Agora, vamos entender o que realmente significa a chamada análise financeira. Você olhará como isso afeta os resultados da empresa, de forma direta, mesmo que você não seja o responsável direto pelo faturamento.

Você entenderá também os principais indicadores com os quais as finanças estão intimamente relacionadas. Leia até o final e entenda melhor sobre como manter a saúde das finanças corporativas em dia!

 

O que é a saúde das finanças corporativas?

Veja da seguinte forma: para que um país funcione, os órgãos públicos devem estar com um sistema integrado e trabalhando de forma harmoniosa para que tudo dê certo. Não é verdade?

Se pegarmos este exemplo na realidade empresarial, podemos dizer que a realidade é bem parecida. Para manter a saúde financeira, todos os aspectos do negócio devem funcionar perfeitamente e sem problemas.

 

E por que manter a saúde das finanças corporativas é importante?

Entender como gerenciar a saúde financeira de uma empresa é um ponto importante nos negócios. 

Trata-se de uma maneira de calcular o desempenho da organização e entender o nível de rentabilidade. Afinal, mesmo tendo um grande volume de vendas é possível não obter lucros.

Vários elementos podem ameaçar a saúde financeira de uma empresa incluindo má gestão, mudanças no comportamento do consumidor, além da própria mudança e evolução mercadológica. No entanto, quanto mais forte a sanidade, menor o efeito.

É cuidando bem das finanças que se torna possível aumentar o capital de giro, possibilitando o investimento em novas soluções e ativos de mercado, garantindo que os pagamentos sejam sempre efetuados na data certa e que a empresa esteja operando positivamente.

Importante pontuar também, que segundo o Sebrae, a participação de empreendimentos menores que fecham após 5 anos de aberto é de 21%. Já numa pequena empresa, essa taxa vai para 17%.

O mau desempenho financeiro é um dos pontos que influenciam neste quesito. Neste caso, cuidar da saúde das finanças corporativas é um dos elementos principais para o sucesso de um negócio.

 

Como cuidar da saúde das finanças corporativas?

Organize as finanças corporativas

Seja de pequeno, médio ou grande porte, colocar as finanças da sua empresa em ordem. Este é o passo primário para manter e operar a estrutura da sua empresa funcionando com fluidez.

A fim de organizar todos os processos financeiros e planejamento de finanças, confira todos os custos fixos da sua empresa

Faça um balanço do aluguel, energia, telefone, impostos, suprimentos, máquinas, equipamentos, salários, etc. Não deixe um sequer, de fora da conta.

É importante entender o quanto a empresa precisa para dar continuidade aos seus trabalhos ativos, para que a visão do administrador se torne mais ampla e a tomada de decisões seja mais fácil. Com isso, o gerenciamento de responsabilidades se torna mais eficaz.

Fora isso, também deve ser levado em consideração, as despesas variáveis ​​e a renda média mensal da empresa. Essa cautela vai ajudar na determinação do lucro ou até mesmo do prejuízo empresarial.

Não esqueça nunca: para que o planejamento das finanças e a organização tenha eficácia é necessário registrar essas informações e, mais importante, mantê-las em dia.

Acompanhar o que entra e sai da conta bancária da sua empresa ajuda a identificar gargalos de negócios e ver oportunidades para resolvê-los. Afinal, esse risco financeiro provê uma visão geral do desempenho financeiro de uma empresa.

 

Cuidado com os níveis de endividamento

A gestão financeira prudente permite que uma empresa evite o superendividamentoe deite em risco a saúde do negócio, além de criar obrigações que não podem ser cumpridas.

A fim de evitar tais situações é preciso entender o que faz com que a empresa fique endividada e desviar-se conscientemente dessas situações.

Geralmente, isso se dá pela falta de planejamento estratégico, informação e conhecimento sobre a própria empresa, além da falta de organização.

Não é nem um pouco conveniente lembrar daquela grande bola de neve da dívida, não é? Porque é um ponto que só cresce, quando geralmente acontece. Por isso, fuja das dívidas!

