Essa automatização facilita a atribuição de algumas tarefas e em muitos casos aumenta a segurança, pois tem a capacidade de eliminar certas atividades consideradas perigosas anteriormente.

Pensando no avanço tecnológico e as formas como alteraram o setor industrial, preparamos este conteúdo para que aprenda os benefícios da automação industrial e conheça alguns dos seus recursos. Acompanhe!

 

Entenda a função da automação industrial

 

Considerando que o foco da automação é modificar certos processos industriais e torná-los mais eficientes por meio de ferramentas tecnológicas, as indústrias devem aderir às mudanças sem abrir mão da qualidade dos seus produtos.

A automação é capaz de substituir alguns processos humanos, parcial ou completamente, por elementos tecnológicos, como braços mecânicos. Essa medida influencia positivamente a segurança dos colaboradores!

Se antes todos os processos dependiam de diversos aspectos que eram administrados separadamente, a automação surgiu para mudar isso. Com ela é possível manipular sistemas simultaneamente, dividindo-os como:

 

Controle

 

O controle lida com a programação do sistema. O grande volume de dados que precisam ser administrados ao mesmo tempo foi simplificado com a automação industrial, por meio de softwares específicos para isso.

O controle é o cérebro de toda a operação industrial que, além de cuidar de todas as máquinas, esteiras e geradores, possibilita a administração de tudo ao mesmo tempo, analisando todo o fluxo de dados.

 

Operacional

 

A parte operacional é a responsável pelos sistemas que atuam diretamente nos processos, unindo todos os elementos e movendo todas as máquinas da indústria.

Ou seja, essa parte é composta por motores, cilindros, acionadores, compressores, válvulas, pistões, uma placa de circuito interno, sensores e etc.

 

 

 

Conheça a indústria 4.0 e suas mudanças no setor

 

O termo Indústria 4.0 se refere à quarta revolução industrial, e diz respeito às novas tecnologias voltadas para a automação, controle e tecnologia da informação dos processos industriais.

Marcada principalmente pela inteligência artificial, a indústria 4.0 mudou o cenário significativamente. A inclusão da robótica é uma forma de controlar remotamente equipamentos como a máquina de corte a laser, esteiras ou bombas centrífugas.

Além disso, a indústria 4.0 possui alguns pilares que basicamente a sustentam e tornam evidentes os seus benefícios, e são eles:

 

Internet das Coisas

 

É a conexão de rede existente entre objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos.

Os sistemas funcionam a base da internet e permitem que os setores industriais, sincronizados com sensores, possam ser controlados remotamente.

 

Big Data Analytics

 

É a estrutura de dados que utiliza diferentes formas de captura, gerenciamento de informações e análise de dados.

Na indústria, os dados considerados relevantes são: conexão (à rede industrial e sensores), cloud (nuvem/dados por demanda), cyber (modelo e memória), conteúdo, comunidade (compartilhamento das informações) e customização (personalização e valores).

 

Segurança

 

O aumento da segurança é um dos maiores desafios da quarta revolução industrial, e diz respeito à criação de sistemas da informação mais seguros.

Pois, a falha na comunicação entre máquinas é um problema para diversos setores industriais. Para uma lavanderia industrial, por exemplo, essa evolução é extremamente útil, pois as grandes máquinas precisam funcionar adequadamente. 

 

Acompanhe a tecnologia aplicada na indústria

 

Como vimos ao longo deste conteúdo, a automação industrial surgiu para revolucionar as atividades industriais, e seus serviços influenciam as linhas de produção diretamente. O que achou das nossas informações?

Além de otimizar os processos e melhorar a produtividade, a indústria 4.0, forma como é chamada a quarta revolução industrial, implementou a inteligência artificial ao setor industrial.

Essa adição tecnológica modificou todos os aspectos da indústria, oferecendo oportunidades novas e variando as linhas de produção, algo que com o passar do tempo se tornará uma tendência em todos as indústrias.