Com o passar dos anos e apoiada aos mais variados avanços tecnológicos, empreendedores têm tornado suas empresas cada vez mais analíticas, tomando decisões baseadas em diversos dados e informações fornecidas por sistemas de medição e comunicação. 

 

Nesse sentido, a gestão estratégia surge como um novo paradigma, focando seus esforços em centralizar dados estratégicos de departamentos e setores secundários. Assim, quando falamos em software para distribuidora, podemos observar que a melhor tecnologia adotada é a telemetria. 

 

Mas você sabe o que é telemetria? Se não, continue a leitura e saiba como essa tecnologia está ajudando distribuidoras. 

 

O que é telemetria?

 

Tele” – de forma remota     “Metria” – medição

 

Telemetria é um sistema de monitoramento em que as empresas utilizam para acompanhar, medir e rastrear veículos através de dispositivos de comunicação sem fio, como sinal de rádio ou satélite. Utilizada em pontos geograficamente remotos ou que se movimentam, a telemetria coleta suas informações e transmite-as para uma central de controle que acompanha e decodifica os dados.

 

Assim, é possível acompanhar todas as operações do veículo, como a condução dos motoristas, o consumo de combustível, as rotas realizadas e principalmente indicadores que auxiliam na segurança da frota, entre eles, excesso de velocidade, freadas, rpm excessivos e motor ocioso. 

 

Como o sistema de telemetria funciona 

 

O procedimento é simples, nesse tipo de aplicação, é instalado no veículo um aparelho que irá captar todas as informações referentes a utilização dele. Os aparelhos recebem uma antena transmissora, em que repassam em tempo real para as centrais de gestão dados para análise e tomada de decisão. 

Por ser tratar de uma tecnologia estratégica, os dados são armazenados em nuvemtrazendo ao gestor maior controle sobre sua frota, uma vez que, poderá acessar o servidor do seu próprio smartphone e de qualquer lugar por meio de um sistema de gestão seguro e automatizado.

 

Quais os benefícios para gestão de frotas

 

Não há dúvidas de que as distribuidoras que utilizam a telemetria tenham um diferencial no mercado competitivo. Por isso, ter informações precisas, faz toda a diferença no controle e evolução da operação.

 

Ranking de motoristas

Com a telemetria é possível desenvolver o “Ranking de Motoristas”. Uma solução que irá identificar os piores e melhores motoristas da frota, monitorando como eles estão conduzindo o veículo. Com isso, a distribuidora poderá selecionar aqueles que podem passa por um programa de bonificação ou treinamento. 

 

Com o ranking é possível criar programas de capacitação e orientação para os motoristas que estão mal rankeados, assim, além de incentivar a boa prática na direção, está gerando mais segurança e economia. 

 

Controle real do consumo de combustível

Muitas empresas para ter o controle do consumo de combustível fazem um comparativo do volume abastecido e os quilômetros rodados, mas nesses casos, a distribuidora não saberá exatamente os gastos, apenas uma média que pode ser valores para cima ou para baixo. 

 

Com a telemetria é possível identificar além dos defeitos, as causas. Além disso, as rotas e horários de viagens e quanto cada motorista gastou. Tudo de forma detalhada e intuitiva, gerando relatórios de possíveis falhas operacionais ou mesmo no veículo, contribuído para as tomadas de decisões assertivas. 

 

Autonomia na gestão de dados

Na telemetria, a coleta de dados acontece de forma automatizada. Com as informações mais avançadas, o gestor poderá trabalhar com uma gestão fundamentada em indicadores, o que dará mais segurança para o desenvolvimento de ações estratégicas.

O que você conseguirá enxergar nas operações:

  • Onde os motoristas estão tendo o melhor e o pior desempenho.
  • Quanto a empresa está economizando;
  • Quanto poderia economizar;
  • Quais são seus melhores e piores motoristas;

 

Redução de acidentes

Como falamos, a telemetria passará todas as informações do veículo. Assim, é viável acompanhar a velocidade do motorista exatamente igual aparece para no veículo, sendo possível alertar os motoristas e empresa em caso de excesso de velocidade. Podendo ser configurada levando em consideração as características das vias e veículos.

 

Acompanhar a velocidade da frota, poderá evitar além de possíveis acidentes de trânsitos e até fatalidade, gerar diversos tipos de prejuízos a distribuidora, sejam financeiras ou a imagem da empresa. 

 

Como podemos ver, a telemetria é uma grande aliada não só das distribuidoras, mas também, para a gestão de diversas frotas. Assim, ter um sistema sólido, que mede todos os dados sobre suas operações de forma ágil e prática, sem dúvida irá trazer mudanças relevantes para o crescimento da empresa. 

Sua gestão de frotas com o auxílio da telemetria pode gerar muitos resultados! Saiba como um software integradopor ajudar sua distribuidora e como ele pode ser um diferencial para gestão de frotas!