Por sua vez, as despesas são recursos utilizados para assegurar o funcionamento da empresa, como escritório, comissões e marketing. Esses são gastos que, ao contrário do custo, não possuem ligação direta com a atividade-fim.

Deste modo, os valores gastos para manter a empresa são classificados como “despesas”, já os valores gastos com aquisição de produtos e mão de obra são consideradas “custos”.

Definir custos e despesas é essencial quando nos referimos a gestão financeira de qualquer negócio. Mas, apesar da similaridade e da importância, os termos possuem significados diferentes e fazem toda diferença em precificar produtos e reduzir gastos.

 

Qual a diferença entre custos e despesas?

 

A melhor forma para diferenciar custos e despesas é ter em mente que os custos estão relacionados aos produtos ou serviços e as despesas são de carácter geral, não estando ligadas ao processo de produção ou venda. 

Além disso, vale destacar que existem outras classificações de custos e despesas. Continue a leitura e entenda melhor:

 

Custos diretos

 

Os custos diretos são aqueles ligados ao produto ou serviço prestado pela empresa, ou seja, a confecção de embalagens, mão de obra ou serviços realizados.

 Dessa forma, pode-se relacionar os custos indiretos com as áreas que exigem serviços que, de certa forma, não fazem parte da linha produtiva ou direta da empresa. A manutenção de elevadores, por exemplo, é uma atividade realizada quando há necessidade ou periodicidade.

Custos indiretos

 

Os custos indiretos não estão ligados diretamente às atividades prestadas pela empresa. Entra em custos indiretos, limpeza, segurança, manutenção, seguro, entre outros.

 

Despesas fixas

 

São despesas cujos valores gastos pela empresa não variam muito, como aluguel de equipamentos e espaços, materiais de escritório e materiais de limpeza, por exemplo.

 

Despesas variáveis

 

São valores que podem variar de acordo com o que é produzido pela empresa, como comissão de vendedores que podem variar de acordo com a quantidade de mercadorias comercializadas.

 

Quais as novas resoluções do W3ERP para estes processos

 

Ter uma gestão eficiente contribuirá para o melhor controle das finanças de sua empresa. Assim, nada melhor que novas resoluções que possam realizar levantamento de formas automatizadas, não é mesmo?

A W3ERP, referência no mercado de web ERP’s no Brasil, conta com novas resoluções nesses processos e continua sendo um modelo de inovação. Um exemplo é a reestruturação da tela para quem trabalha com itens de grade e novos totalizadores, incluindo a quantidade de itens selecionados e a metragem. 

Além disso, foi incluído no APP do sistema, a possibilidade de trabalhar com tabelas de preços com descontos, evolução da integração do PDV da econnect e a variável de FCP na fórmula de custos. 

Para a evolução do controle orçamentário, foi incluída a funcionalidade de replanejar, onde será permitido repassar orçamentos aprovados anteriormente sem perder o original. 

A outra novidade fica  para as reformadoras de pneus,  que terão a possibilidade de fazer a expedição do pneu e o recurso a disposição para fazer a conferência, garantindo que a quantidade de pneus seja a mesma a ser entregue.  Assim como, emitir fichas ou etiquetas do pedido de venda sem precisar sair da tela de compra e de coleta.


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