Caso esteja pensando em fazer mudanças na metodologia da sua empresa, a Teoria U é uma boa opção para auxiliá-lo na transformação da sua organização. Confira:

 

O que é a Teoria U

?

 

Com a proposta de ser uma tecnologia social que busca conectar indivíduos, empresas e sociedade, a  Teoria U, desenvolvida em MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) por Otto Scharmer, é composta por métodos de gerenciamento de mudanças, aumento de produtividade e otimização de soluções através de novos conhecimentos.

A teoria surgiu com a necessidade de auxiliar empresários a traçarem mudanças relacionadas à falta de recursos e pessoas incapacitadas. Pensando nisso, a teoria veio para sanar a dificuldade dos empresários e guiá-los nas fases de desenvolvimento.

As fases são divididas em três processos “sentir, presenciar e realizar”, caracterizadas por:

 

  • Sentir: é o momento de analisar a realidade e perceber os acontecimentos em sua volta;
  • Presenciar: conectar-se com seus propósitos, e ter a visão de descobrir;
  • Realizar: colocar em prática a realização das ideias, produzindo ações reais de trabalho.

 

Qual é a contribuição da Teoria U para as organizações?

 

A teoria contribui para que empresas tenham um pensamento sistêmico, ajudando a realizar mudanças e inserir habilidades de liderança. Existem 7 etapas que explicam esse processo: 

 

  • Suspender: ficar atendo ao que está ao seu redor, ouvir a tudo, ouvir o coletivo. É neste momento que não devemos nos apegar a julgamentos.
  • Redirecionar: ter a mente aberta, observar outros espaços, se conectar as pessoas em sua volta, buscar conhecimentos e entendimento sobre seus objetivos.
  • Deixar ir: é neste passo que deixamos de lado toda a etapa de descida do U. É se deixar livre, sem seguir ideias ou pensamentos, é estar de coração aberto para novos cenários!
  • Estar presente:  se conectar ao todo, pensando em um futuro inovador.  
  • Deixar vir: começa aqui a saída da base U, colocando em prática a ação de tornar as ideias acessíveis, passíveis de transformações através de novas visões.
  • Decretar a lei: ligar o agir, sentir e pensar. É hora de fazer as avaliações, testar e analisar os protótipos.
  • Incorporar:  agora, chegamos novamente ao topo do U, o momento de colocar em prática. Desempenha as ações tomadas voltando a nova realidade.

 

 

Quando aplicamos os 7 pilares de forma organizada, temos a formação da letra U, que são divididos em três partes: cabeça aberta, coração aberto e vontades abertas.

A teoria U é utilizada por grandes empresas, e para colocá-la em prática é necessário que todos estejam unidos para aprender e enfrentar novos desafios. A teoria deve ser bem estudada e aplicada de forma correta, pois seu objetivo é modificar as pessoas para si e para o outro.

 

Organização dos processos

Para implementar qualquer estratégia de transformação, desenvolvimento ou capacitação em uma empresa, é importante garantir que a gestão esteja com os processos organizados, para que as ideias colocadas em prática funcionem de forma efetiva.

Para deixar os setores da empresa organizados, antes de implementar qualquer ideia, os gestores podem contar com a tecnologia. Por meio de um sistema de gestão online, por exemplo, é possível automatizar as atividades rotineiras da organização.

Além de otimizar os processos e aumentar a produtividade do negócio, com um software de gestão é possível ganhar tempo para que o seu time desenvolva ações e medidas estratégicas de maior impacto, como a Teoria U.

 

Clique aqui e saiba tudo sobre esse tipo de software e como ele pode viabilizar a transformação do seu negócio.