Com o PIX novo sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, as empresas serão impactadas com o aumento de disponibilidades de recursos de pagamento. Isso porque, representa um “ponto de virada” na adaptação da gestão financeira da empresa. 

Veja como o ERP pode ajudar sua empresa a crescer fazendo a gestão financeira e acelerando o processo de pagamento. 

O que é o PIX

 Criada pelo Banco Central, o Pix foi criado para agilizar e facilitar o pagamento por transações financeiras. Nesta nova modalidade de pagamento, as transações ocorrerão em até 10 segundos e estarão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive sábados, domingos e feriados.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix possui baixar custo, aumentando a segurança e aprimorando a experiência dos clientes, além de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado. 

 

Otimização de processos 

 Com o aumento das transações bancárias realizadas pelo Pix, o impacto poderá ser sentido em diversos aspectos da gestão do negócio, principalmente no setor financeiro, já que, ao acelerar o processo de pagamento as empresas precisaram de um módulo financeiro eficiente para organizar e controlar as transferências recebidas e realizadas. 

Com o módulo financeiro, a empresa terá o controle rigoroso dos seus resultados, assegurando a gestão total das movimentações financeiras da organização em tempo real. Contribuindo para maior transparência nos processos fiscais e de finanças da organização, uma vez que, essa ferramenta poderá ser customizada de acordo com as características e metodologias da empresa, ou seja, garantindo organização com as transferências realizadas pelo Pix. 

 

Integração PIX e ERP

Com a criação do Pix, o Banco Central irá liberar algumas API’s (Interface de Programação de Aplicativos) para que possam ser feitos integrações entre instituições bancárias e empresa. Ou seja, cada operadora de transação, seja elas bancos, adquirentes e fintechs terão seus próprios API’s para que possam integrar a diversos sistemas ERP web. 

Contudo, cabe às operadoras estabelecerem outras camadas de segurança, como autenticação biométrica, reconhecimento facial etc. Essa nova solução, permite que o usuário realize transações de qualquer instituição financeira cadastrada dentro do ambiente de seu ERP, otimizando processos e evitando retrabalhos. 

Agora o setor financeiro da sua empresa ficará ainda mais eficiente com a integração do ERP com o Pix. 

Quer saber sobre esse e outros assuntos, acesse nosso blog!