Por isso, ela é habitualmente utilizada por empresas que há um grande fluxo de venda. Mas não se engane, micro e pequenas empresas também utilizam o sistema para se beneficiar, melhorando o controle de vendas e ampliar novas forma de pagamentos. 

 

Se você não sabe como funciona o TEF ou como essa solução pode ajudar sua empresa, nós explicamos para você. É hora de saber mais sobre o assunto. Continue a leitura!

 

TEF: O que é?

 

TEF significa Transferência Eletrônica de Fundos e consiste em umsistema de transações financeiras referentes a qualquer compra feita por cartão de crédito ou débito, garantindo segurança e agilidade nas operações por meio de conexão direta. 

 

Ou seja, é um sistema de transferência eletrônica  que permite que as informações das transações feitas por máquinas fiquem registradas no software. Dessa forma,  os pagamentos são autorizados e as informações são conciliadas ao sistema de vendas da empresa, garantindo compatibilidade de informações. 

 

Sendo assim, o TEF nada mais é que um sistema de venda integrada. 

 

Modelos de TEF 

Existem diversos tipos de TEF. Sua implementação irá depender da frequência de vendas da empresa, além de diferentes métodos para compartilhamento de informações digitais. Veja alguns modelo de TEF e suas diferenças: 

TEF Discada

 

No modelo TEF Discada a comunicação entre empresa e operadora de cartão é feita por linha telefônica. As transações feitas por meio de cartão tem acesso discado e após a aprovação de cada operação, a ligação é terminada. Mas vale lembrar que esse sistema, geralmente, é mais lento, já que é necessário realizar a discagem. 

TEF Dedicada

 

Utilizando a conexão por linha VPN, redes virtuais privadas. Esse modelo permanece conectado 24 horas por dia as operadora de cartão, proporcionando agilidade ao processo de informação e aprovação de compras. Geralmente, esse tipo de transação ocorre entre um tempo de 2 a 5 segundos, e por isso, é ideal para empresas com mais fluxo de venda por cartão 

 

TEF IP

 

Apesar de utilizar a comunicação VPN, no modelo TEF IP a conexão entre empresas e operadoras é feita por meio do protocolo IP, ou seja, é necessário o uso de internet para o compartilhamento de informações financeiras, tornando ainda mais rápida às operações. 

 

Assim como o TEF dedicado, o TEF IP é ideal para empresas com grande volume de venda e operações por cartão de credito e debito.

 Por que usar o sistema de Transferência Eletrônica de Fundos

 

Ainda está na dúvida sobre os benefícios de uma TEF? Abaixo separamos alguns elementos pelos quais sua empresa deve adotar o quanto antes um sistema de transferência eletrônica de fundos. 

1. Flexibilidade no pagamento

 

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a modalidade de crédito abrange 72% dos consumidores, e o débito, 70%. Ou seja, não oferecer a opção de pagamento por cartão pode ser um verdadeiro tiro no pé! Ao optar pela TEF você poderá oferecer diferentes formas de pagamento e com isso não perderá clientes. 

2. Segurança e facilidade na compra

 

Esse é justamente um dos motivos que muitos gestores utilizam o TEF, garantir segurança e comodidade tanto para quem está vendendo quanto para quem está comprando. Assim, o TEF se apresenta como a melhor solução no mercado 

 

3. Proteção contra fraudes

 

Um benefício que não podemos deixar de destacar é que o sistema elimina qualquer possibilidade de erro, mal intencionado ou não, na hora de registrar o valor de pagamento. Isso porque, os valores são repassados para as maquininhas de maneira automática, sem precisar se preenchido pelo funcionário., evitando fraudes na cobrança. 

 

4. Melhor controle financeiro

 

Com o TEF não é preciso se preocupar com a conferência manual de transações. Ao implementar o sistema, o controle de vendas de tornam mais rigoroso, já que é feito uma conciliação bancária dos dados referentes a vendas. Com isso, os dados são registrados automaticamente na ferramenta de gestão

5. Melhores taxas

 

O PinPad é uma maquininha que aceita diversas bandeiras e adquirentes de cartão, assim, o gestor poderá reduzir seus custos com várias máquinas de bandeiras diferentes. Além disso, para o pequeno negócio, isso pode trazer uma grande economia, já que ao optar por um adquirente que ofereça condições melhores para a bandeira e a forma de pagamento escolhidas pelo consumidor, chegando a taxas mais baixas durante as transações. 

6. Integração do TEF com o ERP 

 

Com o TEF e o software ERP, é possível ter duas informações pareadas automaticamente, dando ao varejista um controle muito maior sobre históricos e hábitos de compra. Ou seja, não é mais necessária a intervenção humana para a operação, como digitar o valor manualmente na maquininha. Todo o processo é realizado dentro do sistema integrado e devidamente validado.

Não apenas isso, o próprio TEF e/ou ERP cria relatórios gerais e segmentados de acordo com a necessidade gerencial do estabelecimento. 

Agora você já sabe o que significa TEF e quais seus principais benefícios, aproveite para melhorar ainda mais o processo de vendas com o sistema da W3ERP. Esse sistema de pagamentos por cartão lança todas as informações referentes a vendas no débito ou crédito de maneira automática na plataforma de gestão W3ERP.  

já sabe qual tipo de TEF você implementar na sua empresa?Não perca tempo fale com nossos especialistas, deixe seu sistema de vendas  ainda mais eficiente.