Para isso, nas últimas décadas, vários sistemas foram desenvolvidos a fim de melhorar a gestão e evitar perdas na produção, entre eles o sistema ERP, que é capaz de integrar todas as áreas de uma empresa e gerir todo o processo de produção de um modo eficiente.

Se você quer conhecer mais sobre esse sistema que pode revolucionar sua indústria, leia este artigo até o final.

 

O que é um sistema ERP?

O sistema ERP, cuja sigla significa “Enterprise Resource Planning”, ou, em português, “Planejamento dos Recursos da Empresa”, é um sistema ou software que tem o propósito de integrar de forma unificada todas as áreas de uma empresa.

Tudo isso para garantir uma melhor compreensão dos diversos recursos que ela possui e utilizar esses recursos de modo mais produtivo.

Com o ERP, a empresa não precisa de vários sistemas separados, como os que são desenvolvidos para o setor financeiro, mas todos esses sistemas estão reunidos em um só, de modo que todos os recursos da empresa podem ser administrados em um tempo mínimo.

Isso tira a necessidade de usar e acessar um grande número de planilhas ou sistemas complexos de gerenciamento.

 

Para que serve um sistema ERP?

O sistema ERP pode ser aplicado em várias áreas, melhorando de forma significativa todo o processo de produção. Por exemplo, uma empresa não precisa mais desenvolver um sistema específico para o RH ter o controle de entrada e saída de seus colaboradores.

Com o ERP é possível usar uma catraca eletrônica para empresaque controla a quantidade de pessoal disponível em cada setor da produção.

O sistema pode ser usado também em várias outras áreas, como na logística de uma empresa. Através do ERP é possível gerir de modo efetivo todo sistema de transporte de matéria-prima e até mesmo de produtos prontos.

O sistema se preocupa até mesmo com os mínimos detalhes, como com a quantidade de climatizador para fábricas disponível no estoque.

Além deste exemplo do uso do ERP, ele pode servir como um meio de controlar a quantidade de matéria-prima a ser comprada e a quantidade de produtos finais que devem ser produzidos.

Isso diminui o risco de produzir mais produtos do que a demanda exige e de aumentar a quantidade deste produto no estoque sem que haja venda para ele.

Ou seja, toda automação de processos industriais pode ser controlada pelo sistema ERP, que é capaz de melhorar a produtividade, desenvolvendo mecanismos que identificam a necessidade de manutenção dos equipamentos.

Isso também prevê com antecedência situações e geram menos perdas e paralisações no processo de produção.

Além destes exemplos básicos do uso do ERP, ele pode servir como um meio de controlar a quantidade de matéria-prima a ser comprada e a quantidade de produtos finais que devem ser produzidos, diminuindo o risco de produzir mais produtos do que a demanda exige.

Também diminui os riscos de aumentar a quantidade deste produto no estoque sem que haja venda para ele.

Estes exemplos são apenas uma pequena parte dos benefícios que podem ser gerados com a aplicação do sistema ERP para a movimentação do fluxo de produção de uma empresa.

A maior vantagem dele é que todas essas áreas apresentadas podem estar interligadas e toda a empresa pode ser gerida por esse único sistema.

 

Principais problemas na produção

Para deixar ainda mais claro que existem muitas vantagens em se trabalhar com o sistema ERP em uma empresa, separamos as principais falhas que prejudicam o sistema de produção, sendo eles:

  • Mau planejamento;
  • Falhas de comunicação;
  • Máquinas ou colaboradores ociosos;
  • Falta de controle no estoque;
  • Problema na manutenção dos equipamentos;
  • Erros na produção;
  • Dificuldade com a logística.

Vamos entrar em detalhes sobre cada um desses tópicos apresentados para fazer com que você entenda o conteúdo e possa aplicar uma melhor gerência de ERP na sua empresa.

 

Mau planejamento

Se não há planejamento no processo de produção de qualquer empresa, vários outros problemas começam a surgir através deste. Dentre eles, a baixa produtividade, a perda de matéria-prima, entre outras dificuldades que levam a uma menor lucratividade.

O ERP é capaz de desenvolver um planejamento adequado e o cumprimento desse planejamento por toda organização, diminuindo significativamente as perdas geradas.

 

Falhas de comunicação

Um dos grandes problemas no processo de produção de uma empresa é a falha na comunicação entre os colaboradores. O sistema ERP também pode ser eficiente para diminuir essas falhas geradas pelos ruídos na comunicação.

