Por outro lado, uma gestão de suprimentos ineficaz pode trazer efeitos negativos para sua distribuidora, como zerar os recursos da empresa. Sendo assim, dada a importância do tema, preparamos um conteúdo completo para sua distribuidora.

 

Você irá encontrar dicas que irão contribuir para otimizar a cadeia de suprimentos da sua distribuidora e garantir resultados. Acompanhe!

 

Cadeia de suprimentos

 

Supply Chain Management (SCM)traduzindo o termo em inglês como cadeia de suprimento é uma série de processos que fazem parte do ciclo de vida de um bem. Ou seja, todas as etapas pelas quais passa o produto dentro e fora da empresa até chegarem ao seu destino final, o consumidor.

 

Para que funcione corretamente, uma infraestrutura completa deve estar sempre formada. Nos moldes atuais, a cadeia produtiva é composta por máquinas, sistemas e profissionais, além de contar com uma rede integrada completa que pode otimizar os processos de comunicação e operação entre fornecedores e parceiros de uma distribuidora. 

 

Aumente o desempenho da Distribuidora 

 

Quando nos referimos a um grande número de processos, a gestão da cadeia é uma tarefa sistemática e seu funcionamento depende de uma comunicação eficaz e da capacidade de mostrar a cada participante a real situação das atividades da empresa.

 

Confira algumas dicas de como maximizar o desempenho da sua distribuidora! 

 

Monitore a gestão de suprimentos

 

Como falamos, ter o controle dos principais produtos da cadeia de suprimentos é essencial para identificar possíveis falhas na distribuidora. Um grande aliado nesse processo é a utilização de sistemas de gestão de estoque que forneçam um software eficiente nos que diz respeito à cadeia de suprimentos e logística. 

 

Isso porque o que oque está dando certo hoje pode dar errado amanhã, com isso, é preciso de tempo em tempo conferir o desempenho da cadeia de suprimento. Será que está ocorrendo atraso no envio? Os pedidos estão sendo atendidos? Caso não esteja ocorrendo corretamente é preciso identificar as falhas com urgência. 

 

Consequentemente, é preciso alinhar a melhor maneira de estancar o problema seja trocando de fornecedor, experimentando novos serviços de entrega ou implementando treinamentos para funcionários.

 

 

SAIBA MAIS 

📚4 dicas para otimizar a gestão da sua empresa

📚 ERP eficiente: como organizar rapidamente os processos da sua empresa

📚 Evolução contínua: como a W3ERP tem otimizado suas funcionalidades

 

Planejamento de demanda futura



Se a sua distribuidora ainda não realizou o planejamento de demanda futura, está cometendo um grande deslize. Isso porque, ao captar esses dados a distribuidora conseguiria prever a demanda dos clientes por produtos. Implementando um planejamento para melhor eficiência da cadeia de suprimentos. 

 

Em uma distribuidora pet, por exemplo, se o gestor sabe que no mês de dezembro e janeiro aumenta a demanda, ele consegue prever com antecedência o número de insumos que precisa ter para atender as demandas. Ou seja, o gestor conseguirá garantir uma cadeia de suprimentos suficiente para atender a demanda de forma eficiente. 

Elimine silos de dados 

 

Quanto mais os dados forem compartilhados, melhor será o gerenciamento da cadeia de suprimento na distribuidora. O sigilo dificulta o acesso de informações relevantes que possam agilizar processos e demandas, principalmente quando nos referimos a estoque. 

 

Nesses casos, as distribuidoras podem utilizar plataformas de gerenciamento online que possibilitam maior visibilidade da cadeia de suprimentos. Minimizando erros e possível dificuldade na gestão de estoque, além de minimizar custos e retrabalho. Tudo através de um software como o erp web. 

 

Tecnologia aliada a cadeia de suprimento 

 

Devemos lembrar o papel decisivo da tecnologia para atingir os objetivos organizacionais. Os aprimoramentos de automação e gerenciamento de processos fornecidos pelo software e outras soluções não apenas ajudam a planejar melhor os recursos da empresa, mas também ajudam a desenvolver estratégias de controle.

 

Em síntese, o sistema como o ERP e o WMS realizam uma gestão eficiente de estoque, ou seja, atua como uma peça importante para o controle dos processos de logística e cadeia de suprimentos. Em suma,  o WMS é um software específico para otimizar operações logística, já o ERP web abrange outras áreas do negócio além do estoque, como venda e faturamento.