Vantagens da integração entre ERP e CRM
Você já utiliza um ERP ou um CRM em sua operação empresarial? Se você utiliza um ou outro, ou mesmo se utiliza os dois de forma separada, este conteúdo é para você!
Aqui nosso objetivo é lhe apresentar as vantagens da integração entre ERP e CRM e como a sua empresa tem a ganhar com isso! Abaixo vamos entender melhor como cada um desses sistemas opera e os principais benefícios da integração entre ERP e CRM. Confira!
Você sabe o que é um ERP? E o CRM?
Com a utilização de um software de ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos empresariais, é possível integrar todas as informações de uma empresa em um só lugar. Ou seja, o sistema concentra todos os dados e informações e possibilita um controle maior de todo o processo corporativo. Contribuindo para o melhor gerenciamento e fluidez entre todos os departamentos da empresa.
Já o CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta que proporciona, como o próprio nome diz, a gestão do relacionamento com os clientes. Com o CRM, a equipe de vendas está melhor preparada para realizar abordagens mais específicas de acordo com as necessidades e desejos de cada cliente. Isso é possível graças às funções que proporcionam o aumento da performance das equipes de vendas.
Vantagens da integração entre ERP e CRM
Podemos comparar a integração entre ERP e CRM como um “tradutor” entre dois sistemas que falam “línguas” diferentes. Ou seja, essa unificação do banco de dados faz com que as informações sejam compartilhadas automaticamente sem a necessidade de replicá-las de forma manual.
E isso nos leva a primeira vantagem da integração entre ERP e CRM:
A integração entre ERP e CRM promove o maior aproveitamento dos dados
A integração garante aos usuários o acesso às informações contidas nos dois sistemas. A grande vantagem para os vendedores é a facilidade de encontrar a informação necessária de forma muito mais rápida.
Imagine que um vendedor para enviar uma proposta para seu possível cliente, precise acessar o catálogo de produtos disponíveis, verificar se há disponibilidade desse produto no estoque e ainda realizar uma cotação. Imaginou?
Agora pense no tempo que esse vendedor economizaria encontrando todas as informações que precisa para desenvolver seu trabalho se essas informações estivessem em um único lugar!
Quando os dados estão espalhados em diferentes ferramentas, eles acabam não sendo aproveitados da forma como deveriam. Seja pela falta de tempo para verificar dois sistemas diferentes ou mesmo pelo volume de trabalho das equipes comerciais, as informações estratégicas ficam em segundo plano se não estiverem integradas.
A integração entre ERP e CRM contribui para a diminuição do retrabalho
Como vimos no tópico anterior, a unificação de um ERP com um CRM faz com que os usuários ganhem tempo acessando todas as informações em um só lugar, mas também acaba com a necessidade de atualizar dois sistemas distintos.
Afinal, como os dados são compartilhados, o vendedor precisará atualizar apenas um ou outro e as informações já estarão registradas.
Dessa forma, é correto dizer que a integração entre ERP e CRM possibilita a diminuição do tempo gasto com tarefas manuais e facilita a gestão de dados.
Se hoje os vendedores atrasam o registro no sistema comercial (usando o próprio ERP ou um CRM à parte), é bem provável que isso ocorra pelo excesso de retrabalho.
A integração entre ERP e CRM reforça a segurança da informação
Quando uma empresa utiliza diversos softwares de gestão, naturalmente conta com diversos bancos de dados para controlar e proteger. Além das dificuldades de lidar com vários sistemas ao mesmo tempo, o grande volume de informações também pode oferecer um risco para as empresas.
Isso acontece porque ao contar com diferentes fontes de dados, a chance de ocorrer alguma fraude nesses sistemas é maior. Enquanto a centralização de informações garante mais segurança, além de facilitar a realização de backups e sincronização dos dados em nuvem.
A integração entre ERP e CRM facilita a manutenção do sistema
Quando uma empresa conta com os dois sistemas integrados, outra grande vantagem é que a manutenção dos dados é bem menor. O gestor (ou um setor de compliance de dados) consegue identificar muito mais fácil quando um vendedor preencheu uma informação errada quando os dois sistemas estão integrados.
Garantindo maior rapidez para a identificação de falhas e, principalmente, para a resolução de problemas técnicos que causam grandes impactos na operação e nos gastos de uma empresa.
A integração entre ERP e CRM garante maior eficiência para o negócio
Uma integração entre ERP e CRM também influencia diretamente o aumento de eficiência nas vendas de um negócio, sabia? O motivo é que, através da sincronização do cadastro de produtos, serviços e também de clientes, o vendedor consegue centralizar toda a sua operação no CRM, como gerar propostas, fazer acompanhamentos e verificar a sua agenda.
E o gestor não precisa se preocupar de que essa informação vai ficar parada no CRM. Pela integração, o ERP já recebe os pedidos de vendas gerados no CRM com regras de negócio parametrizadas.
Assim, é possível garantir que toda a operação seja mais rápida e muito mais dinâmica. Com toda essa agilidade, as decisões passam a ser tomadas de maneira mais assertiva e ágil também, contribuindo para relatórios mais confiáveis e previsibilidade nas próximas ações.
Promover uma integração entre ERP e CRM oferece vantagem para os times de marketing também.
Conforme os dados são gerados e cadastrados, é possível analisar as informações e utilizá-las para construir campanhas mais eficientes. Isso porque a área terá mais inteligência sobre as necessidades dos leads e, naturalmente, maior potencial para conversão.
Conclusão
Ao fim deste conteúdo podemos entender que tanto um ERP quanto um CRM são muito importantes para o crescimento de uma empresa. Contudo, quando esses sistemas não contam com uma integração, é preciso garantir que estejam sempre sincronizados, tornando obrigatório que toda alteração feita em um, seja feita também no outro.
Por isso, como você viu no decorrer desta publicação, uma integração entre sistemas como ERPs e CRMs proporcionam muitas facilidades para uma empresa.
Ainda mais se levarmos em conta que o uso de vários sistemas é bastante comum no cenário corporativo. Logo, percebemos que é bastante vantajoso contar com uma integração.
Por isso, não perca mais tempo e proporcione as vantagens de uma integração entre ERP e CRM para seus vendedores já!
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