Mas primeiro é necessário entender as funcionalidades do sistema WMS que permitem aproveitar a tecnologia como um facilitador de processos. Seja otimizando o controle de estoque, diminuindo os custos e gastos dentro do procedimento  ou até armazenando informações e transformando-as em conhecimento aplicado à gestão. 

Essa ferramenta pode ser o que falta para a sua empresa superar os desafios e atingir um novo patamar no mercado. Continue a leitura!

O que é WMS?

 

WMS é a sigla de Warehouse Management System, que pode ser compreendido como “Sistema de gerenciamento de armazém”, que trata-se de uma software cujo objetivo é permitir que gestores controle e administre os bens e produtos a partir do momento que entram ou saem do armazém, além de proporcionar o gerenciamento 

de inventário, processos de seleção e auditoria.

Em síntese, o sistema WMS realiza uma gestão eficiente de estoque, ou seja, atua como uma peça importante para o controle dos processos de logística e cadeia de suprimentos. Por exemplo, um WMS pode fornecer visibilidade no inventário de uma organização em qualquer momento e localização, seja em uma instalação ou em trânsito.

Quais os benefícios do WMS ?

A utilização de sistemas como o WNS pode gerar grandes vantagens no mercado competitivo, entre elas o aumento considerável na confiabilidade dos processos, uma vez que a logística integrada evita prejuízos e diminui a necessidade de retrabalhos. Além disso, o software auxilia na redução dos custos operacionais, evitando perda de materiais e tomadas de decisões assertivas. 

 

Com a solução de localização e expedição, é possível otimizar o tempo de frete, além de manter o estoque mais organizado e melhor utilizado, garantindo controle eficiente de entrada e saída de mercadoria, evitando que espaços não sejam aproveitados.

Outro ponto importante, é que o sistema WMS melhora a produtividade e proporciona maior agilidade na troca ou entrega de produtos, já que todos os registros são digitais, diminuindo as chances de falha humana. Por ser um sistema automatizado, qualquer pessoa poderá ter acesso para verificar uma informação ou colher dados, garantindo informações em tempo real. 

WMS e ERP são a mesma coisa?

 

Essa é a dúvida de muito gestor que deseja otimizar seu estoque. Assim como o WMS, o sistema de gestão integrado - ERP web  também se encaixa em soluções tecnológicas que visam automatizar os processos empresariais. Entre as funcionalidades que um ERP web reuni está a centralização de dados e processos, cadastros, pedidos de venda, notas fiscais e registros financeiros e estoque em um único lugar. 

 

Por atuar também com sistemas para estoque, a WMS acaba sendo confundido com o ERP, mas a verdade é que não são a mesma coisa! A diferença é que o WMS é um software específico para otimizar operações logística, já o ERP web, abrange outras áreas do negócio além do estoque, como venda e faturamento. 

 

Onde encontrar?

 

Sendo assim, podemos ver que o sistema WMS opera de forma a otimizar as atividades e fluxo de informação dentro do processo de gestão do armazém. Se você está em busca de um sistema para otimizar não só os processos de estoque, mas de toda a empresa de forma integrada, temos a solução para você!

 

A W3ERP tem baseado-se em inovação dos seus produtos e especializações necessárias para atender exigências dos mais diversos segmentos. Com um sistema robusto e eficiente, possuímos  vantagens exclusivas que irão te colocar um passo à frente no mercado. Com a disponibilidade de sistemas ERP e WMS a W3ERP possui as melhores ferramentas para a gestão do seu negócio. 


Entre em contato com nossos profissionais e veja qual sistema melhor se encaixa no seu mercado de atuação!