Em uma empresa, organizar e ter controle sobre as atividades empresariais é de suma importância. Atualmente, existem no mercado algumas tecnologias e sistemas especializados que fazem esta função.

Um deles, o sistema ERP, software de gestão integrada, atua no controle integrado dos processos, no aumento da produtividade, na redução de erros e de gastos, e na otimização das tarefas empresariais. 

Este sistema pode ser físico ou online, possuindo algumas diferenças no seu funcionamento e no armazenamento das informações. Trataremos neste artigo do sistema online, o web ERP, que pode se adaptar ao crescimento da empresa e englobar novos setores ao seu funcionamento.

Funcionamento e vantagens do sistema web ERP

 

O web ERP é um software que trabalha no controle de processos empresariais e na organização de departamentos. Por ser armazenado na nuvem, ele centraliza as informações em um único lugar e disponibiliza elas em tempo real, o que aumenta a transparência e a segurança dos dados em relação ao sistema físico.

Na sua atuação, ele facilita a comunicação entre setores e agiliza atividades, como por exemplo, a reposição de estoque. Atuando especificamente dentro de um setor, e não na comunicação entre eles, o sistema pode, por exemplo, otimizar, por meio do programa de controle online, a logística de entregas de produtos e de encomendas de matérias-primas.

Veja abaixo outras vantagens que o sistema oferece:

 

  • Relatório sobre as atividades: cruzando e comparando dados, o software produz relatórios sobre os processos da empresa e disponibiliza-os de maneira unificada e em tempo real.

 

  • Personalização: o web ERP proporciona a possibilidade de implementá-lo de acordo com as necessidades da empresa. O programa pode ser adquirido com funcionalidades específicas e, caso seja necessário, posteriormente ser “encorpado” com novos aplicativos.
  • Baixo custo de implementação e manutenção: por ser armazenado na nuvem, o sistema é mais barato que o ERP físico, que requer uma estrutura para seu funcionamento. Além disso, sua manutenção também sai mais “em conta”, assim como tende a ser mais rápida.

 

 

Escalabilidade

 

Talvez a maior vantagem em relação ao sistema ERP físico, a capacidade de acomodar novos setores e novos processos faz com que o web ERP seja ideal para empresas emergentes.

Por ser um sistema online, o web ERP pode se adaptar às novas demandas da empresa à medida que ela cresce. Diferentemente do sistema físico, que precisa de novos equipamentos para se adequar às funções, o sistema online é maleável ao ponto de precisar somente de alguns aplicativos ao seu sistema.

Logo, caso esteja pensando em adquirir um sistema ERP para sua empresa e tenha planos ambiciosos de crescimento, o sistema online é a opção correta.

Ficou interessado e quer implementar o sistema ERP em sua empresa? A W3ERP oferece o software para você. É só entrar em contato com um de nossos consultores e se informar.