A SWOT - Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) -, envolve a análise de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Ela pode ajudar uma empresa de comércio eletrônico a melhorar seu marketing, encontrar novas maneiras de promover sua marca e evitar ameaças competitivas. 

 

Listas os pontos fortes e fracos de uma empresa, entretanto, pode não ser suficiente para fornecer percepções acionáveis ou ajudar a equipe de marketing do negócio a tomar decisões. 

 

Existem algumas coisas que você pode fazer para tornar sua análise SWOT mais útil, incluindo selecionar seu conjunto competitivo com cuidado, identificar padrões em como essas empresas atuam no mercado e aprender como uma força ou fraqueza se sobrepõe a oportunidades ou ameaças. 

 

Neste post, vamos dar algumas dicas de como usar a análise SWOT em e-commerce da maneira correta. Continue a leitura para conferir! 

 

Dicas sobre análise SWOT em e-commerce

A análise SWOT pode parecer algo assuntos para os empreendedores e profissionais de marketing. Porém, ela não é esse bicho de sete cabeças e é muito importante para qualquer tipo de negócio, inclusive de comércio eletrônico. 

 

Aqui estão algumas dicas que separamos e que poderão te ajudar a fazer análise SWOT em e-commerce. 

 

1. Selecione cuidadosamente os concorrentes

Os pontos fortes e fracos de uma empresa de comércio eletrônico devem ser considerados em relação aos concorrentes. Você não pode dizer que sua empresa é excelente em marketing por e-mail, se não souber como seus concorrentes utilizam a estratégia. 

 

Mas quais concorrentes você deve considerar? Se a sua empresa vende roupas de ginástica para mulheres grávidas, por exemplo, você deve considerar os que concorrentes que competem pelo mesmo público que você. 

 

No entanto, podem existir os concorrentes que não são diretos, mas que podem proporcionar insights de como comercializar um produto semelhante ao seu. 

 

Ao identificar um concorrente direto, você deve considerá-lo em todas as quatro áreas de sua análise SWOT. Uma empresa que vende um produto muito semelhante e em uma faixa de preço semelhante ao seu é exatamente o tipo que você precisa analisar. 

 

Portanto, pense em duas coisas ao selecionar os concorrentes que serão considerados para sua análise: 

 

  • Tenha certeza que eles correspondem ao mesmo nicho que o seu. Se você vende equipamentos de ginástica de alta qualidade para grávidas, compare sua empresa com negócio semelhantes.

  • Nem todo concorrente se encaixa em todos os aspectos de uma análise SWOT. Algumas opções podem te ajudar a identificar oportunidade de marketing, mas pode não ser o padrão para identificar pontos fortes ou fracos.

2. Identifique os padrões de marketing 

Acessar o site de um concorrente ou ler as suas postagens nas redes sociais provavelmente não fornecerá os insights de que você precisa para uma análise SWOT. 

 

Em vez disso, procure padrões de marketing de um concorrente ou que apareça em todos os concorrentes. 

 

Por exemplo, uma marca de bicicletas elétricas observou que concorrentes com pontos físicos promovem passeios de teste em suas mensagens de e-mail, enquanto as marcas de e-commerce tendem a promover seu atendimento ao cliente e garantias melhores. 

 

Esse tipo de análise pode promover garantias relativamente melhores. Ou seja, novas ideias para oportunidades de marketing. 

 

3. Não pare em uma grade SWOT

 

É comum que uma análise SWOT resulte em uma grade simples de dois por dois. Cada quadrante pode oferecer insights, mas pode não estar claro como os pontos fortes interagem com as ameaças ou como os pontos fracos afetam as oportunidades. 

 

Para obter mais informações, alguns gerentes de negócios chamam a análise de ameaças, oportunidades, pontos fracos e pontos fortes, o que gera a sigla TOWS. Observe a inversão da ordem das letras (que representam as palavras da análise). 

 

Uma análise TOWS organiza os pontos fortes e fracos com base em como essas características interagem com as oportunidades e ameaças da empresa. Tal como acontece uma revisão SWOT, liste todos os pontos fortes e fracos da sua empresa.

 

Em seguida, divida seus pontos fortes em duas categorias:   

 

  • Pontos fortes que criam oportunidades.
  • Forças que afastam ameaças.

 

Também divida sua lista de pontos fracos em duas categorias:  

 

  • Fraquezas que atrapalham as oportunidades.
  • Fraquezas que amplificam as ameaças. 

 

Quando você traça seus pontos fortes e fracos na grade, eles se sobrepõem a oportunidade e ameaças. 

 

Conclusão sobre análise SWOT em e-commerce

Uma análise SWOT (ou TOWS) pode ajudar sua equipe de marketing a fazer melhorias em suas comunicações, publicidade ou qualquer outro aspecto promocional.

 

Montar uma SWOT bem definida é fundamental para que você possa fazer uma boa análise. Isso inclui a escolha correta dos concorrentes. Afinal, você pode se deparar com opções que não são concorrentes diretos, mas que, de alguma forma, podem proporcionar insights. 

 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim e que, depois deste post, você tenha compreendido melhor como aplicar análise SWOT em e-commerce de maneira correta!