Entretanto, muitas empresas ainda cometem o erro de utilizarem plataformas distintas para seu comércio online e sistema ERP, o que dificulta o gerenciamento da empresa e ainda influencia na sua performance de venda. Sem um sistema integrado, com a gestão de vendas e processos internos em um único lugar os problemas podem ser ainda piores. 

Quer aprender sobre quais aspectos são importantes para não ter problemas no futuro? Se não, continue a leitura que iremos te mostrar.  

 

Customização do ERP

 A integração entre a plataforma de e-commerce e o ERP reduz o tempo de execução dos processos internos da loja, otimiza o tempo e afeta diretamente o desempenho da empresa perante os consumidores. Porém, para isso, é necessário adaptar seu sistema à realidade da empresa.

 Mas se seu ERP não faz isso aí começa o problema.

 Presumivelmente, qualquer pessoa que use um ERP  que não foi customizado para o seu e-commerce vai descobrir que muitos dos recursos e funções são raramente usados ​​ou serão usados,  porque não têm nada a ver com as necessidades da empresa. Esses recursos "esquecidos" acabam por ocupar espaço e causar confusão para aqueles que não estão totalmente familiarizados com os sistemas.

Ao contrário desta situação, ao adquirir uma solução ERP customizada para a integração com o e-commerce, você pode mapear os processos de negócios da empresa e convertê-los em recursos eficazes no sistema. 

Desta forma, a plataforma passa a ser um espelho de suas operações, de forma que todos os recursos estejam diretamente ligados às necessidades específicas do seu e-commerce e segmentos de mercado.

 

Integração Genérica

 O ERP genérico pode atender qualquer tipo de segmento de mercado, podendo funcionar bem até certo ponto. Mas  conforme a situação da empresa muda, você pode precisar de soluções que tornam seu processo mais consistente com a situação atual.

 Ao escolher uma opção personalizável, você pode se preparar para o futuro e garantir que o ERP receberá as atualizações e os novos recursos do e-commerce integrado. Este é um investimento que continuará a melhorar e se adaptar ao longo do tempo e à medida que a organização cresce.

 Confira alguns outros pontos que seu ERP não precisa integrar corretamente ao seu e-commerce. 

Emissão de notas fiscais (NF)

 A emissão de notas fiscais é uma rotina comum em empresas que vendem produtos online, principalmente por serem documentos importantes para garantir a segurança da venda tanto para quem comprou tanto quanto para o vendedor. Com a integração ao ERP,  todas as informações e dados estarão disponíveis no sistema, tornando os processos de emissão mais ágil e prático.  

Mas o que muitas empresas não sabem é que muito ERP comum acaba não oferecendo integração com a ferramenta, ou seja, a empresa terá que fazer todo o registro e emissão manualmente. Assim, o ERP customizável chega como uma solução, já que o sistema é construído de acordo com as necessidades da empresa e suas demandas.

Controle de estoque

 Ter um sistema de gestão integrado ao seu e-commerce é sem dúvidas um grande diferencial, isso porque, dados de estoque incorretos podem causar sérios problemas na hora da venda, principalmente online, além de influenciar no anúncio em múltiplos canais de vendas. 

Com uma integração genérica, muitas funcionalidades que sua empresa precisa podem não existir, dando lugar as outras que pouco atendem. 

Com o ERP customizável, seu e-commerce contará com a integração de todos os seus canais de vendas, viabilizando todo o gerenciamento integrado do setor de estoque. Além de armazenar as informações dos dados tanto do marketplace quanto da venda física.

Gestão financeira

 Quando falamos de integração entre o ERP e o e-commerce, sem dúvidas a gestão financeira é parte fundamental no controle de contas a pagar e a receber. Com a centralização das receitas e despesas o gestor terá uma visão mais ampla dos negócios, e terá mais critério ao investir em novos produtos e serviços. 

Com o ERP genérico, apesar da empresa conseguir reunir todas as informações para analisar a saúde financeira da empresa, este processo terá que ser manual ou não terá algumas funcionalidades.

Como a rastreabilidade de dados, ou seja, a capacidade que uma organização tem de detalhar o histórico, a aplicabilidade ou a localidade de um item através de informações previamente registradas.

 

Tenha o melhor ERP customizável para seu e-commerce  

Se você é um gestor e ainda restam dúvidas sobre os benefícios dessa integração, o recomendado é buscar conhecer sistemas customizáveis que tem realmente feito a diferença no mercado. Softwares modernos e flexíveis como oW3ERP, são verdadeirosaceleradores de crescimento

Com uma solução totalmente online e customizável, você terá acesso a benefícios e funcionalidades que podem alavancar seu e-commerce, integrando setores e ganhando praticidade na gestão do negócio e vendas online. 

Quer integrar o seu e-commerce a um ERP customizável? Nós podemos te ajudar, fale com um de nossos especialistas e marque uma demonstração do nosso sistema.