 

Use a tecnologia ao seu favor!

Um número significativo de sistemas de gestão financeira está disponível hoje no mercado. A melhor parte é a sua capacidade de facilitar a gestão das finanças corporativas do seu negócio.

A tecnologia auxilia na otimização dos processos financeiros, proporciona mais segurança às informações financeiras, controle financeiro mais eficaz, provê dados reais do negócio. Além disso, melhora o sistema produtivo entre os colaboradores da empresa.

Automatizar as tarefas do setor financeiro, é um dos principais pontos desse tipo de tecnologia, além de reduzir os erros humanos. 

Fora isso, é responsável por divulgar dados e fornecer relatórios recentes sobre a situação financeira da empresa. Sem dúvidas, são ótimas ferramentas para medir a saúde das finanças corporativas de uma organização.

 

Tenha um plano de emergência para momentos de crise!

É necessário registrar, organizar e controlar todas as operações financeiras da empresa, mas também é preciso de um plano de emergência para qualquer momento de transtornos ou que ocasione crises ao negócio.

O plano de ação antecipa situações de risco e reduz o impacto da crise. Caso a empresa precise de um plano B, é importante entender que as tendências do consumidor e do mercado mudam e neste momento, que crises podem aparecer. 

Neste caso, a empresa deve ficar atenta ao momento que ela vive. Esses indicadores precisam estar ativos e em alerta para que a saúde das finanças corporativas seja mantida!

 

Quais os indicadores positivos para medir a saúde das finanças corporativas?

Para realizar essa medição, é necessário aplicar vários fatores às finanças da empresa. Desta forma, saberemos se estamos indo bem.

 

Despesas fixas e variáveis

A fim de ter acesso a esse indicador, será necessário ter dados específicos dos custos de forma fixa e aqueles que variam ao longo do tempo.

Em busca disso, o gestor precisará utilizar uma planilha ou um sistema de gestão, no qual estarão concentradas todas as informações sobre os custos de manutenção do negócio.

 

Faturamento

As métricas de faturamento mostram claramente quanto sua empresa cobra por mês. Esse é o valor que vai para o caixa corporativo mensalmente.

Veja se suas contas estão adequadas, você precisará compará-las com as metas estabelecidas para o período.

Se os resultados forem negativos, os gestores podem traçar um novo foco ou estratégia com seus objetivos em um esforço para aumentar as vendas.

 

Lucro

Este indicador ajuda você a saber se uma empresa é lucrativa ou não. Essa métrica, ajuda a determinar se a empresa tem destaque mercadológico.

Saiba que lucratividade não é o mesmo que lucro. Porque este último é mensurado pela redução entre os custos de manutenção e arrecadação da empresa. 

 

Endividamento

Você precisa entender urgentemente o índice de endividamento da sua empresa.

Para entender, é só dividir os valores totais dos passivos pelo valor totalitário dos ativos. Após isso, realize a multiplicação do resultado final por 100. Quando o número for localizado, você terá em mãos o índice de endividamento da empresa.

 

Valor do ticket médio

Não sabe o valor do ticket médio? Basta dividir o valor da receita mensal, sobre o número de vendas realizadas em determinado período. Esses cálculos chegarão a um resultado, que vai apresentar o desempenho da empresa.

Com ele, é possível entender se o preço cobrado pela empresa é um preço adequado e se há necessidade de investir em estratégias para maximizar os resultados da receita.

Com os dados que foram ditos nesse e nos tópicos anteriores, você terá em mãos indicadores importantes para medir a saúde das finanças corporativas do seu negócio!

 

Gerencie o financeiro do seu negócio com o Galax Pay

Através do Galax Pay, você consegue uma série de relatórios sobre a saúde financeira do seu negócio, além de proporcionar a diminuição da inadimplência e também a comodidade do seu cliente, que terá meios de pagamentos alternativos de sua preferência.

Gerencie agora mesmo o planejamento financeiro do seu negócio com o Galax Pay!