O controle de estoque eficaz é um dos principais fatores que contribuem para o bom funcionamento das empresas. Por isso, aproveite esse conteúdo e descubra as consequências de não ter um bom controle de estoque e como a tecnologia pode ser sua aliada nesta jornada. 

Portanto, é fundamental prestar atenção e escolher as melhores formas de se conseguir um controle de estoque eficaz.

 

Tenha um gerenciamento eficiente de estoque

Quando o assunto é controle de estoque, todo cuidado é pouco. Afinal, esse setor envolve muitos processos e por isso está mais exposto a erros que podem comprometer todo o seu negócio. Informações precisas e a boa gestão do estoque auxiliam na organização dos processos de um negócio, permitindo previsões de vendas mais concretas, além de informações assertivas sobre a entrada e a saída de produtos

Uma empresa que automatiza seu controle de estoque, utilizando sistemas de gestão de estoque, tem total condições de planejar e administrar o fluxo de dados do estoque, gerir as contas e tomar decisões assertivas com base nos relatórios gerenciais.  

Além disso, ter um sistema integrado para controle de estoque é importante para garantir que sua empresa tenha ciência sobre quais produtos e quantidade exata que possui no estoque,  sem correr o risco de vender um produto que não possui.

Ter um controle de estoque ineficiente pode trazer grandes consequências para a empresa, a começar pela baixa produtividade e a perda de clientes ao longo prazo, o que interfere diretamente na lucratividade da empresa. 

 

Consequência de não ter um controle de estoque 

O controle de estoque ineficiente pode trazer muita dor de cabeça ao gestor, como: 

Perda de mercadorias por prazo de validade 

 A descrição desse problema é bem sugestiva. A falta de gestão do estoque pode levar além da perda de produtos por prazo de validade, outras perdas podem acontecer mesmo sem os produtos estarem vencidos. 

Caso você tenha em seu estoque itens com as datas próximas ao vencimento, certamente você correrá riscos, já que seu cliente poderá rejeitar a mercadoria por causa do curto prazo de validade. Isso ocorreu devido a falta de avaliação e registro dos produtos. 

 

Não conseguir rastrear itens 

Sem rastreabilidade, você será incapaz de dizer com precisão onde um determinado item está e em quais condições ele se encontra. Essa logística pode influenciar fortemente em seus resultados. Sem ela, você não terá informações completas sobre o produto, dificultando o gerenciamento do seu estoque.

 

Furo de estoque

Esse problema é comum em muitas empresas. Como citamos acima, acontece quando uma venda é efetivada sem que o produto exista no estoque, impossibilitando a entrega. Com isso, você pode perder vendas e minar seus lucros.

Um exemplo bem específico é de uma empresa que comercializa acoplamentos - equipamento importante para a transmissão de força em vários processos industriais – e vende essa peça em caráter de urgência a uma indústria, mas no momento da entrega percebe que o controle do estoque foi negligenciado.

Além disso, pode ficar sem credibilidade no mercado e acabar perdendo clientes, o que não aconteceria caso sua empresa contasse com um sistema de controle de estoque. 

 

Cancelamento de compras 

 Reiteramos que é necessário ficar atento ao controle do estoque físico e virtual, para que você não venda um item que está esgotado no estoque. Se isso acontecer, certamente o cliente irá cancelar a compra. Além disso, as perdas não registradas, por erros de lançamento ou por falta do mesmo, podem comprometer diretamente os lucros da empresa. 

 

Como usar a tecnologia no controle de estoque

 Na internet, quando pesquisamos algo relacionado à gestão de estoque, é bem provável encontrarmos o termo ERP (Planejamento de Recurso Empresariais). Seus principais objetivos são integrar processos administrativos, facilitando o fluxo de dados dentro de uma empresa.

 Mas, na prática, como ele ajuda na gestão do estoque?

Eficiência operacional 

Com o controle automático do ERP, as distribuidoras podem melhorar a eficiência operacional. Afinal, as informações circulam entre os diversos departamentos de forma integrada e de fácil acesso. Isso significa que, ao inserir uma nota fiscal de compra, o estoque virtual é fornecido automaticamente e as contas a pagar são geradas, tudo levando em consideração variáveis ​​como formas de pagamento e impostos, e quando as vendas são feitas, o estoque é reduzido. E gerar contas a receber.

Análise de produto individual

O relatório gerado pelo ERP mostra a movimentação dos materiais em estoque e / ou o nível de estoque de cada material, para que as decisões possam ser tomadas com base em dados específicos.

Além disso, por meio de uma análise comparativa da margem de lucro do produto e do histórico de vendas do produto, podem ser tomadas medidas para garantir que os produtos mais lucrativos tenham maior destaque no ponto de venda, aumentando assim as vendas.

Capacidade de negociação

 A partir do momento em que você obtém o controle automatizado, você pode obter informações precisas e confiáveis ​​sobre o nível de consumo da distribuidora diante de um fornecedor. A boa negociação torna-se mais fácil em termos de valor, condições de pagamento ou entrega prioritária.

Além disso, as informações fornecidas pelo software podem até favorecer as compras de longo prazo. De acordo com o histórico de vendas, os produtos podem ser adquiridos na quantidade necessária em um determinado período (semana, mês, trimestre, semestre e ano).

Reduza perdas e desvios

Para garantir a redução de perdas e desvios, deve-se realizar um controle preciso dos estoques. Ao usar a função ERP para desenvolver o inventário, o inventário pode ser verificado de forma contínua e completa. Usando o sistema de gerenciamento online Web ERP (aqui para entender a diferença entre ERP físico e ERP online), você pode aumentar a velocidade sem gastar o tempo necessário para completar a lista manualmente.

Já vimos que o controle de estoque é o coração de um negócio e, como gestor, é preciso acompanhar os processos de perto e analisar resultados para tomada de decisões. Por isso, é preciso investir tempo e esforço para fazer uma boa gestão dessa área. 

É importante ressaltar que o estoque representa o principal investimento de uma empresa, e não ter o controle sobre esse custo pode prejudicar o faturamento de qualquer negócio. Apresentamos com esse conteúdo, soluções práticas para os maiores problemas de estoque. É necessário ficar atento a cada dica e compreender que dar mais um passo de uma forma estratégica pode ser a melhor decisão da sua gestão.