Com o ROI, é possível mensurar se a estratégia de investimentos está sendo eficiente e se ela pode fazer o negócio se destacar no mercado. As organizações devem sempre encontrar uma maneira capaz de trazer o máximo de retorno possível a empresa, independentemente se for do ponto de vista financeiro ou produtivo.

Pensando no assunto, decidimos preparar esse conteúdo repleto de informações valiosas sobre o assunto. Quer ficar por dentro? Continue a leitura!

 

O que é ROI? Como funciona?

 

Se você já está inserido no mundo dos negócios, provavelmente você já teve contato com a sigla ROI, que significa Retorno Sobre Investimento. É um indicador usado para mensurar o custo benefício de um determinado investimento, que pode ser a comercialização de um item ou a aplicação de alguma ferramenta, por exemplo.

É o ROI quem auxilia o gestor a verificar todo o potencial de uma nova solução para a empresa e poder tirar proveito dela de maneira estratégica. Para que essa aplicação aconteça da maneira mais eficiente possível, ela pode ser trabalhado juntamente com um web ERP, em um processo chamado “ROI em ERP”. Entenda como funciona na prática.

 

Por que aplicar o ROI?

 

Se o ROI é o que mensura o retorno financeiro da empresa sobre os investimentos, é ele quem também mensura os lucros. Quanto maior ele for, maior é o lucro. Além disso, com esse cálculo, o gestor consegue:

  • Verificar se estratégias como as de comunicação e marketing estão sendo eficazes;
  • Garantir mais segurança  na aplicação do dinheiro, avaliando os melhores investimentos;
  • Aumentar consideravelmente o número de vendas e lucro;
  • Mensurar resultados que vão além do retorno financeiro.

 

O que não fazer na hora de aplicar o ROI?



A busca por apenas resultados imediatos pode contribuir para uma má e rasa avaliação da realidade do negócio. É um grande erro pensar que um ERP, assim como qualquer outra solução tecnológica irá trazer de imediato os resultados almejados. Um software de alto desempenho, mesmo sendo muito eficiente, envolve diferentes fases e é preciso ter coerência na hora de avaliá-lo.

É necessário ter profundidade e esperar as fases adequadas para uma avaliação justa dos resultados, já que será necessário calcular com precisão e cuidado os custos do investimento e comparar com as melhorias oferecidas e explícitas ao longo do tempo, de todos os processos e setores que sofreram influência do sistema.

 

Como calcular o ROI em ERP

 

Na prática, o cálculo do ROI não é tão complicado assim. É apenas o resultado da relação entre lucro e investimento, da fórmula: 

De modo geral, o cálculo do ROI é simples. Consiste na relação entre lucro e investimento, expresso na fórmula: Lucro – investimento / investimento.

Para entender como funciona na prática, imagine que o ganho da sua empresa tenha sido 100 mil reais e o investimento inicial de 10 mil. Utilizando a fórmula para calcular o ROI, teríamos:

 

ROI = (100.00 – 10.000) / 10.000 = 9

 

O exemplo ilustrativo acima aponta que, o retorno sobre o investimento feito pela empresa foi 9 vezes maior. Para encontrar o ROI em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100, que neste caso é 900%.

Analisando o ROI em ERP, será mais fácil descobrir se a solução escolhida pela empresa está dando resultados positivos, se existem avanços ou melhorias de produtividade e administração.

 

Quais as vantagens de aplicar o ROI em ERP?

 

Se você costuma acompanhar o nosso blog, com certeza já nos viu falar sobre os inúmeros benefícios de um sistema web ERP, como a integração de dados e setores, além da otimização de processos, no mesmo software, 100% online. Mas, assim como outras tecnologias, esse tipo de solução exige um investimento.

Por isso, compreender as vantagens e benefícios do software é fundamental para saber se o ROI em ERP é realmente positivo. Conheça algumas:

Redução de custos

 

Uma das vantagens mais significativas de contar com um web ERP é a redução de custos operacionais. Com a automação de tarefas rotineiras dentro da organização, nos diferentes setores, além da praticidade no fluxo de dados e informações necessárias para o desenvolvimento dos processos, é possível economizar recursos e dinheiro em atividades que antes eram burocráticas e necessitavam de processos manuais e demorados.

 

Aumento de receita

 

Outro resultado do uso de um web ERP, muito relevante para qualquer tipo de negócio, é o aumento da receita, que acontece por conta da otimização no gerenciamento do cliente e do melhor acompanhamento de toda a jornada de compra. 

Com informações precisas, fica mais fácil encontrar novas oportunidades e estratégias de abordagem e pós-venda, o que o que impacta diretamente os resultados da empresa.

 

Diminuição de retrabalho

 

Já parou para pensar na quantidade de tarefas administrativas que são realizadas todos os dias em uma empresa? Envio de e-mails, repasse de informações, coleta e compartilhamento de dados em diferentes sistemas ou planilhas, entre outros. Agora, imagine a quantidade de falhas manuais e retrabalho que esses processos podem gerar.

Um sistema de gestão web ERP praticamente elimina o retrabalho, mais uma vez economizando tempo e dinheiro com soluções alternativas. Isso acontece por conta da flexibilidade e da facilidade de armazenar e compartilhar informações entre setores à partir de um software, evitando erros na transmissão e interpretação de dados.

 

Não erre na hora de escolher o ERP!

 

Para não ser pego de surpresa com resultados decepcionantes em relação a tecnologia utilizada na gestão da sua empresa, aposte em soluções inovadores que já estão dando resultados relevantes a outros negócios.


A W3ERP possui anos de experiência é se tornou referência quando o assunto é sistema de gestão online. Com o web ERP da W3ERP, é possível atingir resultados nunca antes obtidos pelo seu negócio. Clique aqui e conheça agora mesmo esta solução e como ela pode se adequar a sua empresa e transformar seus resultados em cases de sucesso.

Tire suas dúvidas agora mesmo com o nosso time de especialistas. Clique aqui.