Planejamento estratégico: Como definir e aplicar métricas
Independente do ramo de atuação, definir métricas é fundamental para saber como está o andamento de um planejamento estratégico. Se você quer saber como fazer isso de maneira correta, continue lendo!
Acompanhar os resultados de um planejamento estratégico é tão importante quanto aplicar o plano em si. Dessa forma, é possível avaliar constantemente se as estratégias aplicadas estão dando certo ou não.
Para que isso aconteça de forma precisa, é necessário fazer a utilização de algumas métricas. Assim, você mensura o desempenho da empresa para ter certeza que o investimento está trazendo os frutos e lucros necessários.
Independente de qual seja seu objetivo, melhorar a identidade de marca, aumentar as vendas, fidelizar clientes ou implementar o aparelho dental invisível como um serviço na sua clínica. Após definir prioridades e objetivos dentro da sua estratégia de marketing, é necessário estipular métricas para seguir com o acompanhamento do plano de ação.
Neste conteúdo separamos quais são as principais métricas para o planejamento estratégico e como aplicá-las de forma precisa em um negócio!
Defina objetivos
As métricas nada mais são os fatores que irão te auxiliar na hora de mensurar desempenhos e resultados do planejamento estratégico.
No entanto, para definir quais as métricas a serem utilizadas, é necessário determinar os objetivos, metas e necessidades do seu plano estratégico. Como dito anteriormente, as métricas dependem exclusivamente da definição de objetivos.
Aqui, estão alguns exemplos a serem seguidos:
Aumentar o brand awareness
Caso o seu objetivo seja fazer com que as pessoas lembrem da identidade da sua marca, é necessário aumentar o brand awareness (termo em Inglês para reconhecimento de marca).
Por meio dele, o público-alvo começa a considerar o seu produto/serviço para fidelizar uma compra ou negócio.
Engajamento de marca
Esse objetivo está conectado ao relacionamento da marca com os clientes em potencial.
É necessário fazer com que a empresa se aproxime do público-alvo para que os mesmos sintam a vontade de interagir com os conteúdos e fidelizem a marca.
Educar o mercado
Independente do serviço ou produto ofertado, é fundamental educar os usuários, de modo que os mesmos sintam que a sua empresa ou negócio possui a solução para suas necessidades específicas.
Para exemplificar, podemos utilizar a seguinte analogia:
Em relação a empresas de convenios odontologicos, é necessário que o público-alvo entenda a necessidade e a importância dessa cobertura para a saúde bucal, seus benefícios e vantagens, a ponto de finalizarem a compra.
Sendo assim, essa empresa em questão deverá investir em conteúdos informativos em blogs e sites, para que consiga se tornar uma referência de mercado.
Aumento de vendas e lifetime-value
Toda empresa tem um objetivo em comum: vender cada vez mais. Quanto mais se vende, maiores são os lucros.
Uma boa maneira de se destacar no mercado e aumentar a lucratividade é através das estratégias de marketing que, apesar de não terem como único propósito a fidelização de vendas, resultam no aumento de conversão de clientes.
Já o lifetime-value diz respeito ao tempo de vida do cliente para aquele negócio/empresa em questão.
Essas estratégias são importantes principalmente para aqueles produtos ou serviços que não são utilizados de forma recorrente, com o objetivo de fazer com que esses clientes continuem gerando lucro para a empresa.
Vejamos o exemplo que demos anteriormente: Como fazer com que aquele cliente que fechou a compra do convênio odontológico continue gerando lucros para a empresa?
Uma maneira de fazer isso é oferecendo conteúdos informativos não só sobre seus serviços e produtos, mas também, outros assuntos que englobam esse universo, a ponto de que o cliente esteja sempre bem informado e sinta vontade de consumir os seus produtos, descontos, oportunidades de negócios e por aí vai.
Tipos de métricas
Agora que você já sabe um pouco sobre os objetivos principais, chegou a hora de falar de métricas! É preciso frisar que existem dois tipos de métricas, as sociais e as de negócio.
