Como o nome sugere, trata-se de uma projeção, ou seja, uma previsão de demandas de acordo com diferentes fatores, como mercado, financeiro e econômico, por exemplo.  Por isso, quando nos referimos a cadeia de suprimentos é preciso planejamento estratégico da distribuidora 

Nesse texto, você entenderá melhor o que é a previsão de demanda futura, a sua importância para o distribuidor e como otimizar essa atividade. Leia até o final e saiba mais!

 

O que é previsão de demanda?

A previsão de demanda pode ser entendida como  um tipo de prognóstico no qual é possível prever a quantidade de vendas de produtos ou serviços que uma empresa poderá fazer em determinado período de tempo. Também conhecida por estimativa de demanda, seu objetivo é identificar as reais demandas da distribuidora para que o gestor tome decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão.

Além disso, as distribuidoras utilizam a previsão de demanda quando projetam entrar em um novo mercado, segmento. Assim, caso identifique que a demanda por determinado produto aumentará, a empresa poderá investir mais e elaborar um plano de ação eficiente para atender ao mercado e diminuir possíveis riscos que podem afetar o lucro da distribuidora. 

Em uma distribuidora pet, por exemplo, se o gestor sabe que no mês de dezembro e janeiro aumenta a demanda, ele consegue prever com antecedência o número de insumos que precisa ter para atender as demandas. Ou seja, o gestor conseguirá garantir uma cadeia de suprimentos suficiente para atender a demanda de forma eficiente. 

 

Como pode ajudar sua Distribuidora

Se a sua distribuidora ainda não realizou o planejamento de demanda futura, está cometendo um grande deslize. Isso porque ao captar esses dados, a distribuidora conseguiria prever a demanda dos clientes por produtos. Implementando um planejamento para melhor eficiência da cadeia de suprimentos. 

Por isso, fazer o prognóstico da demanda ajuda também a sua distribuidora a:

  • Planejar o orçamento da produção;
  • Realizar o orçamento de matéria-prima;
  • Fazer previsões financeiras;
  • Planejar atividades de marketing;
  • Evitar a subprodução ou a superprodução;
  • Formular estratégias de preço;
  • Realizar a gestão de estoques.

 

Como realizar a previsão de demanda 

 A previsão de demanda futura pode ser abordada por meio de análises quantitativas e qualitativas. Para entender o processo de previsão de Demanda, mostraremos passo a passo de como realizar a previsão da sua distribuidora: 

 

Tenha um objetivo

 Ter objetivos claros é fundamental para iniciar qualquer análise, seja para longo, médio ou curto prazo, sendo estabelecido com base no segmento de mercado da distribuidora. Para dar direção à previsão de demanda é necessário determinar o objetivo da demanda. Por exemplo, quando falamos de uma distribuidora de cosméticos, é preciso saber qual a demanda por cosméticos para os próximos anos devido ao aumento da demanda. 

 

Visão de temporalidade

Com base nas metas estabelecidas, deve-se definir a duração da demanda prevista. Exemplo: vamos determinar que vai durar 1 ano e meio.

 

Definição do modelo de previsão

 Os profissionais responsáveis ​​pela previsão de demanda são os mais adequados para escolher o método ideal com base em metas definidas. Como, por exemplo,  vamos definir que o modelo que a distribuidora vai usar é um modelo de pesquisa.

 

Coleta de dados

 Uma vez que o método é determinado, a próxima etapa é coletar os dados necessários. Exemplo: selecionaremos um grupo de brasileiros que usam cosméticos e um grupo de brasileiros que não usam cosméticos, e aplicamos um questionário estruturado sobre a intenção de compra.

 

Estimativa e interpretação de resultados

 Uma vez que os dados necessários tenham sido coletados e o método de previsão de demanda tenha sido concluído, a última etapa é estimar a demanda com base no período de tempo definido. Assim a distribuidora irá analisar as respostas do questionário para avaliar se a demanda brasileira por cosméticos é suficiente para criar uma unidade no país.

 

Conclusão 

 Como pudemos ver, a previsão de demanda fornece às distribuidoras informações valiosas sobre o segmento que atuam, além de mercados alvos. Podendo fazer uma prévia sobre o que acontecerá no futuro. Mas é preciso lembrar que não há uma receita de bolo a ser seguida. Isso porque, é preciso analisar diferentes fatores como financeiro, orçamentário, estoque e fatores externos que possam afetar o negócio. 

Um grande aliado na previsão de demanda é o sistema ERP, que automatiza processos e aumenta a eficiência das operações. Como, por exemplo, calcular de forma exata qual o ponto de pedido da mercadoria, ou seja, o momento exato em que se deve fazer o pedido, no tempo e quantidade corretas, para evitar desperdícios. Essas e outras vantagens podem ser obtidas pelas empresas ao implementar um sistema de gestão.

Quer saber mais sobre as vantagens que o ERP pode trazer para sua distribuidora na previsão de demandas e em outros setores? Fale com nosso colaboradores