Ele auxilia nos trabalhos do dia a dia e apresenta funcionalidades que são muito úteis no gerenciamento das informações geradas pela empresa. Principalmente na centralização de todas elas em um só lugar. 

Porém, mesmo um sistema de ERP apresentando diversas funcionalidades eficientes, uma dúvida comum em muitos negócios é sobre a integração dele com outros sistemas de gestão. 

Para te ajudar a entender melhor esse assunto e conhecer as vantagens de integrar com outros programas, preparamos esse post com diversas dicas. Confira!  

 

O que é ERP?

O ERP é um sistema que ajuda a organizar todas as informações de uma empresa, centralizando elas em um só local. 

Com isso é possível tornar os processos e trabalhos mais rápidos e até mesmo mais seguros de serem executados. 

Com ele é possível integrar o que é gerado em diversos setores diferentes dentro da empresa como: comercial, gente e gestão, atendimento, operações e vários outros.

Além disso, usando um sistema de gestão ERP a empresa pode desfrutar de diversos benefícios que são muito importantes para a execução dos trabalhos diários. Entre eles podemos destacar:

  • Controle de estoque;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Controle de logística;
  • Melhora na distribuição de produtos;
  • Controle das finanças;
  • Redução de erros;
  • Planejamento de vendas;
  • Melhorias no relacionamento com o consumidor;
  • Integração de dados, entre outros.

Todas essas funcionalidades são potencializadas quando o ERP é integrado a outros sistemas de gestão. 

Além disso, é possível implementar outras funcionalidades quando se faz essa junção. Um exemplo disso, que é extremamente importante, é integrar com um sistema de gestão de pagamentos.

 

Vantagens de integrar o ERP com outro sistema de gestão

Como vimos anteriormente, o sistema de ERP por si só já apresenta diversas vantagens para o desenvolvimento do trabalho diário das empresas. 

Integrar ele a um outro sistema de gestão pode gerar benefícios que servem como um importante diferencial para o seu negócio.

Para exemplificar melhor essas vantagens, separamos alguns exemplos importantes que podem ser alcançados com essa fusão. Confira:

 

Decisões estratégicas 

Conhecer o seu concorrente é fundamental, ainda mais se a empresa comercializa algum tipo de produto ou serviço. 

Usando a integração do ERP com outro sistema fica mais ágil e fácil acompanhar o fluxo das informações geradas em todo o negócio e tomar decisões estratégicas fundamentais. 

Isso gera uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Um exemplo prático disso é durante uma venda grande, onde, as tomadas de decisões quando são feitas mais rápidas, são primordiais para o fechamento dela.

 

Eficiência

A integração do sistema ERP com outros também melhora a eficiência do trabalho e principalmente nas tomadas de decisões. 

Assim como citamos anteriormente, ter agilidade é um fator que faz toda a diferença e quando as informações são compartilhadas para todos os setores, é possível realizar isso muito mais fácil.

Imagina se para cada passo de uma venda, por exemplo, a informação precisasse passar por um setor antes de chegar a outro. Se o caminho for longo, as chances de demora e até mesmo atrasos são muito maiores.

 

Segurança  

Os sistemas de gestão em si são bastante seguros e evitam que aconteçam diversos erros de operação durante uma atividade. A integração do ERP com outros sistemas potencializa isso.

Com essa integração o compartilhamento das informações se torna mais seguro e a possibilidade de precisar acontecer uma intervenção manual é muito menor. Evitando assim possíveis erros. O ERP centraliza tudo e compartilha com os outros sistemas presentes na sua integração.

 

Gestão financeira

Uma das mais eficientes integrações de um ERP é com um sistema de gestão financeira. Isso porque ele gera funcionalidades exclusivas e essenciais para o bom funcionamento e acompanhamento dos valores do negócio.

Integrar um ERP com o sistema de gestão financeira Galax Pay, por exemplo, faz com que a empresa tenha diversos benefícios. 

É possível utilizar como um gateway de pagamentos, gerar boletos, gerenciar a cobrança dos clientes e implantar sistemas de pagamentos diferenciados.

Além disso, também é possível e de suma importância, gerar relatórios atualizados em tempo real, dashboards de fácil acompanhamento e aumentar a fidelização dos clientes através do sistema de pagamento recorrente, utilizado pelas principais empresas de tecnologias e serviços do mundo.

 

Tomada de decisões

Como falamos anteriormente, saber os números da empresa e acompanhar os resultados é de suma importância. Isso não se aplica somente para os trabalhos diários, mas também para a tomada de decisões do negócio. 

Centralizar as informações é fundamental. Imagina ter que buscar em diversas planilhas e documentos diferentes todos os dados para levantar as informações. Dependendo do tamanho dos números, isso pode demandar muito tempo. Por isso é essencial ter acesso fácil e rápido a tudo isso. 

Quanto mais rápido e eficientes forem as tomadas de decisões, sejam para o presente ou até mesmo para investimentos futuros, maiores serão as chances de sair na frente dos seus concorrentes e apresentar serviços ou produtos diferenciados, assim como, conquistar os clientes.

Essas são as principais vantagens de integrar o ERP a outros sistemas de gestão. As facilidades geradas com certeza são um diferencial muito importante para o dia a dia e todas as rotinas do trabalho, não só para a empresa como um todo, mas também para o desenvolvimento das funções dos colaboradores.