Como encantar seu cliente no pós-venda
Conquistar novos clientes não é uma tarefa fácil. A verdade é que muitas vezes os empreendedores gastam muito tempo e recursos tentando encontrar novos clientes e perdem grandes oportunidades de vendas com quem já comprou da marca.
É por esse fator, que o pós-venda se tornou tão importante para as empresas. Basta analisar histórias de sucesso como as de super empresas, de nível mundial, para perceber que a fidelização de clientes no mercado pode ser uma estratégia muito vantajosa para conquistar uma horda de clientes fiéis.
Ou seja, fornecer serviço pós-venda ao comprador depois que ele faz uma compra do produto ou serviço. Esta é uma definição bastante simples. Afinal, em todo processo comercial existe uma especificidade. No pós-venda, não é diferente.
O que é pós-venda?
Os que ficam no setor pós-venda, seja a vendedora ou a equipe de atendimento, devem continuar o processo de compra pensando na jornada do consumidor.
As operações de pós-venda podem ser feitas por meio de mensagens no atendimento via WhatsApp, como ligações e até visitas aos locais do cliente.
Independentemente do método que é usado, todos têm o objetivo de entender o nível de satisfação do seu consumidor com o que comprou.
Essa atenção pós-compra pode variar de acordo com o nicho de mercado, por exemplo, se você vende produtos de fast food por encomenda, o ideal é que o contato seja feito um dia após a venda do produto ou até mesmo no dia que foi realizado.
Esse período é suficiente para que a pessoa ainda tenha a experiência de consumo viva em sua mente, para que possa lhe dar o feedback mais verdadeiro possível.
Por outro lado, se você estiver vendendo um produto de consumo de longo prazo, como imóveis de aluguel, o período após a venda deve ocorrer por um período mais longo, pois quem aluga uma casa precisa de algum tempo para se afinar e sentir se eles representam um bom negócio ou não.
Qual é a importância do pós-venda?
O pós-venda é muito importante, podendo ter mais importância ainda que as demais etapas do processo de vendas, pois determina se o cliente manterá o relacionamento com a empresa ou se buscará a concorrência.
Um dos primeiros conceitos do pós-venda é manter os clientes mais financeiramente que lucrativos do que adquirir novos clientes.
Philip Kotler, o pai do marketing, diz que custa de 5 a 7 vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um existente. Aí você imagina o poder de manter seu pós-venda ativo.
E é justamente na área de pós-venda que você garante a manutenção do relacionamento e aumenta sua fidelização, o que abre caminho para novas oportunidades de negócios e crescimento sustentável.
No entanto, segundo relatório do Sebrae publicado pela FecomercioSP, em 2019, 85% das empresas brasileiras nunca fizeram pós-venda.
Quando os clientes aprovam o serviço e o pós-venda, eles voltam a buscar os serviços da empresa e continuam sendo um defensor da marca.
Por isso, investir em estratégias de pós-venda para ter clientes que compram mais, se fidelizam ao seu negócio e continuam divulgando seus produtos e serviços, se tornou muito importante.
Como encantar o cliente no pós-venda?
Tenha um processo ordenado
A organização é uma peça chave para fidelizar clientes. Por isso, mantenha seu banco de dados sempre atualizado e conte com um bom CRM de vendas.
Esse tipo de sistema ajudará sua equipe a reduzir o tempo de atendimento. Melhorar o fluxo de trabalho e acompanhar de perto o caminho de cada cliente.
Além disso, um bom sistema de gestão garante melhor interação e comunicação com a equipe, o que faz com que o cliente não precise explicar seu problema várias vezes para obter a ajuda que precisa.
Mantenha contato com seus clientes
O contato é essencial para manter um relacionamento próximo e fazer com que o cliente sempre se lembre da sua marca.
Por isso, vale a pena desenvolver maneiras de se relacionar, como troca de e-mails, chatbots ou até mesmo ligações de cortesia para ter certeza de que está tudo bem.
Não se esqueça que nem sempre esse contato deve ser usado para divulgar ou oferecer novos produtos. Você deve usar esses canais para construir relacionamentos.
Você pode fazer isso, por exemplo, fornecendo artigos interessantes ou respondendo às suas próprias perguntas.
Tenha um suporte bem treinado
Nada é mais frustrante para os consumidores do que uma empresa com um serviço de pós-venda ineficaz. Por isso, um dos segredos para fidelizar é ter uma equipe de resolução de problemas treinada e qualificada.
É necessário que a equipe de atendimento ao cliente seja rápida, amigável e resolva os problemas de forma independente, sem transferir a chamada ou pedir ao cliente que espere dias e dias.
Entregue bônus exclusivos aos seus clientes
O cliente precisa se sentir valorizado, uma maneira de fazer isso é entregar bônus exclusivos a eles.
Ou seja, para as pessoas que já compraram de você. Há muitas opções, como presentes de aniversário, descontos maiores para portadores de cartão de loja, descontos para clubes e até presentes para compras de determinado valor.
Sempre mantenha um conteúdo de valor
As estratégias de marketing de conteúdo também podem ajudar a fidelizar o cliente após a venda. Para isso, você pode pensar em conteúdos relevantes em diferentes formatos, para serem enviados através das redes sociais, blog ou conteúdo de alto valor.
Mais uma vez, não esqueça que esse tipo de estratégia não deve focar apenas em novas vendas, mas em oferecer conteúdo relevante e de qualidade que agregue valor e ajude o cliente a resolver problemas reais.
Peça feedback dos clientes
Em várias vezes, o cliente pode ter uma opinião diferente sobre a melhor forma de abordar os problemas e essas resoluções podem ser de grande valor para o seu negócio.
Portanto, coletar a opinião da clientela é uma ótima maneira de entender quais gargalos seu trabalho possui e quais ações devem ser tomadas para satisfazer o público.
Sempre que você pede a opinião do cliente e o que ele acha do seu serviço, o mesmo age de acordo com o feedback que recebe, você faz com que o cliente se sinta valorizado e feliz, retorna ao seu negócio quando necessário e recomenda a empresa para amigos e familiares.
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Uma das maneiras de fidelizar o seu cliente é também criando uma forma de pagamento que o deixe mais confortável. Com a Galax Pay, você consegue criar a forma de pagamento recorrente, além de oferecer outros modelos de pagamento para ele.
Por isso, não deixa a forma de pagamento de lado nesse processo de pós-venda. Não esqueça nunca, que os pagamentos são pontos-chave que fazem com que o cliente deixe de lado o propósito de compra. Quando ele não se adequa, ele procura a concorrência.
Portanto, capriche no pós-venda e nas opções de pagamento oferecidas ao seu negócio!