Guia de Aumento da Produtividade
Diariamente, em todos aspectos de nossas vidas, todos nós temos oportunidades e somos cobrados para alcançar melhores resultados. No âmbito empresarial, aumentar constantemente a produtividade é algo cada vez mais importante para realizarmos as tarefas diárias.
Por incrível que pareça, para muitas pessoas ainda não é nítida a ideia que é possível fazer mais e/ou melhor, o mesmo serviço, na mesma escala de tempo, e é comum profissionais acreditarem que o caminho do sucesso é trabalhar incansavelmente.
Acontece que há uma grande diferença entre aumentar a produção e aumentar a produtividade.
Aumentar a produção significa, de fato, gerar mais produtos, e esse resultado é obtido através do aumento de funcionários, horas extras, insumos, etc.
Já o aumento da produtividade está ligado à melhoria nos processos por meio de otimização de tempo e controle de qualidade.
Por isso, é imprescindível fazer a gestão do seu tempo, planejar e estruturar as suas tarefas diárias. A partir do momento em que se começa a adotar um método para organizar o tempo, os resultados aparecem em um curto período de tempo.
Existem alguns fatores que podem contribuir para o aumento da produtividade no aspecto profissional. Confira alguns deles:
Organize as tarefas e planeje o seu dia
Ao invés de realizar as atividades à medida que elas chegam, correndo risco de perder o prazo de entrega, ou se perder diante as prioridades, programe e encaixe a demanda em algum horário/dia específico.
Tenha cuidado a distração do smartphone
Hoje em dia, muitas tarefas são executadas via celular, e é quase impossível retirá-lo do ambiente de trabalho. Acontece que entre um serviço e uma leve distração, o tempo para retomar o foco necessário da atividade é grande, e isso impacta diretamente na produtividade.
Além de aplicativos que te ajudam " a não utilizar’ algumas distrações (clique aqui) uma boa e simples ideia para essa situação é agendar entre uma atividade e outra, o acesso ao celular.
Paute Reuniões
Os preciosos minutos extras tomados por reuniões que poderiam ser mais curtas são números expressivos quando analisados. Além de definir previamente o assunto e executar apenas o que deverá ser discutido na reunião, concilie as dicas dos itens 01 e 02.
Não seja multitarefa
Realizar muitas atividades ao mesmo tempo diminui consideravelmente a possibilidade de resolver de fato o problema e concluir a tarefa. Não dedicar profundamente na demanda, e não respeitar a fila de serviços é um grande fator para a perda de produtividade.
Delegue atividades e saiba dizer não
Entenda que você não pode fazer tudo sozinho.
Além de se sobrecarregar, assumir todas as demandas que aparecem, compromete diretamente na qualidade e/ou prazo de entrega dos serviços.
Adote padrões
Cada minuto fazendo algo que já foi feito há um tempo atrás conta como tempo desperdiçado.
Serviços parecidos têm soluções parecidas. Para isso, crie um arquivo de ‘guia de boas práticas’. com soluções para alguns tipos de serviços, respostas de e-mails padronizadas, etc..
E não se esqueça que a produtividade leva em consideração a qualidade do que está sendo entregue. Isso implica que os processos se tornam mais ágeis e efetivos com menos esforço. Vamos produzir!