Pensando nisso, separamos neste artigo, informações essenciais que te ajudarão a implantar este processo em sua empresa, caso não haja a prática dele.

 

Qual a importância da apuração de custos?

 

A precificação é o processo que determina o valor de venda de determinado produto/serviço. Para determinar o preço, é levado em conta o custo do produto/serviço, a porcentagem desejada de lucro e os preços praticados pela concorrência.

Os custos equivalem ao valor de compra ou de gastos com matérias-primas e equipamentos, a depender do segmento em que seu negócio estiver. Os gastos variáveis equivalem aos valores dos impostos sobre a venda e comissionamentos. Já os gastos fixos, são os gastos com recursos humanos e despesas administrativas. 

Determinar preços sem antes fazer a apuração de custo é um risco com um resultado totalmente incerto. Por isso, é essencial para os gestores conhecerem esse processo.

 

Como fazer a apuração de custos de produtos?

 

O custo de um produto não é apenas o valor que foi pago e registrado em nota fiscal. Para calcular o custo real de um produto é preciso levar em conta as seguintes informações:

 

1. Valor do produto

Corresponde ao valor presente no campo da nota fiscal. É o valor que foi pago pelo produto ou matérias-primas e insumos, no caso de indústrias.

 

2. Frete

O frete é o valor gasto com o transporte do produto. Para calcular o custo é necessário levar em conta o quanto o percentual do frete representa no valor total da compra.

 

3. Seguro

O seguro é o valor pago para ter a mercadoria assegurada, para atender em casos de prejuízos durante o transporte. Por isso, este custo também deve ser adicionado ao valor de custo do produto.

 

4. Impostos sobre compras

É importante considerar os impostos não-recuperáveis, que recaem sobre a compra da mercadoria, e os recuperáveis, que serão recuperáveis mediante crédito nos livros fiscais.

 

É necessário também que você verifique junto ao seu contador, qual o enquadramento fiscal da sua empresa. Essa informação é importante para saber quais os impostos que são recuperáveis e quais sua empresa deve assumir. Caso exista outros gastos despendido na compra do produto, é necessário incluí-lo no cálculo.

 

Fórmula do cálculo de apuração de custos de produto

 

Assim que você avaliar quais variáveis se relacionam ao custo do produto, use a seguinte fórmula para calcular:

(Valor do produto – desconto) + frete + valor do seguro + (impostos sobre compras não-recuperáveis – impostos sobre compras recuperáveis) + outras despesas de compra

O resultado desse cálculo é o custo do produto.

 

Vantagens de praticar esse processo 

 

Após todos esses cálculos, você saberá quanto cada produto representa para a sua empresa. E será possível evitar aqueles itens onde o  preço final é baixo se comparado com o preço de produção. Além de precificá-lo melhor, já que agora entende o valor que deve estar embutido em cada unidade que produz.

Quer saber mais sobre como esse processo contribui para o crescimento e bem estar da saúde financeira da sua empresa?  Então baixe o nosso “Guia de apuração de custos”e entenda tudo mais detalhado”.