Em muitos casos, as empresas acabam optando pelas planilhas devido ao seu custo zero, mas se formos analisar os prós e contras, veremos que, registrar dados e informações em excel, oferecem grandes riscos para a gestão de um negócio, trazendo prejuízos nõ só a organização, mas tambem para plataformas de prestação de serviços. 

Para te ajudar nessa escolha, criamos esse artigo com os comparativos entre planilha e sistema de gestão web, e qual a melhor ferramenta para seu negócio. Acompanhe o texto!

 

Planilhas x Sistemas de gestão

Para entender melhor porque o web ERPé sempre a melhor opção, separamos a diferença entre utilizar planilhas e sistemas de gestão. 

Assistência 

Planilhas: com as planilhas a empresa não terá um suporte para auxiliá-la caso ocorra falhas ou erros, apenas contará com alguns materiais disponíveis na internet para tentar corrigi-las.

 

Sistema de gestão: as empresas que utilizam o web ERP podem contar com todo suporte de sua fornecedora, seja por telefone, chat ou email. Com isso, sua empresa terá toda assistência para sanar quaisquer dúvidas ou falhas dentro do seu ERP.

 

Segurança

Planilhas: quando falamos de planilhas, a segurança das informações são ainda mais baixas, isso porque, caso ocorra quaisquer danos ao computador, seus arquivos e dados poderão ser danificados, perdendo materiais importantes para a empresa e causando prejuízos.

 

Sistema de gestão: ao utilizar software de gestão web, todas as informações estarão criptografadas em um sistema de computação em nuvem, que poderá ser acessada a qualquer hora de qualquer lugar. Além de todas as informações passaram por backup automático.  

 

Cooperação

Planilhas: assim como o web ERP, as planilhas podem ser compartilhadas por sistemas em nuvem, porém, elas não podem ser utilizadas por mais de uma pessoa, uma vez que, aumenta o risco de as informações não serem salvas corretamente ou serem duplicadas.

 

Sistema de gestão: desenvolvido especialmente para equipes, o sistema de gestão em nuvem permite que não só uma pessoa utilize, mas que toda a equipe possa acessar simultaneamente o mesmo arquivo, sem perder informações ou ocorrer duplicidade. 

 

Facilidade de uso

Planilhas: um dos motivos dos gestores optarem por planilhas é a facilidade de administrá-las. Mas o que parece ser fácil, pode dar muita dor de cabeça quando a empresa começar a ter planilhas robustas, com muitos dados e informações. Por não ter processos automatizados, a demora em encontrar pastas e arquivos podem comprometer toda produção da empresa. 

 

Sistema de gestão: com ERP web você poderá acessar as informações da empresa de forma intuitiva, já que, a ferramenta poderá ser customizada de acordo com as necessidades da empresa, e isso evitará o excesso de indicadores no sistema. 

 

Qual o melhor software para sua empresa?

 

Como mostramos acima, o web ERP possui diversos benefícios para a gestão da empresa. Neste sentido, a W3ERP conta com um software completo e integrado para os mais diversos segmentos. Garantindo uma gestão eficiente e automatizada de toda a organização.

 

Seja no curto, médio ou longo prazo, optar um sistema de gestão como a W3ERP, é sempre a melhor saída para deixar de lado as planilhas, tornado os processos da empresa mais ágeis e otimizados. 

 

Quer implementar o sistema de gestão na sua empresa? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!