Segundo pesquisa feita pelo IBGE, 48,2% das empresas brasileiras fecham suas portas após os três primeiros anos de existência. Pois, custos desnecessários, queda na produtividade, e perda de tempo com retrabalhos podem ser provocados por informações equivocadas ou mesmo pela ausência delas. 

Mas, a boa notícia é que isso pode ser evitado com uma gestão adequada ou, mais precisamente, com a existência de uma controladoria empresarial.

Para te auxiliar na gestão empresarial, iremos explicar neste material  informações cruciais que irão permitir que o  gestor tenha uma visão real da organização e dessa forma, possa fazer previsões para o futuro, minimizar os riscos  e tomar decisões mais acertadas. 

 

Necessidades de análise dos resultados

 

Para isto, a equipe de contabilidade e controladoria costuma elaborar um plano gerencial, que nada mais é do que uma ordenação diferente das contas existentes, bem como inclusão ou exclusão de outras contas, visando atender os resultados financeiros da empresa.

Para definir um plano de contas gerencial deve-se ter cuidado ao criá-lo de maneira organizada e estruturada para que as informações geradas para alimentar o plano contábil também sirvam para alimentar o plano gerencial de maneira automática, pois do contrário pode aumentar significativamente o trabalho da equipe envolvida, e principalmente a chance de erros e inconsistências ao se trabalhar com dois planos de contas diferentes.

 

Princípio do Regime de Caixa

 

Permite ao gestor saber quais foram às entradas e saídas de dinheiro que ocorreram em um período específico, seja no caixa, nas contas bancárias ou nas aplicações financeiras que a empresa possui com liquidez imediata. Com o demonstrativo do fluxo de caixa é possível ainda averiguar qual o resultado causado na empresa por cada uma destas movimentações financeiras.

 

O DFC é possível apontar onde os recursos financeiros da empresa foram aplicados e qual a origem desses recursos, possibilitando uma melhor gestão das entradas e saídas de dinheiro e evitando desvios e erros.

Além disso, é possível obter um controle maior sobre as principais receitas e despesas da empresa, bem como os custos adicionais com insumos. Na indústria, por exemplo, o regime de caixa permite até a avaliação dos investimentos com a cesta de natal do último ano.

 

Mas, afinal, como a controladoria empresarial pode melhorar o controle das operações e aumento da produtividade e rentabilidade na empresa?

Para essas e outras dúvidas, a W3ERP pode te responder com nosso E-book sobre Fundamentos da Controladoria, confira. 

https://conteudo.w3erp.com.br/e-book-controladoria