Devido à pandemia de Coronavírus, as empresas precisaram se reinventar e buscar alternativas para manter as vendas. Logo, a criação de e-commerce foi a melhor solução para muitos negócios que começaram a vender na internet. 

No comércio eletrônico, a sustentabilidade e o crescimento são impossíveis, a menos que você esteja disposto a investir recursos em ferramentas que possam ajudá-lo a expandir seus negócios.

Ao lançar o seu e-commerce, você pode ter conseguido manter todos os pratos girando sozinho, mas, se quiser escalar as suas vendas, precisará sair de um estado de espírito de realização e se concentrar na otimização e no crescimento. 

É aí que as ferramentas para gestão de e-commerce entram em jogo.

O problema é que existem muitas ferramentas por aí. Nem sempre é fácil saber por onde começar ou em que se concentrar.

Neste post, você encontrará sugestões de algumas ferramentas que costumam ser muito utilizadas quando o assunto é gestão de e-commerce. 

Continue a leitura e confira! 

Dicas de ferramentas para fazer a gestão de e-commerce

Aqui estão algumas ferramentas de negócios que todo proprietário de e-commerce precisa para lançar e expandir sua loja online com sucesso.

Uma plataforma de comércio eletrônico

Provavelmente você já escolheu a plataforma de comércio eletrônico que irá utilizar e pode ser que o seu e-commerce já esteja no ar.

Porém, precisamos dizer que a primeira e mais importante ferramenta para uma empresa de comércio eletrônico de sucesso é a própria plataforma. 

Opções como Shopify e WooCommerce foram projetadas especificamente para lojas de e-commerce. Estas plataformas vêm carregadas com uma série de ferramentas e serviços para ajudar a gerir o seu negócio. 

Cada plataforma tem seus próprios temas e serviços incluídos. Escolha o mais adequado para o seu negócio.

Sistemas de processamento digital de pagamentos

Você pode converter mais negócios disponibilizando seus produtos ou serviços em seu site. Felizmente, vários provedores de pagamento terceirizados tornam as transações online fáceis de gerenciar e sem problemas. 

O PayPal, por exemplo, é uma das soluções mais populares disponíveis atualmente. Quase todas as plataformas de comércio eletrônico podem integrar essa solução de pagamento à infraestrutura de seu site.

 

Plataformas de marketing por e-mail 

Para permitir que clientes novos e existentes conheçam os produtos, você pode recorrer ao marketing por e-mail. Essa é uma ótima maneira de divulgar sua marca. 

O MailChimp, por exemplo, é uma ferramenta inestimável que você pode usar para aumentar sua lista de e-mail e executar campanhas de marketing coordenadas. 

O que torna o MailChimp tão grande é sua capacidade de automatizar muitas de suas tarefas de marketing. 

Também ajuda a rastrear carrinhos de compras abandonados e enviar acompanhamentos de clientes automaticamente para maximizar as conversões. 

 

SAIBA MAIS 

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Análise e rastreamento avançados

Depois que seu site de comércio eletrônico estiver instalado e funcionando, você precisará rastrear e analisar todas as informações de vendas pertinentes à sua empresa. 

O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas para fazer análises, Com ela, você poderá entender questões comportamentais - quais páginas mais acessa, por exemplo - de quem acessa o seu e-commerce, o que ajudará a entender melhor os hábitos de compra de seus clientes. 

Independentemente de você estar focado em fazer mais vendas ou aumentar o desempenho do seu site, a integração com a ferramenta ajuda a testar pontos de dados valiosos em seu comércio eletrônico para ver quais mudanças você deve fazer para maximizar a eficiência.

 

Soluções de gerenciamento de mídia social

Toda empresa de sucesso precisa manter sua presença na mídia social. Dito isso, manter perfis de mídia social atualizados regularmente consome muito tempo, especialmente para equipes menores. 

Com a integração de soluções de gerenciamento de mídia social para seu e-commerce, você pode manter os clientes engajados enquanto automatiza o trabalho braçal necessário para fazer isso. 

O HootSuite é uma ferramenta muito utilizada para fazer a automação de mídia social, permitindo que você acesse e publique todo o conteúdo digital de sua marca em uma plataforma fácil de usar. 

Essa plataforma é ótima para ajudá-lo a organizar seu conteúdo e automatizar postagens com base em suas necessidades editoriais.

 

Software de gerenciamento de relacionamento com o cliente

Independentemente de todas as ferramentas e serviços que você usa para beneficiar sua configuração de e-commerce, nada é mais importante do que a satisfação de seus clientes. 

As ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) já existem há anos, mas o Zendesk é de longe uma das ferramentas mais populares em uso hoje. 

Isso porque, de todas as ferramentas de atendimento ao cliente disponíveis, o Zendesk se concentra em criar a melhor experiência do cliente em seu site, enquanto rastreia essas experiências por meio de uma interface extremamente intuitiva. 

Em combinação com uma equipe dedicada de suporte ao cliente, o uso do Zendesk pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva real em comparação com a falta de envolvimento do cliente de outras empresas.

 

Conclusão

Administrar uma empresa de comércio eletrônico pode ser um grande passo à frente para qualquer empresário que queira melhorar as vendas e o reconhecimento da marca. 

Porém, com o uso das ferramentas e serviços de comércio eletrônico, você pode maximizar seus resultados online, garantindo a melhor experiência geral de compra para seus clientes.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que, caso utilize as ferramentas que indicamos, que elas realmente te ajudem a fazer uma boa gestão do seu e-commerce!