No entanto, não basta apenas querer investir em um negócio digital e achar que vai conquistar o sucesso. Por isso, separamos quatro passos simples para você colocar em prática e fazer o seu e-commerce crescer. Confira!

 

1. Faça um planejamento

Uma frase muito popular de Thomas Edison diz que “boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”. Muitas pessoas desconfiam, mas ela é a mais pura verdade. Definitivamente, a Weg não teve apenas sorte de criar omotor Weg 2cv, um dos modelos mais utilizados em máquinas industriais do mundo.

 

Para dar origem ao equipamento, ela precisou de um estudo detalhado e de um pré-projeto otimizado, que identificou todas as pontas da criação e do mercado. Se você deseja fazer um e-commerce crescer, primeiro deverá estudar o público-alvo, a concorrência, a logística, as finanças, o marketing, etc.

 

Assim como um negócio presencial, um virtual precisa cumprir todas as etapas de planejamento, garantindo que ele conseguirá atrair os clientes e ser rentável como o dono espera.

2. Tenha um site bonito e funcional

Você compraria um balcão refrigerado pequeno que sabe que está com defeito? A menos que você trabalhe com sucatas, eu tenho certeza que a resposta é “não”. Agora, você acha que uma pessoa teria confiança em adquirir um produto ou serviço em um site cheio de poluição visual e links suspeitos?

 

Ter um site bonito e funcional é uma dica de ouro para qualquer empreendedor. Além de ser fácil de navegar e visualizar, ele deverá apresentar algumas características técnicas que fazem toda a diferença: a responsividade, que ajusta a página a qualquer tamanho de tela, a velocidade de carregamento, que não pode ultrapassar dois segundos, e o certificado SSL.

 

Com relação a esse último, ele consiste em protocolos de segurança que garantem que a troca de informações confidenciais, como o número de cartão, estão protegidas. Para identificá-lo na página, basta olhar o canto esquerdo da barra onde fica o link do site e ver se possui um cadeado fechado.

 

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3. Ter um aplicativo e um blog pode ajudar

 

Sabia que uma boa experiência navegacional pode fazer com que uma pessoa decida fechar ou não um negócio? Uma pesquisa do Instituto Ipsos revelou que quase 80% da população brasileira prefere realizar compras por meio de smartphones. Para melhorar essa ponta, os aplicativos mobile são excelentes, pois facilitam muito o processo.

 

Já com relação ao blog, ele é ideal para orientar o seu potencial cliente em um momento de compra. Suponhamos que uma pessoa deseja realizar a decoração de uma sala de jantar, mas ainda não decidiu se adquire uma mesa rústica de madeira ou uma mesa redonda com tampo de vidro.

 

Se você fosse um vendedor de móveis e desenvolvesse posts relevantes sobre o assunto, você poderia garantir que as dúvidas dos seus clientes sejam sanadas, gerando mais credibilidade. Ademais, a criação de blogs e o cumprimento das regras de SEO ainda podem ajudar a melhorar a sua visibilidade no Google e em outras ferramentas de busca.

4. Expanda para as redes sociais

Cerca de 75% da população brasileira tem acesso à internet. Ainda levando os 211 milhões de habitantes do Brasil em consideração, 70% têm ao menos uma conta nas redes sociais. Assim, a média de acesso é de quase 100% dos conectados. Acho que não precisa dizer mais nada sobre a importância dele para os e-commerces. Certo?

 

Com as plataformas de comunicação e interação social, você é capaz de aproximar o seu cliente da sua marca. Isso porque além de desenvolver conteúdos compactos e relevantes sobre o seu segmento, você ainda consegue utilizá-las como um canal de comunicação, humanizando a sua empresa.

 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.