Sendo assim, o software de gestão é um grande aliado nessa missão. O sistema de gestão do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) pode contribuir de diversas formas para a empresa, integrando departamentos, automatizando tarefas, reduzindo erros e promovendo ganhos de produtividade.

Mas engana-se quem acha que o ERP serve apenas para grandes empresas. Existem ERP’s para diferentes portes de empresas, seja de pequeno, médio ou grande empresa, contando inclusive com sistemas específicos e para diferentes segmentos. 

Para te auxiliar, iremos explicar neste material, qual sistema ERP pode atender o tipo de empresa que você tem. 

 

Por que investir em um ERP?

 Diante de tantos desafios, concorrência, falta de soluções eficientes e recursos alternativos, por que não investir em um ERP? Confira os benefícios de investir em um sistema de gestão. 

  • Minimizar o retrabalho e garantindo que tudo saia dentro do esperado, o ERP facilita a gestão tributária e o planejamento da contabilidade, além de torná-lo mais eficiente com dados seguros e de fácil acesso. 
  • Com a integração de todos os sistemas e processos corporativos em um único ambiente online, a operação dos departamentos, desde o planejamento estratégico até a execução prática, tudo passará pela mesma plataforma, que registra todos os resultados.
  • A automação dos processos ficou muito mais dinâmica, oferecendo para as organizações a possibilidade de ganhar tempo e dinheiro com as atividades do dia a dia.

 Com a automatização a empresa ganha: 

  1. Economia de tempo;
  2. Otimização da produtividade de colaboradores;
  3. Redução de custos operacionais;
  4. Modernização do negócio;
  5. Viabiliza uma melhor tomada de decisão;
  6. Integra os diferentes setores da empresa.

A customização pode gerar um nível maior de identificação e adesão entre os usuários, já que o sistema leva em consideração particularidades da rotina de trabalho específica dos seus funcionários. Dessa forma, cada setor da organização consegue extrair o máximo das funções primordiais do segmento

Se você está em busca de um desses pontos, de fato sua empresa precisa de um web ERP. Mas vale destacar que o sistema deve ser totalmente modular, ou seja, possuir módulos administrativos, financeiro, CRM, tributário, estoque, entre outros.

 

Quais são os principais ERPs do mercado?

 Se você é um dos responsáveis pela gestão da sua empresa, provavelmente vai concordar que gerar novas possibilidades e alternativas para as organizações traz também uma série de desafios. 

 Pensando nisso, para facilitar sua escolha do ERP, vamos separar os principais ERP’s do mercado.

 

Sugestões de ERP para micro e pequenas empresas 

 Para empresas de pequeno porte o ideal é ter um sistema que ofereça funcionalidades essenciais e com valores acessíveis. Tendo em vista que o ERP para atender a micro e pequenas empresas tenha gestão financeira e de vendas, e que consiga fazer integração com sua conta bancária e com os sistemas de meio de pagamento

A parte negativa dos ERP’s para pequenas empresas é que muitas vezes eles não acompanham o crescimento da empresa, além de não ter processos customizáveis e sistemas 100% integrados, tendo a empresa que buscar por outras soluções para complementar seus processos.  Para evitar nossos custos, o mais indicado é buscar por um software que atenda e acompanhe a evolução da sua empresa.

De forma geral, com um sistema de gestão genérico, sua empresa consegue absorver boa parte do serviço, mas algumas funcionalidades podem não conversar com o padrão exigido pela organização. Isso pode ocasionar a estagnação do crescimento da empresa.

 

ERP para médias empresas 

Para empresas de médio porte, o ERP precisa ser mais completo e incluir mais funções. Eles podem incluir módulos de contabilidade, conformidade, jurídico, compras, recursos humanos e gerenciamento de orçamento. Além disso, devem apresentar soluções que contemplem processos e rotinas da área financeira. 

 

DICAS BÔNUS

Quando falamos sobre os reais benefícios de um web ERP, fica claro entender o motivo de toda empresa, independente do porte, precisar urgentemente contar com esta tecnologia. Mas, como saber se este é definitivamente o melhor ERP para sua empresa? 

Essa pergunta é fácil quando colocamos a W3ERP como referência em sistema de gestão. A W3ERP está pronta para ajudar a dar dinâmica em processos empresariais exclusivos da sua estratégia de negócios. Seja ela de médio ou grande porte. Isso porque o grande diferencial é que, quando falamos em médio porte, o sistema oferece todos os processos e integrações com baixo custo e eficiência. 

Já para empresas maiores com valor acima de 1 milhão, os processos e sistemas acabam tendo um custo elevado onde muitas vezes não atendem com a devida maestria e eficiência. Com a W3ERP é diferente, possuindo personalização completa e um softwares 100% web, com um custo menor e acessos a benefícios e funcionalidades que podem alavancar o seu negócio, possuindo um software robusto. 

 

ERP para grandes empresas multinacionais

 Em uma grande empresa, o sistema ERP é indispensável. Mesmo para as já consolidadas, é possível utilizar um sistema que agregue diretamente às necessidades da empresa.  Por terem processos complexos, que exigem ações específicas ou filiais em outros países para suporte às empresas de grande porte são consideradas aquelas conforme dados do BNDES, por faturamento: Maior que R$ 300 milhões e por funcionários: 100 ou mais empregados no comércio e 500 ou mais empregados na indústria.

Mas, afinal, qual o ERP pode atender o tipo de empresa que você tem?

Para essas e outras dúvidas, a W3ERP pode te responder com nosso Guia - Descubra qual sistema ERP pode atender o tipo de empresa que você tem