Ele pode ser usado para indicar a sequência do processo de produção, e caso exista alguma dificuldade de compreensão por parte dos colaboradores, é só seguir o que o sistema está indicando.

Por exemplo, em empresas de limpeza comercial onde a comunicação é essencial para o desenvolvimento de um bom serviço, o ERP pode diminuir os ruídos na comunicação, fazendo com que os colaboradores possam seguir o checklist de modo adequado.

 

Máquinas ou colaboradores ociosos

Uma das coisas que faz a produção não alcançar os objetivos que deveria é se sua força de trabalho não estiver sendo usada como deveria.

Se suas máquinas não estiverem sendo usadas em sua capacidade adequada, ou mesmo se os colaboradores estiverem ociosos pela falta de planejamento, é possível usar o ERP para localizar cada funcionário em ambientes e tarefas que podem ser melhor utilizados.

Esse sistema permite integrar um mecanismo controlador de acesso empresas para essa finalidade, do mesmo modo que é possível utilizar o maquinário em sua capacidade adequada de produção.

 

Falta de controle no estoque

Entre as causas principais de perdas na produção está a falta de controle no estoque. Se a indústria compra mais matéria-prima que é necessário, ou se tem mais produtos em estoque do que sua demanda, isso pode gerar uma maior perda de materiais e produtos do que deveria.

Por exemplo, se uma fábrica de grades de ferro comprar mais insumos do que é necessário para a entrega de um produto por problemas de controle no estoque, o lucro vai ser menor e a perda de material, maior.

O sistema ERP é capaz de manter o controle no estoque, apontando qual a quantidade de matéria-prima deve ser comprada e a quantidade de produtos que devem ser produzidos.

 

Problemas na manutenção de equipamentos

Imagine ter que parar toda produção de uma empresa por causa da falta de manutenção adequada em equipamentos. Isso é mais comum em empresas que não têm uma boa gestão do que se possa imaginar.

Muitas empresas realizam apenas manutenção corretiva em seus equipamentos, nunca preventiva. Quando os problemas aparecem, fica bem mais difícil controlar.

Por exemplo, se uma indústria depende constantemente do uso de água para sua produção e a bomba centrífuga para águadeixa de funcionar, toda a produção fica impedida de progredir.

O ERP é capaz de prever a necessidade de manutenção preventiva, calculando o tempo necessário para que a produção não seja paralisada.

 

Erros na produção

Nenhum cliente quer pagar por um produto defeituoso ou fora dos padrões exigidos, mas é comum que no processo de produção, ainda mais em larga escala, alguns fatores contribuam com erros na produção, entre eles fatores humanos ou mesmo mecânicos.

Isso faz com que haja uma perda de materiais usados na produção, o que diminui os ganhos da organização. O sistema ERP pode ser usado para manter o controle de qualidade no desenvolvimento dos produtos, de modo que toda rede de produção esteja interligada nele.

 

Dificuldades com a logística

A logística de uma empresa é um dos fatores centrais para que o fluxo de produção aconteça conforme o esperado. Um layout deficitário pode gerar vários transtornos aos colaboradores e ao transporte interno de materiais.

Do mesmo modo que dificuldades na distribuição e entrega dos produtos prontos pode ser um fator que contribui para perdas na produção. O ERP é capaz de gerir todo sistema logístico de uma empresa, melhorando o layout e maximizando a eficiência no transporte de insumos e produtos.

 

Sistema ERP: um grande aliado na gestão empresarial

Depois de conhecer o que é o sistema ERP e saber para que serve, bem como suas aplicações para diminuir as perdas diante dos problemas mais frequentes no processo de produção de uma empresa, é possível perceber que ele é uma excelente ferramenta para o gerenciamento de toda organização.

Com esse sistema é possível ter maiores lucros em um projeto rede de distribuição, diminuir as perdas na produção, gerir o pessoal que trabalha na empresa de modo eficiente, controlar a gestão financeira da empresa, entre vários outros benefícios.

O melhor de tudo isso é que não é necessário ter vários softwares para gerenciar os setores de uma empresa, mas uma única ferramenta pode fazer tudo isso. Em dias em que tempo é dinheiro, é possível reduzir todo o tempo do processo de gerenciamento, maximizando os ganhos.

Vale a pena conhecer mais esta incrível ferramenta! Várias empresas desenvolveram softwares que são sistemas ERP, vale a pena pesquisar aquele que mais se parece com a sua empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.