, seja em termos de valores, prazos para pagamento ou prioridade de entregas.

 Além disso, as informações entregues pelo software ERP facilitam até mesmo compras de longo prazo, onde podem ser adquiridos produtos na quantidade necessária para períodos determinados (semana, mês, trimestre, semestre e ano), de acordo com o histórico de vendas.

 

Gerenciamento de estoques nos canais de venda

 Além da gestão interna dos estoques, com o controle exato de entrada e saída de produtos, inventário e outros processos, algo com o qual indústrias e distribuidores precisam se preocupar também é com o gerenciamento do estoque de seus produtos nos canais de venda.

 Será que os produtos estão disponíveis? Há excesso? Qual vende mais e poderia ser priorizado? São perguntas que as empresas fazem e que precisam de respostas urgentes para que as estratégias sejam realmente assertivas.

 

Visibilidade do canal de venda

 E aqui entra mais uma vez o apoio da tecnologia para ajudar nessa visibilidade de performance e também de estoques. 

 Existem soluções que recebem dados diários de vendas e estoques dos canais de vendas e que utilizam inteligência artificial para transformar essas informações em insights para a tomada de decisão. Assim, o fornecedor consegue enxergar diariamente o que está acontecendo com seus itens em cada local.

 A indústria, por exemplo, pode acompanhar dados de ruptura, estoque virtual, cobertura de estoque, histórico de vendas e outros indicadores em de cada item e ponto de venda. E também pode fazer o mesmo com distribuidores, acompanhando dados de positivação, estoque.

 Dessa forma, a empresa consegue ter uma visão mais ágil e clara e pode tomar decisões rápidas para repor estoque, promocional algo ou fazer sugestões aos parceiros de negócio.

 E todos esses insights são entregues por meio de dashboards intuitivos que apresentam os números por meio de gráficos e permitem uma análise em poucos cliques.

 

Gerenciar estoque dos parceiros com VMI

 Outra possibilidade de as empresas gerenciarem o estoque nos parceiros é por meio de um conceito chamado de VMI (Vendor Managed Inventory). A solução tem como objetivo trazer o equilíbrio entre níveis de estoque e consumo de produtos.

 Em linhas gerais, com o VMI, o fornecedor tem acesso a dados relativos a vendas e movimentação do estoque do estabelecimento e assume, ele próprio, o compromisso sobre os abastecimentos. A partir da análise e do acompanhamento desses indicadores, fornecedor e varejista estipulam juntos o nível de estoque mais indicado. Essas previsões são feitas com base em algumas referências da cadeia de suprimentos, como histórico de vendas, vendas atuais, tendências e até sazonalidade.

Assim, um dos principais benefícios dessa ferramenta é justamente eliminar falhas cometidas pelos varejistas no momento do pedido e corrigir demais gargalos que estejam ocorrendo no processo de gestão de estoques e gerando prejuízos.

Para isso dar certo, no entanto, é preciso que haja maturidade tecnológica e operacional na cadeia de suprimentos das duas partes envolvidas, principalmente do fornecedor.

 

O que aprender com isso?

Pode ser que a essa altura do texto você esteja achando que nem todas as suas dúvidas foram concluídas e que muitas coisas ainda ficaram para trás, foi por isso, que desenvolvemos em parceria com a Neogrid umGuia - Gerenciamento de compras e estoque automatizado.

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