Dentre as opções de sistemas de gestão disponíveis no mercado, o ERP físico ainda é utilizado por algumas empresas. Este é um dos modelos em que o servidor é instalado localmente no hardware, onde será gerido pela própria equipe de TI da empresa. Para esta instalação é necessário um alto investimento em infraestrutura, já que é preciso atender a requisitos básicos, como compras de licenças ou contratação de programas. 

Além desses detalhes citados acima, a empresa que utiliza um sistema de gestão físico pode esbarrar em muitos problemas que podem atrapalhar consideravelmente o desenvolvimento da organização. Continue a leitura veja quais as soluções mais recomendadas.

 

Possíveis problemas de um ERP físico 

 

Apesar de contribuir para o desenvolvimento da empresa, o ERP físico pode trazer grandes desvantagens para as organizações.  Por isso, ficar sempre antenado às novas tecnologias é a melhor forma de acompanhar o crescimento do mercado e evitar possíveis prejuízos financeiros para a organização.

 

Veja algumas desvantagens de um ERP local:

  • As personalizações podem atrasar o tempo de implementação;
  • Risco de uma atividade crítica não ser executada corretamente;
  • Grande dificuldade de atualizar o ERP para novas versões atualizadas;
  • Maior custo de investimento;
  • Maior tempo no processo de implementação do sistema;
  • Segurança frágil dos dados;
  • ERPs locais não conseguem se adaptar e escalar para os futuros modelos de negócios.

 

Solução para evitar problemas com um ERP físico

 

Acompanhar os avanços tecnológicos é uma importante ação que as empresas devem fazer para ganharem espaço no mercado, principalmente de maneira competitiva. É justamente os avanços tecnológicos que entregam soluções específicas para evitar futuros problemas com um ERP físico.

Atualmente, o mercado conta com soluções inovadoras como a cloud computing, que além de melhorar os resultados do software, evita problemas que são recorrentes em sistemas físicos.

Esses sistemas armazenados em nuvem além de terem baixo custo para adoção de hardware e implantação, são de fácil manuseio e otimizam os processos e recursos da empresa, Além desses benefícios, um web ERP, como são chamados os sistemas online, dão segurança, praticidade e autonomia.

Um dos problemas que um web ERP pode solucionar na sua empresa é o tempo de implementação do sistema, já que os softwares de gestão online a habilitação ocorre remotamente, sem a necessidade de se deslocar até a empresa. 

 

Entre outras razões que fazem do web ERP um sistema mais completo e vantajoso que o ERP físico,  estão:

  • análise de dados do negócio em tempo real;
  • armazenamento e gestão dos dados;
  • colaboração e melhorias na gestão da infraestrutura de TI;
  • segurança dos dados;
  • sistema disponível para ser usado em qualquer lugar;
  • Pode ser usado por diferentes aparelhos, como: notebooks e smartphones.

 

 

Sendo assim, na hora de optar por um novo sistema de gestão, é bom pensar bastante antes de fazer a escolha. Afinal, perder tempo, vantagens, produtividade e até dinheiro com uma ferramenta vulnerável não ajudará em nada. 

Ter um sistema web ERP se tornou indispensável para as empresas que buscam a automatização e o crescimento da organização. Além disso, aperfeiçoar a gestão operacional da empresa contribuirá para um melhor planejamento e concentração de esforços, tornando a organização mais produtiva e eficiente. 

 

Está em busca de implementar um sistema web ERP em sua empresa? Então aproveite esta oportunidade. Entre emcontato conosco e converse com nossos especialistas.