Veja a seguir:
Principais métricas sociais
As métricas sociais são aquelas ligadas às finalidades de uma empresa dentro das redes sociais. Deste modo, os principais dados a serem avaliados são:
- Alcance: O alcance se baseia na quantidade de pessoas que estão recebendo os conteúdos publicados nas redes sociais, de acordo com o número de seguidores.
No entanto, deve-se ter em mente que o número de seguidores não corresponde a sua métrica principal de alcance, isso por que este número não necessariamente diz respeito a todos os usuários que estão recebendo os conteúdos.
- Engajamento: O engajamento se baseia na soma daqueles que comentam, curtem, compartilham e clicam nas postagens. Dessa forma, é possível se ter uma ideia da quantidade de usuários atingidos que interagem com as postagens.
No entanto, é fundamental ter em mente que este número não significa nada se a taxa de conversão para o negócio é baixa.
Principais métricas de negócio
Como dissemos anteriormente, o objetivo de toda e qualquer empresa é aumentar o volume de vendas e fidelizar clientes. Deste modo, as métricas de negócio serão utilizadas para que se possa analisar estes resultados.
As principais métricas de negócio são:
- ROI (retorno sobre investimento): O ROI é a conta que vai te dizer se a sua estratégia está gerando lucros para o negócio ou não.
Pode-se calcular o ROI através da seguinte fórmula:
ROI = (RECEITA/CUSTO)/CUSTO
Vejamos o seguinte exemplo:
Aquela clínica que citamos no começo do texto pode utilizar o ROI para saber o número exato de conversões do plano odonto empresa e pessoa física.
Caso a taxa de conversão seja menor do que o esperado, é possível tomar providências para que a lucratividade em cima do produto/serviço ofertado aumente.
- Taxa de conversão: A taxa de conversão diz respeito a quantidade de pessoas que realizaram ações importantes para a geração de lucros. Dentre elas, podemos citar:
- Baixar um material (e-book);
- Realizar uma inscrição;
- Cadastrar-se para um teste do produto;
- Solicitar um orçamento;
- Comprar um produto/serviço;
Métricas de Marketing
Dentro de um plano estratégico, é possível utilizar uma infinidade de métricas que auxiliem no desempenho e desenvolvimento de um negócio. Algumas delas são:
- Leads por canal;
- Custo por lead;
- CPC (Custo por Clique);
- CPA (Custo por Aquisição);
- Taxa de abertura de email;
- Entre outros;
Métricas de vaidade
Agora que você já viu diversos exemplos das mais distintas métricas, é necessário alertá-lo sobre as métricas de vaidade.
Elas se baseiam basicamente naqueles dados impressionantes aos olhos, mas que não representam o sucesso de um plano estratégico ou o crescimento de um negócio.
Vejamos: Um grande número de seguidores no Instagram, curtidas em posts do Facebook, alto índice de visualização nos stories são fatores que inflam o ego de qualquer empresa, entretanto, não necessariamente esses números contribuem de forma efetiva para as vendas e conversões de clientes.
Imagine que aquela clínica odontológica que citamos anteriormente tem mais de 10 mil seguidores no Instagram. Por mais que seja um número alto, ele não diz respeito a quantidade de usuários que contrataram o plano empresarial odontologico, e assim por diante.
Entendeu o ponto? Essas métricas não trazem nenhum cálculo, resultado ou porcentagem que auxilie a empresa a entender de onde estão - ou não estão - vindo as conversões de vendas.
Considerações finais
Neste conteúdo você pôde entender um pouco mais de métricas e a importância delas dentro de um planejamento estratégico.
Existem diversas métricas que podem ajudar uma empresa a medir o desempenho de suas respectivas ações e resultados.
Por isso, não deixe de traçar objetivos e metas para que o melhor planejamento possa ser desenvolvido!
Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, assessora e redatora na empresa Ideal Odonto