O que é gestão organizacional?

A gestão organizacional consiste em processos administrativos e de planejamento de uma empresa, visando alcançar metas e objetivos que geram resultados rentáveis e positivos, enquanto se administra adequadamente os processos e fluxo de caixa.

A função do gerenciamento é preparar e conduzir as pessoas para a execução de procedimentos importantes para a empresa e de modo eficaz, promovendo melhorias que ajudem a tornar o ambiente propício ao desenvolvimento, inclusive colaborativo, contribuindo com os ganhos que a empresa almeja e seu devido posicionamento.

Com o auxílio da tecnologia, os processos de gestão organizacional têm se tornado mais essenciais do que nunca, pois, através dela, é possível criar técnicas e métodos que garantem a adaptação, competitividade e sobrevivência que desejam ser relevantes no mercado e para seus clientes.

 

Como incorporar uma boa gestão financeira na prática?

Os gestores têm o desafio de criar estratégias e pensar em técnicas que favoreçam o trabalho de gerenciamento, bem como o acompanhamento mais efetivo das equipes e processos. Para isso, algumas dicas importantes são:

 

Incorporar uma cultura organizacional

No universo empresarial, a cultura organizacional consiste na junção de crenças, normas, rituais e valores adotados pelas empresas.

Uma gestão organizacional eficiente pode incorporar políticas e práticas que guiam a companhia e estas devem ser seguidas por todos os colaboradores, sendo reforçadas na rotina e propagandas entre todas as esferas.

A cultura organizacional é basicamente as condutas e normas que regem a empresa, assim como a missão e visão.

Toda empresa deve ter esses três atributos, missão, valores e visão, independente do seu porte, seja multinacional, porte médio ou pequena.

 

Recrutamento e promoção de profissionais

A ascensão interna nas empresas são processos seletivos para os profissionais que desejam ocupar novos postos de trabalho, mas a preferência é dada aos trabalhadores que já fazem parte da equipe.

Esta ação é uma maneira dos funcionários da empresa terem a opção de subir de cargo, algo que proporciona benefícios para as pessoas e também para a companhia. A promoção interna gera:

  • Estímulo na produtividade;
  • Mais motivação pessoal;
  • Aceitação da cultura organizacional;
  • Maior aceitação;
  • Redução de custos;
  • Baixo índice de rotatividade.

O processo tem pontos interessantes e pode ser feito em diversas empresas de diferentes segmentos.

Um exemplo dessa prática é se em uma clínica, abrir a vaga de enfermagem, os auxiliares e técnicos de enfermagem com a formação necessária podem prestar esse processo para ser efetivado.

 

Avaliar e promover o desenvolvimento dos funcionários

Uma parte muito importante da gestão organizacional é o processo de avaliação do desempenho dos colaboradores e, com base nisso, pensar em melhorias que podem ser feitas e quais benefícios podem ser agregados para o desenvolvimento dos trabalhadores de forma contínua.

Ter profissionais focados e produtivos é o que várias empresas desejam. Por isso os gestores precisam avaliar a equipe toda. É muito comum focar apenas nos funcionários de baixo desempenho, mas todos os colaboradores precisam receber atenção para que a companhia conquiste resultados positivos.

Uma estratégia que pode ser utilizada para estes casos consistem em: 

  • Projetos multidisciplinares;
  • Oficinas e palestras que podem ser conduzidas pelos próprios colaboradores; 
  • Incentivar à autonomia;
  • Promover Feedbacks.

Inclusive, ações como as oficinas e os feedbacks são processos cruciais, ajudando a melhorar o desempenho e motivar as pessoas a dar o melhor de si.

Ter um programa de avaliação de desempenho na empresa é uma forma de descobrir novas capacidades e as habilidades de cada funcionário. 

Os resultados do programa de avaliação ajudam muito o departamento de RH (Recursos Humanos) a identificar os trabalhadores preparados para determinadas funções da empresa.

Os investimentos em melhorias para os funcionários têm um papel importante na rotina de serviços. Tornando o dia mais produtivo ou menos, um exemplo de melhoria é a instalação de equipamentos que promovem o bem-estar, como, por exemplo, ar condicionado, que tem deixado de ser luxo e tem sido cada vez mais comum nas empresas.

Não somente para promover conforto aos funcionários no ambiente de trabalho, mas para empresas que trabalham com muitas máquinas, como computadores, não venham danificar os aparelhos com superaquecimento, evitando desperdícios

 

Definição de estratégias

A gestão organizacional tem o papel de definir algumas estratégias que serão adotadas pela empresa. 

Os gestores e líderes trabalham para identificar as oportunidades e levantar soluções para os processos e gargalos identificados, bem como trazer insights para melhorias e novos projetos.

Assim, eles podem ajudar na otimização da rotina, além de decidir processos que sejam efetivos para o crescimento da organização.

Desta maneira, os processos de gestão organizacional tem um papel fundamental para que as empresas realizem os seus trabalhos com eficiência e qualidade para atender as necessidades dos seus clientes e se tornar relevante no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.