As novas possibilidades encontradas com esse modelo, juntamente com o apoio da tecnologia, pode mudar completamente a rotina de distribuidores e outros negócios. Está interessado em saber como funciona na prática esse novo sistema de compras, continue a leitura.

 

O que realmente é B2B?

 

B2B é a abreviação da expressão em inglês business to business, que traduzida significa “de empresa para empresa”. A expressão é utilizada quando duas empresas fazem negócios como cliente e fornecedor, independentemente se forem produtos ou serviços. Por exemplo: atacadista vende para lojistas do varejo; uma reformadora de pneus pode vender para oficinas; entre inúmeras outras opções.

A W3ERP, por exemplo, é um negócio B2B. Disponibilizamos para outras empresas um SaaS para automação de processos administrativos. Clique aqui para saber sobre esta solução.

 

Como funciona o B2B online?

 

Em toda relação comercial há um cliente e um atendente. No B2B, mesmo que a negociação aconteça entre empresas, é importante que que haja a melhor experiência de atendimento possível, de forma que esta relação crie cada vez mais confiança.

Por isso, o B2B online chega como solução para melhorar toda a experiência das empresas compradoras de produtos no atacado, além de otimizar os processos das empresas vendedoras.




Maior possibilidade de lucro

 

No atacado online, o gestor encontra uma maior agilidade na realização das principais atividades comerciais e a empresa compradora consegue aumentar a margem de lucro, seja encontrando um melhor preço no atacado; estocando produtos para vendas futuras ou com a realização de promoções para atrair um fluxo maior de clientes.

A empresa que compra no atacado online ainda encontra outros benefícios, como o acesso a diferentes marcas e preços reunidos em um único local, durante a busca por distribuidores, além de mais tempo para investir rotina do setor de compras.

O papel do gestor, nesse caso, é o de certificar-se de estar fazendo negócio com empresas sérias e comprometidas, com bom reconhecimento dentro de seus segmentos. Afinal, não adiantaria nada otimizar o processo de compra e venda com outras empresas e não garantir qualidade ao cliente e consumidor final. É isso que fará a diferença na maneira com os consumidores enxergam o seu negócio.

 

Mercado B2B no Brasil

 

Os resultados do mercado mundial B2B apresentam números incríveis e animadores. Segundo uma pesquisa recente feita pela Frost & Sullivan, até o ano de 2020 o esperado é que o mercado chegue a aproximadamente 7 trilhões de dólares de faturamento.

No Brasil, os números não deixam de ser interessantes. Somente em 2015, o país já possuía mais de 6,5 milhões de empresas atuando no mercado B2B. Em tempos de desaquecimento do varejo, a mudança do público-alvo tem sido a opção de muitos gestores.

 

Benefícios do e-commerce B2B

A modalidade de e-commerce B2B traz benefício notórios principalmente para que deseja trabalhar com o mercado online, entre eles: 

 

Redução de custos: quando a negociação é feita entre empresas a fidelização costuma ser melhor do que com o consumidor final, uma vez que os compromissos entre as organizações são fechados por contrato de fornecimento, além de ter maior previsibilidade do volume de transações e investimentos. 

Vendas maiores: o B2B é mais uma aliada de consultores e vendedores na hora de entender as necessidades do cliente e as antecipá-las, permitindo mais agilidade no atendimento e conclusão do pedido, podendo recepcionar um número maior de empresas. Uma vez que, o profissional vendedor será visto como um parceiro de negócios, apresentando novos produtos e melhores oportunidades ao cliente, bem como condições diferenciadas de preços e pagamentos.

Oportunidade para expandir: Com o e-commerce B2B sua empresa tem mais oportunidades de crescimento, isso porque, ela poderá vender para qualquer região em qualquer parte do mundo, garantindo o aumento de receitas e o número maior de clientes. 

Valoriza a marca: ter diferentes canais de distribuição ao seu portfólio aumentará sua base de consumidores, trazendo mais credibilidade e confiabilidade para novos clientes, tornando a marca reconhecida no mercado de distribuidora. 

 

 

Novas soluções

 

Com o avanço e a popularização das novas tecnologias, pequenos e médios varejistas, que anteriormente tinham dificuldade para serem atendidos, conseguem comprar de fornecedores grandes com uma melhor experiência.

Além disso, a utilização de ferramentas online para o controle e integração de processos abrem cada vez mais o caminho para o desenvolvimento e crescimento das empresas.

Hoje, é possível aplicar um número ainda maior de estratégias para otimizar tarefas como compra e venda. Basta contar com softwares que automatizam a rotina de diferentes departamentos. Com mais tempo para planejar, sua equipe estará pronta para colocar métodos em prática e gerar melhores resultados.

Com soluções tecnológicas, atividades como, controlar seu estoque, melhorar o funcionamento do setor de vendas e atendimento ao cliente, além de gerenciar melhor o setor financeiro, poderão ser feitas de forma saudável, sem  cansaço ou complicações. O que acha disso?

 

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