O agronegócio é a principal atividade econômica brasileira, responsável por 25% do PIB do país. Com a chegada da tecnologia no campo, o setor nunca foi tão competitivo como agora. Dessa forma, muitos produtores encontraram na mobilidade a solução necessária para aumentar a eficiência e a qualidade da produção rural.

 

Quando falamos de mobilidade e tecnologia no agronegócio, estamos falando de aplicativos, plataformas, softwares, entre outras ferramentas que levam agilidade ao trabalho no campo. Atualmente, a tecnologia oferece diferentes recursos que ajudam no combate de pragas, monitoramento de condições climáticas, gerenciamento de tarefas, gestão de insumos, armazenamento de dados, entre outros processos.

 

Com esse tipo de tecnologia sendo disponibilizada para dispositivos mobile, como smartphones e tablets, por exemplo, o produtor pode ter mais autonomia e agilidade no dia a dia da propriedade. Um fazendeiro ou até mesmo um de seus funcionários, pode acessar dados e controlar as tarefas em tempo real independente do lugar em que estiver.

 

Quer saber mais sobre como esses recursos funcionam na prática? Aproveite este conteúdo para ficar por dentro dos principais benefícios da mobilidade no agronegócio.

O que significa mobilidade no agronegócio?

 

Para entender melhor como a mobilidade funciona no agronegócio, basta pensar na grande quantidade de tarefas e processos envolvidos na produção rural, seja na pecuária ou agricultura. Se você trabalha no campo ou gerencia alguma propriedade, provavelmente já sabe como é difícil monitorar e gerenciar tudo.

 

Na pecuária, por exemplo, é necessário controlar dados como o mapa do gado, o histórico de vida e de custo dos animais, estoque, periodicidade de produção dos animais, entre outras atividades. Gerenciar tarefas como essas de maneira ágil e ao mesmo tempo garantir que a produção funcione de maneira eficiente em termos de qualidade não é uma tarefa fácil.

 

Por isso, a mobilidade se tornou tão crucial para o agronegócio. Basicamente, se resume no uso de soluções tecnológicas mobile para dar mais agilidade e velocidade para o produtor, além de uma gama de funcionalidades que facilitam o gerenciamento de todos os processos, garantindo que a produção cresça de maneira eficaz e competitiva.

 

Como a mobilidade funciona no dia a dia de uma propriedade

 

Sobretudo, com o apoio de uma solução mobile, todas as tarefas envolvidas na rotina de uma fazenda ou no dia a dia do produtor podem ser otimizadas através do uso de um dispositivo mobile.

 

Com isso, qualquer funcionário de uma propriedade pode ser mais produtivo e eficiente. Um leiteiro, por exemplo, pode verificar a qualquer momento e de qualquer lugar quais animais estão prontos para produzir, assim como um dentista pode ver como está a saúde bucal do seu próximo paciente e se um aparelho ortodôntico transparente seria a melhor opção para o tratamento ou não. Basta acessar um software ou aplicativo de gestão de fazendas e consultório.

 

A mobilidade também garante ao produtor mais velocidade na consulta de dados e no monitoramento de informações em tempo real. É possível saber o que fazer, quando fazer e quais os insumos necessários para executar qualquer tipo de processo dentro de uma fazenda.

 

Na agricultura, por exemplo, a tecnologia mobile também integra soluções digitais capazes de monitorar em tempo real dados como a situação do solo, sobre o combate a pragas ou a previsão do tempo. Isso ajuda o gestor a se planejar estrategicamente e tomar decisões mais assertivas em relação ao negócio.

 

Principais benefícios da mobilidade

 

Se anteriormente as soluções tecnológicas eram restritas às grandes propriedades, agora, com os custos mais acessíveis dos dispositivos mobile, qualquer produtor pode implementar facilmente a mobilidade em sua rotina.

Listamos alguns dos principais benefícios da mobilidade para o agronegócio. Veja:

 

Facilita a comunicação

 

Soluções que garantem mobilidade podem seu usadas em tarefas básicas ou avançadas. Além do gerenciamento de processos, como mencionamos anteriormente, com a tecnologia o produtor pode melhorar toda a comunicação realizada na propriedade, garantindo segurança, praticidade e precisão no fluxo de informações.

 

Através do uso de um aplicativo, por exemplo, a comunicação entre fazendeiro, leiteiro, vaqueiro, técnicos agrícolas, entre outros colaboradores, pode acontecer de forma dinâmica e precisa. Com isso, muitos erros podem ser evitados, além de reduzir consideravelmente a perda de tempo na troca de informações entre profissionais.

 

Mais acessibilidade

 

Com o uso de soluções tecnológicas para a gestão de uma fazenda, gestores ou colaboradores não precisarão mais carregar cadernos e pastas para tomar notas, listar preço, listar estoque ou registrar informações sobre o andamento das tarefas. O cloud computing, por exemplo, permite que um sistema seja acessado com facilidade.

 

Qualquer colaborador de uma propriedade, com autorização de acesso, pode monitorar dados e verificar informações sobre a produção em tempo real, independentemente de onde estiverem. É uma excelente solução para quem trabalha em movimento e está sempre envolvido em atividades diferentes.

Redução de custos

 

Quando falamos dos benefícios da tecnologia, no geral, algo que não pode faltar é a redução de custo. Com a otimização de processos e com mais possibilidades para facilitar o dia a dia dos colaboradores, fica mais fácil encontrar novas oportunidades de negócio e de redução de custos.

 

Como em qualquer outro setor, no agronegócio tempo significa dinheiro. A mobilidade entrega vantagens que resultam exatamente nisso: economia de tempo. Além disso, deixando a gestão da fazenda mais rápida e eficiente, a tendência é que toda a produção evolua, melhorando a qualidade dos produtos e posicionando melhor o negócio no mercado.

 

Enfim, depois de aprender um pouco mais com esse conteúdo, não deixe de ficar por dentro de todas as tendências tecnológicas para o setor. Afinal, novos recursos e ferramentas que dão mobilidade ao agronegócio são lançados a todo momento.